Os desafios ao combate ao etarismo

  • 0

     “A mesma sociedade que gerou a longevidade gerou o horror ao envelhecimento” a frase do escritor brasileiro Luiz Felipe Pondé pode ser aplicada facilmente aos dias atuais, visto que o etarismo está cada vez mais presente na sociedade. Isso ocorre tanto pela busca pela juventude eterna quanto pelos estigmas associados à idade.

  Primeiramente, como afirma Simone de Beauvoir, a velhice é uma construção social alimentada por fatores comportamentais e culturais. Partindo desse pressuposto, percebe-se que a presença constante nas redes sociais intensifica a pressão para manter uma aparência jovem e atraente. Segundo uma pesquisa da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) identificou que o botox é o procedimento estético mais realizado no Brasil .Nesse sentido, o medo de envelhecer ao buscar formas para aumentar a longevidade evidencia o culto à juventude.

   Em segundo lugar, os estereótipos negativos sobre o envelhecimento também podem ser apontados como um promotor desse problema. Sob esse viés, o filme “A substância” de 2024 protagonizado por Demi Moree, conta a história da apresentadora Elisabeth de 50 anos que é demitida do seu programa de ginástica por ser considerada velha demais e em seguida substituída por outra apresentadora de 22 anos. Tornar-se evidente que em um sistema capitalista que frequentemente valoriza a produtividade, trabalhadores mais velhos podem ser vistos como menos eficientes. Em virtude disso, o etarismo pode influenciar as decisões de contratação, promoção e resultar em desigualdade econômica e exclusão social.

   Infere-se, portanto, que o etarismo é fruto da incessante busca pela juventude e estigmas relacionados à idade. Cabe ao poder público promover políticas públicas a fim de mitigar o preconceito no mercado de trabalho e na sociedade.

Observação: não coloquei uma proposta de intervenção mais detalhada pois a banca que irei fazer a redação não exige.

Compartilhar

2 Correções

  1. Gostei da sua redação, o percentual dela está no padrão ótimo para uma redação, argumentos explícitos, muito legal que você mencionou escritor e sua frase no dias atuais. Você escrevendo dessa forma pode melhorar cada vez mais sua trajetória em aumentar sua nota cada ve, mais, já está em bom começo.
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 190
    Total: 990

    • 1
  2. Olá!
    Sua redação já revela um ótimo domínio do tema e uma estrutura organizada e envolvente. Tenho apenas alguns apontamentos.

    🔸Na introdução, separe a citação da explicação através de vírgula, dois-pontos ou ponto final. Por exemplo:
    “ ‘A mesma sociedade que gerou a longevidade gerou o horror ao envelhecimento’. Essa frase do escritor … “

    🔹No trecho em que se diz que a presença constante nas redes sociais intensifica a pressão para manter uma aparência jovem, pode ser interessante ilustrar com um exemplo concreto, mesmo que breve. Exemplo: “Por meio de filtros e retoques, as redes sociais reforçam padrões estéticos inatingíveis, aumentando a ansiedade e a sensação de inadequação.”

    🔸Na frase original temos um pequeno problema, consegue identificá-lo? “Segundo uma pesquisa da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) identificou que o botox é o procedimento estético mais realizado no Brasil.”

    Redundância e Conflito na Estrutura: A expressão “Segundo uma pesquisa…” já indica que a informação vem de uma fonte, portanto, não é necessário utilizar novamente o verbo “identificou”. Essa duplicidade gera um conflito na estrutura da frase e deixa o trecho confuso.

    E neste outro trecho, há um leve desvio de clareza, percebe? “Nesse sentido, o medo de envelhecer ao buscar formas para aumentar a longevidade evidencia o culto à juventude.” Você não falou de formas de aumentar a longevidade, mas sim da aparência jovem.

    Opte por: “Segundo dados da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), o botox é o procedimento estético mais realizado no Brasil. Nesse sentido, o medo de envelhecer e a busca por procedimentos que prolonguem a aparência jovial evidenciam o culto à juventude.”

    🔹Embora você já utilize expressões como “Primeiramente” e “Em segundo lugar”, reforçar as transições entre parágrafos pode ampliar a coesão. Por exemplo, na transição entre o primeiro e o segundo argumento, considere introduzir uma frase como: “Além disso, os estereótipos negativos sobre o envelhecimento potencializam esse cenário …”

    🔸Sugestão para reforçar o vínculo entre a narrativa de “A Substância” e o seu argumento sobre estigmas e preconceitos no ambiente profissional:
    “No filme ‘A substância’ (2024), protagonizado por Demi Moree, a história da apresentadora Elisabeth, aos 50 anos, que é demitida por ser considerada ‘velha demais’, ilustra vividamente como o etarismo se manifesta no mercado de trabalho.”

    🔹Conclusão e chamado à ação: Uma sugestão é retomar a ideia central da citação de Pondé para dar um fechamento mais forte. Exemplo: “Dessa forma, assim como a citação de Pondé nos lembra, a mesma sociedade que proporciona a longevidade também impõe um medo paralisante do envelhecimento. Cabe ao poder público e à sociedade combater esse etarismo por meio de políticas inclusivas e uma mudança cultural.”

    🔸Evite repetições: Em “Cabe ao poder público promover políticas públicas…”, a repetição de “públicas” pode ser evitada. Sugestão: “Cabe ao poder público implementar medidas que mitiguem o preconceito no mercado de trabalho e na sociedade.”

    Lembre-se: cada pequeno ajuste fortalece sua escrita. Continue praticando e explorando seu estilo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.