Os desafios atuais da imigração no Brasil

  • -2

Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. Seguindo essa lógica, os imigrantes possuem o direito de melhorar de vida, ou seja, buscar países que atendam suas necessidades básicas. No entanto, a atual óbice é eles conseguirem se estabelecer na nação vizinha. Dessa maneira, é necessária a análise concreta, com ênfase na falta de profissionais capazes e a xenofobia, que tem contornos específicos ao mal-estar da sociedade.

Sob esse viés, urge citar a falta de profissionais qualificados, isto é, professores voluntários que ensinem a língua local para os imigrantes. De acordo com o Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais, no ano de 2010 a 2018 foram registrados no Brasil 774,2 mil imigrantes, sendo haitianos, venezuelanos e colombianos as três principais nacionalidades. A maior parte desses estrangeiros já possuem atualmente o direito de visto para morar no país, contudo, o maior desafio é se incluir na sociedade, uma vez que poucos conseguem adquirir um emprego. Isto acontece , por conta de não conseguirem falar a língua local e são poucos projetos criados que incluam voluntários que ensinem o idioma para eles, o que acaba dificultando esta inclusão. Desse modo,faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal urgente.

Ademais, outro fator que colabora para esta entrave, é a xenofobia . Segundo o cientista Einstein, “Mais fácil desintegrar um átomo,  do que um preconceito “. Seguindo essa linha de raciocínio, eles sofrem um preconceito diante da sociedade contrária a sua nacionalidade, pois possuem uma cultura, religião e raças diferentes. Este quadro pode gerar um aumento na taxa de imigrantes desempregados e, consequentemente, dificuldades de se manter naquele país. Destarte, tudo isso retardada a resolução desse empecilho, já que a xenofobia contribui para a perpetuação desse panorama.

Em vista disso, percebe-se que é muito difícil um imigrante conseguir se estabelecer em um país vizinho. Para combater esses empecilhos, o Governo Federal por meio do Programa de Apoio à Recolocação dos Refugiados(PARR) que, através da Grande Mídia promova campanhas que incentivem profissionais a se voluntariarem a dar aulas gratuitas de língua portuguesa para os imigrantes, com o intuito de que facilite o acesso ao mercado de trabalho e, consequentemente ajudando na sua inclusão. Assim, os desafios atrelados aos emigrados serão mitigados, e o pensamentos de Tomás de Aquino poderá ser consumado.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá. Irei destacar alguns erros.
    Parcialmente está perfeita sua redação. Então vamos lá?
    ———————————————————————————————————————-
    1- Evite usar tantas vírgulas sem necessidade.
    2- Embase sua redação em aspectos concretos, ex;( livros, documentários, filmes, filósofos.)
    3- Em busca de informação, nunca confie no Wikipédia.
    4- Busque mais conectivos que tenham a ver com sua redação.
    5- Busque saber sobre os ministérios que atuam no Brasil.
    6- Não deixe sua redação vazia e sem nexo. Saiba quando e onde usar a pontuação.
    7- A gramática é muito importante. Saiba dominar as palavras usadas para defender sua ideia.
    ———————————————————————————————————————
    Por fim, notei que sua redação tem começo, meio e um possível fim. Por que possível? Porque apresenta partes jogadas, tente organizar o agente e a ação.
    Em cada um de seus desenvolvimentos, você abordou um Problema. Mas deixava enclausurada a solução. Então, senti falta de atuação neste quesito.
    ———————————————————————————————————————-
    NOTA- 790
    ———————————————————————————————————————
    Se precisar de dica é só chamar. Não leve críticas construtivas para o lado pessoal. Bjs.

    • 7
  2. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (160)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(120)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(140)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(140)
    Total=760

    • 0
  3. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (160)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(120)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(140)
    Total=780

    • 0
  4. Olá, eu li o seu texto e vou fazer algumas análises, eu sou apenas uma aluna do 3 ano do ensino médio, então vou ressaltar o que eu vi que poderia ser melhorado.
    Primeiro parágrafo – apresenta tema + tese e repertório, está muito bom!
    Segundo parágrafo- apresenta repertório, mas é um repertório fraco porque um dado estatístico é muito difícil de ser lembrado e está em constante mudança e argumentação está um pouco superficial, você poderia se aprofundar mais.
    Terceiro parágrafo- um repertório muito bom e acho que poderia aprofundar mais na argumentação.
    Quarto parágrafo- achei bem confuso, tente sempre colocar dois agentes que responda as seguintes perguntas, quem? Faz o que? Como ? Para que?
    Organize as ideias para que seus objetivos fiquem claro.
    Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (200)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(140)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(180)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(140)
    Nota: 860

    • 0
  5. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (200)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(140)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(200)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(140)
    Nota: 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.