Por ser um país de grande extensão territorial e com vasta diversidade o Brasil atrai todos os anos milhares de refugiados e imigrantes, que vem em busca de uma vida melhor, fugindo de guerras, fome e doenças em seus países de origem, porém ao chegar ao brasil se deparam com o preconceito e discriminação por parte do brasileiros
“Ninguém nasce odiando uma pessoa pela sua cor de pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar é preciso aprender, e se podem aprender a odiar elas podem aprender a amar”. Como se pode observar com a famosa frase do ex-presidente da África do sul Nelson Mandela o preconceito para com as pessoas consideradas diferentes é algo aprendido culturalmente e se faz necessário mudar tal cenário.
Os imigrantes e refugiados já chegam ao país com muitos problemas e incertezas e ainda tem que lutar com o preconceito, discriminação e intolerância por por parte de quem deveria acolher, o que é muito preocupante porque tais pessoas precisam de ajuda para se estabelecer e ter qualidade de vida no país que escolheram para viver.
Tendo em vista tal cenário é preciso que o ministério da cidadania juntamente com organizações não governamentais (ONG’S) e escolas promova palestras e cursos para a população de modo que não haja preconceito com os imigrantes; também se deve oferecer cursos profissionalizante para as pessoas que chegam no país de modo que possam ingressar no mercado de trabalho e tenham, uma vida digna.
Nardenia Alves
OLÁ, SOU ALUNA, ENTÃO VOU CORRIGIR CONFORME MEUS CONHECIMENTOS.
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REVEJA AS VÍRGULAS, PERCEBI ALGUMAS SEM NECESSIDADE
USE MAIS FATOS DE LIVROS, DOCUMENTÁRIOS,FILÓSOFOS
COLOQUE MAIS NEXO
PROCURE SABER MAIS SOBRE GRAMÁTICA, PARA DOMINAR AINDA MAIS.
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GOSTEI MUITO DA REDAÇÃO, FOI MUITO BEM.
Emanuel B
Olá! Tudo bem?
Vamos analisar por tópicos.
Introdução: Ocorreu bastante erro de pontuação, e senti que ficou um pouco “corrida” dms ela. (Recomendo começar a intro com algum repertório, deve te ajudar a sanar algumas coisas).
D1: Aprofunde mais na questão do preconceito, use conectivos que caibam corretamente. Parece que você apenas jogou a informação lá e pronto. Houve tbm erros de vírgulas e pontuação.
D2: Faltou aprofundamento na questão de discriminação. Aponte o princípio disso ou como ocorre e pode afetar à vida dos imigrantes que aqui chegam. Ausência de conectivos, erros de pontuação, falta de um repertório (SUA REDAÇÃO DEVE TER NO MÍNIMO DOIS).
Conclusão: Senti que poderia explorar mais um pouco ela. Ausência de detalhamento, meio/através, e a finalidade ficou um pouco fraca.
Em suma, gostei da redação. Mostrou que tem potencial, só falta explora-lo de forma correta.
Veja videos sobre uma estrutura de redação, leia redações notas mil e talls.
Rosado
Abaixo serão apontados algumas melhorias necessárias:
1- Procure usar corretamente as pontuações.
2- Procure dar sentindo ao que está propondo na sua redação.
3- Escreva com suas palavras, jamais copie e cole de um site,no dia da prova você não terá acesso a fontes externas.
4- Procure aprender máximo possível do assunto antes de iniciar sua redação.
5- Procure organizar corretamente os parágrafos e o que cada um está propondo.
6- Apresente as causas, consequências e sua proposta de intervenção.
De acordo com as competências:
1-Norma Culta (200).
2- Compreender a proposta-(120).
3- Argumentação (100).
4- Coesão (80).
5- Proposta de Intervenção Social(70).
gabriel.augz
Olá. Vou apontar alguns erros que eu encontrei,
Por ser um país de grande extensão territorial e com vasta diversidade(1) o Brasil atrai todos os anos milhares de refugiados e imigrantes, que vem em busca de uma vida melhor, fugindo de guerras, fome e doenças em seus países de origem,(2) porém ao chegar ao brasil(3)(4) se deparam com o preconceito e discriminação por parte do(5) brasileiros
(1) Vírgula.
(2) Ponto final, Aqui seria o momento perfeito para terminar a oração.
(3) Maiúscula. Brasil.
(4) Vírgula.
(5) Dos brasileiros. Plural.
*Fora esses erros gramaticais, sua introdução tem um probleminha: faltou introduzir os argumentos do D1 e D2 nessa introdução.
