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Os desafios atuais da imigração no Brasil (corrigir com notas por favor)

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 Durante o período de colonização do Brasil vieram para cá, diversas famílias de várias nacionalidades, em sua maioria portugueses e africanos escravizados. Durante esse período era muito difícil a comunicação, adaptação ao clima, estações, costumes e hábitos alimentares, pois eram muito diferentes dos indígenas que aqui viviam e dos imigrantes que estavam chegando. Isso não é muito diferente dos dias atuais, muitos imigrantes que chegam no Brasil, têm problemas de adaptação. Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para superar os desafios atuais da imigração no Brasil.
Primeiramente vale ressaltar que um dos desafios encontrados é a falta de aceitação do diferente, a falta de empatia pelo próximo, um grande exemplo é quando famílias muçulmanas migram de seus países natais. Quando chegam no ocidente são vistas com olhos discriminatórios, por causa dos esteriótipos impostos pela sociedade, que tem como frutos a violência e a intolerância religiosa. Isso faz com que o artigo 3, inciso IV, da constituição federal de 1988 seja falho, pois nele afirma que todos são livres de preconceitos de raça, cor, religião, etnia, entre outros.
Outro ponto que deve ser resaltado é os desafios de conseguir aprender e falar um novo idioma e conseguir ser incluso nessa sociedade, pois é muito difícil chegar em um lugar onde tudo é diferente e à todo momento você está sujeito à críticas e preconceitos, a comunicação é a base para os primeiros passos de inserção. Uma analogia que pode ser feita é coleção de livros do Harry Potter da autora J.K. Rowling, onde o personagem principal, Harry Potter, precisa aprender a viver no mundo dos bruxos, aprender tudo que a de diferente, pois ele vivia no mundo normal e não tinha noção do novo mundo que iria viver.
Diante dos fatos apresentados, fica perceptível que existe diversos problemas atuais na imigração no Brasil. Portanto é necessário que o Ministério da educação faça programas de inclusão para os imigrantes, por meios de cursos de idiomas, de profissionalização voltados para eles, para que assim possam sentir mais adaptados no país. Também é necessário que a mídia divulgue casos de imigrantes no Brasil, por meios de propagandas, panfletos, para que outros imigrantes vejam e não se sintam sozinhos.

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1 Correção

  1. Tema: Os desafios atuais da imigração no Brasil

    INTRODUÇÃO:
    Durante o período de colonização do Brasil vieram para cá|1|, (*sem vírgula) diversas famílias de várias nacionalidades, em sua maioria portugueses e africanos escravizados. Durante |5| esse período (*nessa ocasião, usa-se vírgula aqui) era muito difícil a comunicação, adaptação ao clima, estações, costumes e hábitos alimentares,|2| pois eram muito diferentes dos indígenas que aqui|3| viviam e dos imigrantes que estavam chegando.|4| Isso não é muito (*Sugestão: bastante) diferente dos dias atuais, muitos imigrantes que chegam no Brasil, têm problemas de adaptação. Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para superar os desafios atuais da imigração no Brasil.

    1 – O uso do termo “cá” está relacionado com a 1ª pessoa, pois, quando o emissor utiliza tal expressão ele se insere: “Ela vem para cá!”, é o mesmo que dizer “Ela vem para onde estou!”.
    2 – Lembre-se: encher uma oração de palavras nunca é muito bom, principalmente em um texto dissertativo, e principalmente se o sua redação for para o Enem, uma vez que existe número máximo de linha. Então, tente sintetizar o máximo que você puder!
    3 – Novamente, o termo “ aqui” é inadequado para o texto dissertativo, uma vez que insere o emissor se insere no contexto. Desse modo, sugiro que troque para algo como: “(…) pois eram bastante diferentes dos indígenas que residiam no Brasil…”
    4 – Têm-se uma falha de sequência lógica aqui: “(…) pois eram (Quem?) bastante diferentes dos indígenas que residiam no Brasil e dos imigrantes que estavam chegando…” Porque temos todo um texto explicando sobre a dificuldade que era naquela época fazer coisas básicas, porém subitamente temos uma explicação que não bate com essa premissa anterior.
    5 – Repetição de “Durante”, tente sempre fazer uso de sinônimos ou reescreva a frase, para evitar esse tipo de repetições.

