Os desafios atuais da imigração no BRASIL////// COMO NOTA POR FAVOR <3

  • 0

Em 2020 o Brasil chegou ao marco de 200 mil imigrantes no território brasileiro, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A quantidade de imigrados no país é alarmante, infelizmente muitos dessas pessoas acabam indo a outro país para tentar ter uma vida melhor, mas infelizmente acabam por sofrer xenofobia em diversos locais, além de que os imigrantes por não terem nacionalidade brasileira acabam por não conseguir emprego tão fácil, o que infelizmente acabam tendo que viver nas ruas. 

Entretanto, muitas pessoas brasileiras tendo que conviver com pessoas de religiões e costumes diferentes acabam por praticar a xenofobia, que consiste em preconceito pela cultura e religião, atualmente a xenofobia é crime no país, muitas das vezes a xenofobia é disfarçada com uma brincadeira ou piada de mal gosto, mas que acaba por abalar o psicológico do imigrado, em 2019 um homem chamado Lucas Ferreira foi preso por acusar uma mulher muçulmana de ter explosivos em sua bolsa, essa “brincadeira” acabou acarretando diversos problemas, como, psicológico da imigrada abalado por difamação e a prisão de Lucas Ferreira por xenofobia. 

Como citado anteriormente, diversas pessoas praticam xenofobia de forma indireta ou direta, o que consiste em uma grande taxa de imigrantes desempregados no Brasil, segundo o IBGE apenas 5,5% dos imigrantes tem emprego fixo, o que acaba por fazer diversas pessoas se tornarem a depender das ruas e o aumento da criminalidade no país, já que precisam cometer delitos para tentar sobreviver, infelizmente acabam presos ou mortos. 