“Ninguém nasce odiando uma pessoa pela sua cor de pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar é preciso aprender, e se podem aprender a odiar elas podem aprender a amar”. Como se pode observar com a famosa frase do ex-presidente da África do sul Nelson Mandela(1) o preconceito para com as pessoas consideradas diferentes é algo aprendido culturalmente e se faz necessário mudar tal cenário.
(1) Vírgula.
*Cuidado. Trazer uma frase ou um só repertório não explica seu argumento. Faltou uma argumentação mais detalhada nesse parágrafo.
Os imigrantes e refugiados já chegam ao país com muitos problemas e incertezas e(1) ainda tem que lutar(2) com o preconceito, discriminação e intolerância por por(3) parte de quem deveria acolher, o que é muito preocupante porque tais pessoas precisam de ajuda para se estabelecer e ter qualidade de vida no país que escolheram para viver.
(1) Muita repetição desse “e”.
(2) Senti uma falta de organização aqui. Acho que ficaria melhor dessa forma: “Os imigrantes e refugiado já chegam ao país com muitos problemas e incertezas, tendo ainda que lutar com o preconceito…”
(3) Creio que foi erro de digitação a repetição do “por”.
*Não houve nenhum ponto final nesse parágrafo. Isso é meio que entendido como uma falta de organização, já que essas frases longas dão mais chances de você errar. Faltou repertório nesse seu argumento. O que prova que esses imigrantes já chegam com todos esses problemas que você citou? Essas perguntas não podem ficar soltas nessa redação.
Tendo em vista tal cenário(1) é preciso que o ministério da cidadania(2) juntamente com organizações não governamentais (ONG’S) e escolas promova palestras e cursos para a população(3) de modo que não haja preconceito com os imigrantes; também se deve oferecer cursos profissionalizante(4) para as pessoas que chegam no país(5) de modo que possam ingressar no mercado de trabalho e tenham,(6) uma vida digna.
(1) Vírgula.
(2) Ministérios do governo sempre em maiúsculo. Ministério da Cidadania.
(3) Vírgula.
(4) Concordância. Cursos profissionalizanteS.
(5) Vírgula.
(6) Vírgula indevida. Perceba que essa vírgula atrapalha a leitura e entendimento do corretor.
*Você fez duas propostas, mas nenhuma completa. O ENEM prefere que você faça apenas 1, desde que essa esteja completa. Afinal, o ENEM só avaliará uma, e caso você faça mais, avaliará a mais completa.
*Faltou detalhar essas palestras e cursos.
Deu para perceber que sua redação tem erros na gramática e na própria organização do texto. Sugiro que você estude um pouco mais, principalmente, pontuação. Entenda como as vírgulas são usadas, já que isso tiraria muitos pontos seu. Concordância também pode ser interessante.
Erros de redação eu acho que você deve assistir alguns vídeos explicando cada parágrafo do ENEM. Ou caso preferir, leia as redações nota mil. Dessa maneira você consegue entender o raciocínio de quem tirou a nota máxima nessa prova.
Sua nota:
C1: 160 — Vários erros de pontuação e alguns de concordância.
C2: 160 — Entendeu o tema, mas não conseguiu aplicar produtivamente o conhecimento para o desenvolvimento do texto.
C3: 120 — Não houve uma seleção e organização, de maneira produtiva, das informações. Aqui eu aponto para o que eu marquei no D1 e D2.
C4: 160 — Faltou conectivos em seu texto.
C5: 160 — Duas propostas e nenhuma completa.
Total: 760
Parabéns, e continue treinando!
raynecrs
Olá. Irei destacar alguns erros.
Parcialmente está perfeita sua redação. Então vamos lá?
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1- Evite usar tantas vírgulas sem necessidade.
2- Embase sua redação em aspectos concretos, ex;( livros, documentários, filmes, filósofos.)
3- Em busca de informação, nunca confie no Wikipédia.
4- Busque mais conectivos que tenham a ver com sua redação.
5- Busque saber sobre os ministérios que atuam no Brasil.
6- Não deixe sua redação vazia e sem nexo. Saiba quando e onde usar a pontuação.
7- A gramática é muito importante. Saiba dominar as palavras usadas para defender sua ideia.
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Por fim, notei que sua redação tem começo, meio e um possível fim. Por que possível? Porque apresenta partes jogadas, tente organizar o agente e a ação.
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Domínio da norma padrão da língua portuguesa. —- Apresenta domínio—(200)
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Compreensão da proposta de redação. —– Não compreende tanto, pois fugiu um pouco da ideia proposta.(120)
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Seleção e organização das informações. — Soube desenvolver e atuar e organizar–(200)
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Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. — Evite usar tantas palavras cultas.(140)
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Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. —- Gostei da sua solução, mas tente dar mais enfase a proposta–(160)
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NOTA FINAL- 820-