    — Sua introdução está estruturada de forma correta (Alusão histórica -> Tese -> Conclusão com encaminhamento argumentativo). Sua alusão, apesar de ter algumas partes desnecessárias, se liga, em certa medida, com sua tese, e ajuda, assim, a apresentação desta última.
    Entretanto, a sua tese (os imigrantes possuem problemas de adaptação) é muito difícil de se problematizar, pois as adaptações são muito particulares!
    Cada pessoa tem a sua certa forma de se adaptar, algumas se adaptam mais rápidas que outras… É uma tese muito difícil de problematizar justamente por não ter como agir sobre isso, é meio fantasioso modelar toda uma sociedade para ser do gosto de particulares. Afinal de contas, não podemos mudar o clima, por exemplo.
    Sendo assim, sua tese é muito ampla, podendo ser atribuída a muitas coisas – e não, necessariamente, configura-se como um desafio.
    Por isso que aconselho tentar reformular essa tese com base em seus desenvolvimentos.
    ________

    DESENVOLVIMENTO 01:
    Primeiramente (*vírgula aqui) vale ressaltar que um dos desafios encontrados é a falta de aceitação do diferente, a falta de empatia pelo próximo|1|, um grande exemplo|2| é quando famílias muçulmanas migram de seus países natais. Quando|3| chegam no ocidente são vistas com olhos discriminatórios, por causa dos esteriótipos (*estereótipos) impostos pela sociedade, que (*os quais, pois está se referindo aos estereótipos) tem (*têm) como frutos a violência e a intolerância religiosa. Isso faz com que o artigo 3, inciso IV, da constituição federal de 1988 (*vírgula aqui) seja falho, pois|4| nele afirma que todos são livres de preconceitos de raça, cor, religião, etnia, entre outros.

    1 – Tente evitar frase sozinhas, como exemplo: “Os imigrantes foram mal vistos devido ao preconceito, maltratados pela crueldade dos estereótipos.” Elas são típicas de narrativa, por isso não são muito bem vistas em dissertações.
    2 – Nessa ocasião, fez-se falta o uso “disso”para ligar com o que já fora dito.
    3 – Repetição de “Quando”.
    4 – Repetição de “pois”, essa conjunção está tanto no parágrafo de introdução quanto nesse!

    — Esse primeiro desenvolvimento foi bem simples e superficial. Bem, vamos por passos:
    Primeiramente, temos como a ideia central que irá ser desenvolvida pelo resto do parágrafo: a falta de aceitação por preconceitos se configura como um obstáculo na adaptação do imigrante.
    Embora saibamos (eu e você) que isso é verdade, não temos o suficiente para validar isso, desse modo, percebi que você utilizou um argumento de exemplo, mas esse tipo de argumento não nos dá certeza que isso seja verdade, tendo, no fim, um sentido neutro.
    Na última parte deste parágrafo, tem-se a conclusão de que a Constituição é falha, porém não é bem assim, pois a Constituição apenas está no papel, quem é que tem que colocá-la em prática e fazer que os direitos de todos sejam democratizados? O Estado!
    ____________

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Outro ponto que deve ser resaltado (*ressaltado) é os desafios (*o desafio) de conseguir aprender e falar um novo idioma e conseguir|1| ser incluso (*Sugestão: incluso) nessa (*na) sociedade, pois|2| é muito difícil chegar em um lugar onde tudo é diferente e à (*a) todo momento você|3| está sujeito à (*às/a) críticas e preconceitos, a comunicação é a base para os primeiros passos de inserção. Uma analogia que pode ser feita é (*a) coleção de livros do Harry Potter (*nesse caso, vírgula aqui) da autora J.K. Rowling, onde|4| o personagem principal, Harry Potter, precisa aprender a viver no mundo dos bruxos, aprender tudo que a de diferente, pois**** ele vivia no mundo normal e não tinha noção do novo mundo que iria viver.|5|

