Os desafios atuais da imigração no Brasil

  • 0

(Olá! Sou iniciante e agradeço qualquer correção que me ajude a melhorar)

 

O Artigo 5° da Constituição Federal Brasileira garante que todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. No entanto, ao se observar os desafios atuais dos imigrantes no Brasil, nota-se que a realidade está distante da prometida pela norma constitucional. Dessa forma, pode-se afirmar que a xenofobia presente nas relações sociais desse grupo, juntamente com o descaso governamental em relação às barreiras linguísticas apresentam-se como um agravo à essa situação.

Primeiramente, faz-se necessário abordar a xenofobia como sendo um dos principais entraves para o decrescente número de imigrantes no país. Segundo o cientista alemão Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Nesse sentido, entende-se a dificuldade em romper com certos paradigmas, que acabam por disseminar-se através da imagem que as mídias sociais e a televisão criam sobre determinada cultura, enraizando ideais xenofóbicos e discriminantes. Ademais, a falta de iniciativa em incluir a realidade de outros países em sua forma autêntica no cotidiano das famílias brasileiras, aumenta a ignorância das mesmas, tornando o país um ambiente que, fora da proposta da Constituição, não garante a igualdade.

Da mesma forma, o descaso governamental em romper com as barreiras linguísticas é mais uma das causas da problemática. De acordo com o dado estatístico lançado, foram mais de 774,2 mil imigrantes que chegaram ao Brasil desde o ano de 2010 a 2018. Tal informação torna conveniente lembrar que, para manterem-se estáveis economicamente no país, urge a necessidade de encontrar emprego, o que suscita a carência de aprendizado de português. Visto que tais cursos não são incentivados pelo Governo Federal e que é alta a sua demanda, é notório a falta de profissionais educadores especializados que se voluntariem a esse trabalho.

Portanto, para que os ideais de igualdade defendidos pela Constituição não sejam apenas uma proposição teórica, mas se torne uma realidade em nossos dias, é necessária uma ação mais efetiva do Governo. Sendo assim, o Ministério da Justiça em parceria com o Ministério da Educação, precisam criar um projeto de inclusão que qualifique profissionais para ensinar língua portuguesa para os imigrantes e que, por meio de mídias como televisão, rádio e imprensa, desenvolvam campanhas que quebrem com preconceito cultural, para que, assim, possamos vencer os desafios atuais da imigração no país.

Compartilhar

1 Correção

  1. – Evite usar tantas vírgulas sem necessidade.
    2- Embase sua redação em aspectos concretos, ex;( livros, documentários, filmes, filósofos.)
    3- Em busca de informação, nunca confie no Wikipédia.
    4- Busque mais conectivos que tenham a ver com sua redação.
    5- Busque saber sobre os ministérios que atuam no Brasil.
    6- Não deixe sua redação vazia e sem nexo. Saiba quando e onde usar a pontuação.
    7- A gramática é muito importante. Saiba dominar as palavras usadas para defender sua ideia.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.