A busca por segurança em território brasileiro por populações de outras nacionalidades vem crescendo nos últimos anos. Os motivos da imigração geralmente estão associados as condições de vida precária, perseguições religiosas, desemprego e opiniões políticas. Porém, alguns impasses dificultam a inserção de imigrantes na sociedade brasileira, como por exemplo, a falta de aplicação de políticas públicas, a xenofobia e o não domínio da Língua Portuguesa.
Segundo o Comitê Nacional para Refugiados (Conare), de 2010 a 2012 o número de pessoas pedindo refúgio triplicou. Isso dá-se devido à Crise Econômica originada em 2008, fazendo com que grandes populações procurassem melhores condições de vida e segurança no Brasil. Apesar da grande procura pelo país como refúgio, as condições de moradia e mercado de trabalho encontram-se precárias e cada vez mais, o desemprego aumenta. Com isso, as possibilidades de trabalho e garantia de um futuro no país torna-se difícil, principalmente para os imigrantes. Além disso, o não acolhimento desse grupo faz com que eles trabalhem de maneira ilegal dentro do país, seja em empresas que os contratam informalmente, seja em locais ao ar livre, passando muitas vezes por humilhações em locais públicos devido a xenofobia praticada por alguns cidadãos.
Ademais, de acordo com a Lei de Imigração, de 2017, é garantida ao imigrante a liberdade, a igualdade, a segurança e outros direitos. Entretanto, não é a realidade atual, já que muitos imigrantes não tem os seus direitos assegurados. Em adição, a dificuldade com a Língua Portuguesa, é um dos impasses para a inclusão de imigrantes na sociedade brasileira, pois muitos chegam no país sem amparo na questão de comunicação. Dessa forma, Organizações Não Governamentais (ONG) foram criadas para ajudar os imigrantes e refugiados com o aprendizado da Língua Portuguesa, assim integrando-os na sociedade.
Portanto, são muitos os impasses para que os imigrantes sejam inseridos na sociedade brasileira de modo seguro e medidas são necessárias. É preciso que o Estado, junto ao Ministério da Cidadania e ao Ministério da Justiça, garanta os direitos dos imigrantes, criando programas para prepará-los para o mercado de trabalho e oferecendo cursos de Língua Portuguesa. É preciso também, criar ações de combate à xenofobia, por meio de escolas e comunidades, ajudando no desenvolvimento desses grupos. Com isso, os imigrantes conseguirão manter uma vida digna no país e de forma segura.
Quem puder avaliar conforme enem ou somente algumas dicas, obrigado!!
*sei que ultrapassei as linhas, mas no caderno deu o número certo.
Irisgrasi
oii, tudo bommm?
primeiro vou falar sobre a sua introdução, achei ela bem elaborada e desenvolvida, tem uma tese bem elaborada também. Parabéns.
Desenvolvimento: da a entender que está puxando para o lado mais pessoal, tem um desenvolvimento bom mas não quanto a introdução.
Conclusão: Falta de recursos mais amplos e dinâmicos, uma boa conclusão……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………… Nota: 800
Larissa Francisco dos Santos
Introdução: está muito boa, tese ok conectivos muito bem colocados, ao meu ver não encontrei nenhum erro.
D1: está muito grande tente harmonizar os parágrafos o ideal é 8 linhas em cada desenvolvimento, faltou fazer o fechamento que é bem parecido com o tópico frasal.
D2: tente não repetir muito, você só usou exemplos de leis, procurei inovar a cada parágrafo com exemplos diferente. Conectivos no meio da frase fica entre vírgula ta bom. E faltou o fechamento também.
Conclusão: o primeiro período ficou muito extenso procure ir direto ao ponto para sobrar mais espaço para detalhar detalhar mais nas ações .
jheniffer0407
Olá, boa tarde!
Primeiramente, gostaria de dizer que você tem bastante potencial para a escrita.
Cuidado com alguns erros gramaticais e tente montar um esquema antes de escrever, pensando no que você irá abordar no texto para que fique em ordem.
Introdução:
– Apresente o assunto, não precisa colocar citação na introdução. Deixe para o desenvolvimento, assim confirmando com suas ideias.
– A tese está boa.
Desenvolvimento 1:
– Tente desenvolver mais as suas críticas e ideias, trazendo repertório cultural e referências.
Desenvolvimento 2:
– Expressar mais o que você pensa sobre o assunto, cuidando para não trazer para o pessoal.
Conclusão:
– Começou bem a introdução.
– Tente colocar os recursos que devem ser utilizados para que a proposta funcione.
OBS: CARA, SINCERAMENTE ACHEI BEM GRANDE SEU D2, VC PODERIA TER SIDO MAIS OBJETIVA. ALÉM DISSO, FICOU MUITO BEM ESTRUTURADO. MEUS PARABÉNS
Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte e continue praticando.