    1 – “conseguir aprender e falar um novo idioma e conseguir” Repetição dos verbos em infinitivo é uma marca de oralidade e um vício de linguagem.
    2 – e o “pois” aparece em todo o canto! Tente utilizar seus sinônimos, como o visto que, porque, já que…
    3 – Em um texto dissertativo-argumentativo, onde prevalece a terceira pessoa, o termo “você” não pode aparecer de maneira alguma! Assim como o cá, aqui, nosso e por aí vai. Qualquer termo que insira o autor em sua dissertação que preserva a terceira pessoa, é considerado um pecado.
    4 – Repetição de onde, tente usar pronomes como “no qual” e suas variações.
    5 – Tenha cuidado com a descrição de obras ficcionais.

    — Esse desenvolvimento não possui fundamento algum. Temos a ideia central (A linguagem é outra fronteira que obstaculiza o imigrante de ser aceito pela sociedade), porém isso não será o suficiente, precisamos de argumentos dá suporte a essa ideia.
    Contudo, temos uma falácia!
    O que é falácia? São argumentos que não têm consistência pela lógica, por isso, se utilizados em uma redação, mata o desenvolvimento e prejudica a demonstração de consciência do autor. Portanto, cuidado com elas!
    Essa falácia que você usou é falácia de apelo à emoção, na qual você deixa de exibir argumentos comprovados, isto é, você deixa a razão de lado, e começa a argumentar com as emoções. Infelizmente, em uma redação não têm isso de se pôr no lugar do indivíduo em lugar de dados! E depois é que vêm sua marca de autoria, ou seja, sua indignação! Okay?
    Só na marca de autoria você pode utilizar um tipo de subjetividade, inclusive recomendo que estude um pouco sobre, pode lhe ajudar mais a frente!
    Ah! Ademais disso, devo ressaltar que sua alusão à obra de Harry ficou infundada, não contribuindo, assim, para dá o suporte necessário às ideia principal (a linguagem é um desafio para o imigrante). Portanto, temos um certo tangenciamento.
    _________

    CONCLUSÃO:
    Diante dos fatos apresentados, fica perceptível que existe (*existem) diversos problemas atuais na imigração no Brasil. Portanto (*vírgula aqui) é necessário que o Ministério da educação (*Educação) (AGENTE) faça (AÇÃO) programas de inclusão para os imigrantes, por meios de (MEIO) cursos de idiomas, de profissionalização (*vírgula aqui) voltados para eles, para que (OBJETIVO) assim possam (*se) sentir mais adaptados no país. Também é necessário que a mídia divulgue casos de imigrantes no Brasil, por meios de propagandas, panfletos, para que outros imigrantes vejam e não se sintam sozinhos.

    — Conclusão boa com uma boa proposta de intervenção! Apenas senti falta de detalhamento! Tente especificar um pouco mais em qualquer um dos elementos (Ação/Meio).

    Em suma sua redação tem o básico, apenas tome muito mais cuidado com as repetições, marca de autoria e com a argumentação.

    ••••••|||•••••• (Não sou corretora profissional, nem nada do tipo, mas saiba que fiz o meu melhor para deixar o mais detalhada possível!)

    C1 – Demonstrou um moderado domínio da norma culta: 80pts
    C2 – Demonstrou compreensão da proposta, porém mostrou-se parcialmente fiel às estruturas de um texto dissertativo-argumentativo (temos introdução, desenvolvimento e conclusão), lembrando que um dos parágrafos teve tangenciamento = 80pts.
    C3 – O texto tem uma moderada assimilação das ideias = 80pts.
    C4 – A maior parte dos parágrafos são bem demarcadas, porém tem muitas repetições ao decorrer do texto = 100pts.
    C5 – Uma conclusão boa e uma proposta de intervenção boa, apenas falta um pouco de detalhe = 160pts
    Somando, então, temos: 500pts!

    Bjs e boa sorte na sua jornada!!!

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