Em suma dos fatos é notório o quão grande a problemática é, sendo assim uma forma de resolver seria com a ajuda do Governo Federal e de ONGs parceiras, criando o projeto “Brasil o lugar de todos” (BlT), esse projeto ajudaria a imigrantes a acharem o seu local no país, sendo como, costureiro, jardineiro, doceiro e entre outras. Além disso, os imigrantes prestariam serviços as ONGs, onde teriam abrigo (até se estabelecerem no país) e alimentação. 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1-80
    Competência 2-160
    Competência 3-120
    Competência 4-40
    Competência 5-120(detalhamento e “o que”)
    Nota: 520
    |||||||||||||||||
    ///////////
    Explicação da competência 5-Competência 5- nela você precisa citar o órgão que tem que interver na problemática, o que ele tem que fazer(ex: tomar medidas acerca do preconceito musical), quais as medidas que ele tem que tomar(ex: através de aulas interdisciplinares envolvendo a família), a finalidade daquilo (ex: com a finalidade de amenizar a discriminação no Brasil) e o detalhamento, que o detalhamento é o que gera mais dúvida, nele você pode detalhar um órgão, então você pode falar do órgão inicial e depois de colocar a finalidade, colocar também outro órgão para interver na problemática, por isso que em algumas redações nota 1000 você vê duas propostas de intervenção, além que pra citar todos os termos anteriores para fechar a competência 3, duas propostas vão te ajudar automaticamente.
    /////////////
    * O que, na conclusão, o Governo Federal tem que fazer? Tem que escrever que ele tem que tomar medidas, só isso, você falou quais as medidas, isso garante 40 pontos, mas tem que falar que ele tem que elaborar medidas.
    * Seu texto tem somente 2 elementos coesivos, na introdução não tem nenhum, nela você pode colocar, depois de falar do IBGE, : Portanto, a quantidade de imigrantes é alarmante
    * você repete “infelizmente” 2 vezes, cuidado com as repetições!
    *Além de que, os imigrantes, por não terem nacionalidade brasileira, acabam…
    *Você está repetindo muito o “acabam”, evite repetições.
    * Entretanto, muitas pessoas brasileiras*,*tendo que conviver com pessoas de religiões e costumes diferentes*,* acabam por praticar…
    *Atente-se para os erros de pontuação.
    * O “acabam” de novo ae em cima olha.
    *você repete xenofobia 4 vezes e ” acabam por/acabam indo” 4 vezes também, isso impacta muito na C4.
    *Sempre que der, use conectivos, no início dos 2 parágrafos e toda hora que iniciar uma frase nos desenvolvimentos, além de que, ao invés de colocar um ponto final, desenvolva suas ideias com: “uma vez que”, com a finalidade de não deixar nenhuma “lacuna” no seu texto.
    * final do D2: como: psicológico…
    * Seu texto apresenta muitos erros de vírgula e falta de vírgula, quando é para colocar ponto final você coloca vírgula, quando tem que colocar, não coloca, e quando é dois pontos, vírgula. Meu objetivo nessa correção não é mostrar todos os seus erros de vírgula, apenas estude esse conteúdo na internet e faça exercícios que quando a vírgula não deve ser usada, ou deve, você vai saber porque a frase vai ficar estranha, se tiver errada né. É questão de prática, somente. (Além que tem umas regras mas elas demandam de você conhecer adjunto adverbial, predicativo, sujeito, objeto, essas coisas, que as vezes eu esqueço e vira um “pé no saco”, mas é por isso que também erro vírgula algumas vezes.
    * Desenvolvimento 2: ” se tornarem a depender das ruas” como assim? Você fala dos delitos para tentar sobreviver, tá mas, isso não explica o porque ela vivem das ruas, essa ideia não está completamente desenvolvida.
    * Dica: retire o “acabam tendo” do seu vocabulário na hora de fazer a redação. As vezes é ruim tirar um vocabulário porque você está acostumado a usar ele, mas se esse vocabulário te causa prejuízo, não use ele mais, isso impede de você tirar 1000, eu mesmo já fiz isso diversas vezes.
    * Você cita muitos dados na sua redação, evite fazer isso, só falar do “Lucas” e mais um dado já é o bastante, da mais espaço para você argumentar. Além de que eles não têm muito peso na hora de serem avaliados na C2, já que não demonstra que a pessoa tem grandes informações daquela área do conhecimento, visto que nos textos motivadores (textos disponibilizados antes de fazer a prova de redação) têm muitos dados fornecidos para o aluno.
    *Argumente, depois de falar sobre “Lucas”, as suas ideias.
    * Na introdução você apresenta somente consequências da problemática, é preciso também abordar as causas.
    *Brasil*. *Segundo o IBGE*,* apenas 5,5% dos imigrantes *têm* emprego…
    * Em suma dos fatos, é notório…
    * Em síntese, seu texto apresenta bastante desvios ligados à pontuação.
    * Final: às ONGs
    *Você não apresenta uma proposta para acabar com a discriminação, fato supracitado.

    • 3
  2. INTRODUÇÃO

    Em 2020 o Brasil chegou ao marco de 200 mil imigrantes no território brasileiro, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A quantidade de imigrados no país é alarmante, infelizmente[1] muitos dessas pessoas acabam indo a outro país para tentar ter uma vida melhor, mas infelizmente[2] acabam por sofrer xenofobia em diversos locais, além de que os imigrantes por não terem nacionalidade brasileira acabam[3] por não conseguir emprego tão fácil, o que infelizmente[4] acabam tendo que viver nas ruas.

    Contextualizou e explicou o tema por dados estatísticos. Apresentou a tese com seus argumentos (causa e consequência) – deixe ela mais clara ao leitor.
    1 – tem uma vírgula após infelizmente
    2 – repetição e faltou uma vírgula
    3 – faltou uma vírgula
    4 – repetição e faltou uma vírgula
    Dica: estude o uso de vírgula e use sinônimos.
    Perda de nota na C1 (erro de vírgula), C3 (deixe sua tese mais clara), C4 (repetição de termos coesivos).
    _________________________________________________________

