Aprendiz

Os desafios atuais da imigração no Brasil.

  • 1

No poema “no meio do caminho”, Carlos Drummond de Andrade, de forma poética, compara os problemas enfrentados pelos indivíduos, durante a vida, a uma pedra, sendo, portanto, empecilhos para a jornada. Paralelo ao texto, a pedra assemelha-se aos infortunos desafios enfrentados pelos imigrantes, no Brasil, que, devido ao crescente sentimento nacionalista, e a burocracia excessiva do aparelho estatal, não obtém sucesso na mudança de realidade social.

A priori, a ascensão do sentimento nacionalista, e o medo do diferente, são legítimos, em virtude dos acontecimentos hodiernos – ataques terroristas e aumento de chefes de estado conservadores. Todavia, deve-se atentar para que o medo não se torne intolerância, e o amor à pátria se transforme em ideias supremacistas, haja vista a historiografia recente da 2°Grande Guerra, em que o excesso de nacionalismo gerou genocídios nos imigrantes alemães. Dessa forma, é necessário que atitudes sejam tomadas, visando o arrefecimento dos desafios da imigração.

Ademais, é notória a excessiva burocracia com que a máquina estatal trata a imigração. Os excessivos documentos e trâmites necessários tornam o processo de alto custo financeiro, impossibilitando que um indivíduo em péssimas condições procure oportunidades no Brasil. Nesse sentido, não só o imigrante foge da condição de miséria do seu país de origem, mas também é expulso do país de refúgio por não poder arcar com os custos, ferindo a Declarção Universal dos direitos humanos, que garante a ida e vinda de qualquer país.

Portanto, é mister que o estado e outras instituições tomem providências para superar o atual quadro. Urge que o governo vigente, e os representantes da população (em âmbito federal e provincial), por meio de alterações na legislação vigentes, acelerem e facilitem o trânsito imigratório. Para que a imigração seja possível e haja o respeito aos direitos humanos. E, para que o sentimento de valorização a pátria seja diminuído, evitando possíveis atos de intolerância, urge que organizações não governamentais (ONGs), por meio de cartazes e publicações na internet, divulguem conhecimento e ideias acerca de culturas imigrantes, evitando também preconceito e desinformação. Dessarte, será possível diminuir os desafios dos imigrantes, retirando ao menos essas pedras no meio do caminho.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, segue minha correção por competências:
    Nota final: 860

    1 – Língua Portuguesa: 140 Pontos
    Erros com o uso da vírgula no 2º Parágrafo. Erro de concordância na proposta de intervenção: “alterações na legislação vigentes” e vírgula ” vigente, e os representantes”

    2 – Abordagem: 200 Pontos
    (Você desenvolveu no formato correto, outros erros não afetaram essa competência)
    “Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.”

    3 – Defesa/Coerência: 140
    Na sua introdução você apenas introduziu um repertório e contextualizou com o tema, mas não afirmou uma posição concreta a favor ou contra ele.
    Seus parágrafos de desenvolvimentos também não estão bem fundamentados, visto que você não relacionous os fatos coesamente, busque sempre pensar que o argumento deve argumentar, não apenas expor ideias.

    4- Coesão/Articulação: 180 Pontos
    Em seu D1 você ultizou uma locução prepositiva que indica tempo, mas a citação da 2º deveria ser vista como “algo ou tempo passado”, poderia utilizar /onde/quando/ ou até /devido ao/. Pesquise mais sobre regência para não perder pontos aqui.

    5 – Proposta de Intervenção: 200 Pontos
    (Você construiu duas propostas, apenas a mais completa é contada na avaliação)
    Sua primeira proposta apresentou apenas uma detalhamento. Porém, como a sua segunda proposta foi mais completa ela foi avalidada. Apesar de alguns erros ortográficos você bem sua proposta de intervenção.

    Nota final: 860

    • 3
  2. C1: 200, por utilizar bem do conhecimento da língua e da construção de períodos
    C2: 200, por desenvolver o tema de forma adequada e constante
    C3: 200, por selecionar bem as informações para a defesa do ponto de vista
    C4: 160, evite usar conectivos como “a priori”. Este conectivo, além de ser em latim (sua redação deve ser, integralmente, escrita na língua portuguesa), remete a ideia de “primeiramente”. O manual do corretor de 2021 recomenda desconsiderar conectivos como “primeiramente”, “inicialmente”, “em primeira análise”, já que essa primeira análise já foi feita na introdução
    C5: 200, por utilizar bem dos elementos da proposta de intervenção e presenciar o detalhamento
    Nota: 960

    • 1
  3. Primeiro paragráfo: citou um repertório bastante conhecido e muitas vezes útil, porém sempre tem que discutir ele bem. Por exemplo; você citou um repertório, mas a tese e a discussão ficaram um pouco mal desenvolvidas. Argumentos ok mas tópico frasal não(final da correção tem sobre isso)

    segundo paragráfo: repertório e discussão bem colocados. Porém o tema não era sobre os imigrantes no brasil? deveria ter citado um repertório mais nacional, ou seja, ficou frágil pois um corretor poderia tirar ponto sobre isso ok?

    terceiro paragráfo: paragráfo ok. porém para ficar um pouco mais organizado talvez cite o repertório mais no começo e com um pouco mais de detalhes e atenção no tópico frasal.

    quarto paragráfo: ficou um pouco confuso pois faltou o uso de conectivos e esclarecimento sobre os 5 elementos ( agente, ação, meio, finalidade e detalhamento) quando for fazer esse paragráfo, organize suas ideias por meio de conectivos. Por exemplo:
    Portanto, é mister que o estado e outras instituições tomem providências para superar o atual quadro. Desse modo, urge que organizações não governamentais (ONGs)*agente*, por meio de cartazes e publicaçõesna internet*meio* , divulguem conhecimento e ideias acerca de culturas imigrantes, evitando também preconceito e desinformação,*ação e detalhamento* a fim de diminuir os desafios e aumentar a qualidade de vida dos imirantes*finalidade*.

    tópico frasal é quando você usa ponto final para dar início,meio e fim pros seus textos. por exemplo: a princípio aborda-se (tema+tese). Diante desse contexto (repertório + discussão). Desse modo, torna-se evidente ( conclusão do paragráfo)

    C1:200-C2:120-C3:120-C4:80-C5:80
    NOTA:600

    não sou expert em nada mas espero que eu tenha ajudado!!! tenho certeza q vc vai arrasar nas proximas redações

    • 1
  4. Introdução: gostei, bem elaborada.
    D1- Não se usa mais esse conectivo ” a priori ” e nem os que dão ar de começo. Caso não saiba oq colocar usa o ” Diante desse cenário “. Procurar desenvolver melhor a argumentação
    D2- Argumentação desenvolvida de forma previsível. Procure sair do senso comum.
    Conclusão: Precisa melhorar mais na hora de detalhar os elementos.
    C1: 200
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 200
    C5-: 200
    Total: 640

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.