A palavra estrangeiro define aquele indivíduo proveniente de outra nação. Em seu sentido figurado, o termo refere-se à estranheza. Tal palavra vem sendo usada como sinônimo de imigrante, rotulando-o de forma pejorativa. Esse estereótipo linguístico reflete na sociedade com discriminação contra aqueles que buscam abrigo em outra nação. Motivo pelo qual a imigração no Brasil vem se tornando cada vez mais desafiante.
Antes de tudo, vale lembrar que o Brasil é um dos países que mais atrai estrangeiros por estar em constante desenvolvimento. Entretanto, ainda é elevado o número de cidadãos preconceituosos quanto a isso. Como exemplo pode ser citado a intolerância religiosa com os refugiados muçulmanos. Apesar de viver em um país miscigenado, estes ainda têm sua cultura violada.
Além disso, os Estados têm o direito de decidir quem entra em seu território. Assim, a falta de apoio governamental impossibilita o desenvolvimento dos novos imigrantes. Por isso, um dos grandes desafios é encontrar trabalho. Dessa forma são empurrados às periferias para viver sob péssima condição de vida.
Proposto pelo Governo Federal, o Programa Mais Médicos foi responsável por aperfeiçoar o Sistema Unificado de Saúde (SUS) e democratizar a saúde pública. Uma de suas medidas foi possibilitar médicos estrangeiros a exercerem suas profissões em hospitais brasileiros. Com isso pode ser ressaltado pontos positivos de imigrantes no país – garantir saúde para todos além de que, quando pensado em um amplo contexto, mais trabalhadores estrangeiros aumentam o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Em resumo, acabar com os desafios de imigração no Brasil possibilitariam melhores condições de desenvolvimento de estrangeiros no país. Consequentemente aumentando o desenvolvimento socioeconômico e propiciando melhorias às principais áreas sociais. Para isso, cabe ao Governo Federal a criação de programas para imigrantes, assim como o Programa Mais Médicos. Exibindo para a população os pontos positivos da imigração. Somente assim o estereótipo linguístico seria quebrado juntamente com a discriminação estrangeira, facilitando a imigração neste país.
Hipólito
Introdução: A palavra estrangeiro define aquele indivíduo proveniente de outra nação. Em seu sentido figurado, o termo refere-se à estranheza. Tal palavra vem sendo usada como sinônimo de imigrante, rotulando-o de forma pejorativa. Esse estereótipo linguístico reflete na sociedade com discriminação contra aqueles que buscam abrigo em outra nação. Motivo pelo qual a imigração no Brasil vem se tornando cada vez mais desafiante.
Recomendo você apresentar seus dois argumentos na tese, isso mostra que você fez um planejamento do texto.
D1: Antes de tudo, vale lembrar que o Brasil é um dos países que mais atrai estrangeiros por estar em constante desenvolvimento. Entretanto, ainda é elevado o número de cidadãos preconceituosos quanto a isso. Como exemplo pode ser citado a intolerância religiosa com os refugiados muçulmanos. Apesar de viver em um país miscigenado, estes ainda têm sua cultura violada.(1)
Além disso, os Estados têm o direito de decidir quem entra em seu território. Assim, a falta de apoio governamental impossibilita o desenvolvimento dos novos imigrantes. Por isso, um dos grandes desafios é encontrar trabalho. Dessa forma(2) são empurrados às periferias para viver sob péssima condição de vida.
(1) Vou classificar como um erro de digitação, talvez você deu enter sem querer.
(2) Deve colocar uma vírgula após o conectivo.
Fale um pouco mais sobre o preconceito.
D2: Proposto pelo Governo Federal, o Programa Mais Médicos foi responsável por aperfeiçoar o Sistema Unificado de Saúde (SUS) e democratizar a saúde pública. Uma de suas medidas foi possibilitar médicos estrangeiros a exercerem suas profissões em hospitais brasileiros. Com isso(1) pode ser ressaltado pontos positivos de imigrantes no país – garantir saúde para todos além de que, quando pensado em um amplo contexto, mais trabalhadores estrangeiros aumentam o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
1- Deve colocar uma vírgula após o conectivo.
Coloque mais conectivos no parágrafo e faça breves análises sobre os argumentos.
Conclusão: Em resumo, acabar com os desafios de imigração no Brasil possibilitariam melhores condições de desenvolvimento de estrangeiros no país. Consequentemente aumentando o desenvolvimento socioeconômico e propiciando melhorias às principais áreas sociais. Para isso, cabe ao Governo Federal a criação de programas para imigrantes, assim como o Programa Mais Médicos. Exibindo para a população os pontos positivos da imigração. Somente assim o estereótipo linguístico seria quebrado juntamente com a discriminação estrangeira, facilitando a imigração neste país.
Já sua conclusão esta completa.
C1:120 C2:120 C3:80 C4:120 C5:200
Camila_T
Na sua introdução faltou você citar seus dois argumentos.
Recomendo fazer dois parágrafos de desenvolvimento.
No seu penúltimo parágrafo saiu do contexto, porque o tema é os desafios e não o que imigrantes no país vai ajudar.!!!
Sua proposta de intervenção ficou vaga.
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(160)
Competência 2 – Compreensão da proposta (120)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(120)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(80)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)
Nota:600