    DESENVOLVIMENTO 1

    Entretanto, muitas pessoas brasileiras[1] tendo que conviver com pessoas[2] de religiões e costumes diferentes acabam por praticar a xenofobia, que consiste em preconceito pela cultura e religião,[3] atualmente a xenofobia é crime no país, muitas das vezes a xenofobia[4] é disfarçada com uma brincadeira ou piada de mal gosto, mas que acaba por abalar o psicológico do imigrado,[5] em 2019[6] um homem chamado Lucas Ferreira foi preso por acusar uma mulher muçulmana de ter explosivos em sua bolsa,[7] essa “brincadeira” acabou acarretando diversos problemas, como,[8] psicológico da imigrada abalado por difamação e a prisão de Lucas Ferreira por xenofobia.[9]

    Procure seguir a estrutura de um desenvolvimento: tópico frasal, argumentação fortalecida por um repertório e a conclusão do desenvolvimento retomando a ideia central de seus argumentos.
    1 – faltou vírgula
    2 – você pode repetir palavras, mas quando elas estão próximas isso te prejudica pelo vocabulário
    3 – o correto é um ponto no lugar da vírgula
    4 – repetiu muitas vezes xenofobia com proximidade
    5 – o correto é um ponto no lugar da vírgula
    6 – faltou uma vírgula após 2019
    7 – o correto é um ponto no lugar da vírgula
    8 – não tem vírgula nesse caso
    9 – repertório pertinente, mas não produtivo. Utilize repertórios socioculturais como uma forma de explicar o problema, o contrário de apenas exemplificar.
    Dica: estude vírgula, procure por sinônimos e torne o repertório produtivo.
    Perda de nota na C1 (apresenta erros gramaticais), C2 (repertório improdutivo), C3 (não segue a estrutura de um desenvolvimento e não demonstra projeto de texto). Podem descontar nota da C4 também, por repetir a conjunção “mas” várias vezes.
    _________________________________________________________

    DESENVOLVIMENTO 2

    [1]Como citado anteriormente, diversas pessoas praticam xenofobia de forma indireta ou direta, o que consiste em uma grande taxa de imigrantes desempregados no Brasil,[2] segundo o IBGE[3] apenas 5,5% dos imigrantes tem emprego fixo, o que acaba por fazer diversas pessoas se tornarem a depender das ruas e o aumento da criminalidade no país, já que precisam cometer delitos para tentar sobreviver, infelizmente acabam presos ou mortos.[4]
    1 – utilize um conectivo intraparágrafo
    2 – o correto é um ponto no lugar da vírgula
    3 – faltou vírgula
    4 – faltou a conclusão do desenvolvimento retomando a ideia central da sua argumentação
    Dica: leia redações nota 1000 e análise a estrutura de um desenvolvimento.
    Perda de nota na C1 (erros de vírgula), C3 (não demonstrou um planejamento), C4 (utilize um conectivo intraparágrafo).
    _________________________________________________________

    CONCLUSÃO

    Em suma dos fatos[1] é notório o quão grande a problemática é,[2] sendo assim[3] uma forma de resolver seria com a ajuda do Governo Federal e de ONGs parceiras, criando o projeto “Brasil o lugar de todos” (BlT), esse projeto ajudaria a imigrantes a acharem o seu local no país, sendo como,[4] costureiro, jardineiro, doceiro e entre outras. Além disso, os imigrantes prestariam serviços as ONGs, onde[5] teriam abrigo (até se estabelecerem no país) e alimentação.
    Proposta de intervenção: faltou o meio/modo e a finalidade
    1 – faltou vírgula
    2 – o correto é um ponto no lugar da vírgula
    3 – faltou vírgula
    4 – não tem vírgula nesse caso
    5 – onde remete a lugar, sendo inadequado o uso nessa ocasião
    Perda de nota na C1 (erro de vírgula), C4 (uso inadequado de operadores coesivos, C5 (proposta de intervenção incompleta).

    C1 – 80
    C2 – 160
    C3 – 120
    C4 – 100 (um corretor daria 80 e outro 120)
    C5 – 120

    Nota: 580
    Espero ter te ajudado e que você possa alcançar seus objetivos ;)

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.