Aprendiz

Os desafios ao acesso a educação no Brasil

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No filme “Cidade de Deus”, de Paulo de Lins, as crianças da favela estão em contato direto com crime e distante das escolas, visto que, grande parte da comunidade não possui acesso à educação. Nesse sentido, pode relacionar tal premissa a realidade de muitos brasileiros, por exemplo, o fato de não existir movimentação estatal e pela falta de estruturas escolares e creches.

A princípio, é necessário considerar a negligência das esferas públicas com a sociedade, uma vez que poucos possuem direito a educação. Nesse contexto, a Constituição de 1988 assegura a alfabetização e o direto a educação. Entretanto, isso não ocorre na prática, pois não existem movimentações públicas que visem entregar esse direito a todos. Sob esse viés, torna-se difícil proporcionar uma melhora de tal premissa.

Outrossim, é evidente a falta de estruturas educacionais em todo território nacional. Dessa forma, grande percentual da sociedade é impedida de desfrutar um bom estudo, vale ressaltar que as poucas pessoas com esse acesso necessitam passar pela barreira de encontrar uma vaga em escolares públicas. Diante do exposto, muitas crianças qual deveriam estar estudando estão trabalhando ou envolvida com crime.

Portanto, é primordial e muito importante a resolução do problema. Logo, cabe ao Ministério da Educação a criação de projetos e palestras com objetivo de estimular a população a estudar, além da criação de novas escolas públicas com intuito de facilitar o acesso à educação em áreas criticas como favelas e subúrbios. Com tal movimentação é previsto que o filme retratado deixe de ser uma exemplificação real da sociedade brasileira e fique apenas retratada no longa-metragem.

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3 Correções

  1. Vou falar algumas sugestões para o texto e depois uma nota possível que eu falo , mas observa os outros que aí pode ir comparando e até fazer uma média das notas em cada competência.
    Introdução :
    Está ótimo esse parágrafo. ótimas as ideias . Faltou apenas uma frase após o primeiro período de apresentação que seria a problematização do tema.
    Desenvolvimento:
    -2º parágrafo: faltou desenvolver/explicar mais o segundo período em “Nesse contexto, a Constituição de 1988 …” . Sugestão: mostrar mais a relação da constituição e a frase temática, ampliar a ideia apresentada.
    -3º parágrafo : o conectivo “vale ressaltar ” ficou um pouco estranho como foi colocado. O período “Dessa forma, grande percentual da sociedade é…” faltou um dado estatístico com fonte ( as vezes tem na coletânea).
    O desenvolvimento está com ótimas ideias.
    Conclusão: Na proposta de intervenção faltou o meio/modo( responder a pergunta como?) e o detalhamento de um dos 4 ( agente, meio/modo, ação e finalidade) . Seria melhor substituir “Com tal movimentação” por um conector como assim, por fim, enfim . Ótimos estudos

    Competência 1 : 200
    Competência 2: 200
    Competência 3 :180
    Competência 4: 180
    Competência 5 :120

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  2. Olá, sou iniciante mas vou deixar minha opinião sobre sua redação.
    A sua introdução ficou muito boa, talvez poderia ter inserido algo a mais sobre o tema, porém ficou bem explicativo e de fácil entendimento. Ao decorrer do texto você abrangeu vários fatos e acontecimento que ocorrem na realidade com concordância ao tema, achei isso muito bom.
    A conclusão do texto ficou excelente na minha opinião, você como autor deu sua opinião no que pode ser melhorado em relação ao tema e o desfecho se encaixou muito bem com o começo de sua introdução em que menciona o filme.
    Em relação a pontuação não tenho o que dizer, a redação ficou de fácil entendimento e abrangeu muito bem ao tema.
    Como não sou professor ou alguém que tem amplo entendimento sobre redações não vou saber te passar pontos a melhorar porem pode ter certeza que está no caminho certo.

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  3. Olá, analisei seu texto seguindo os critérios do ENEM. É apenas uma opinião , pois sou estudante e não corretora profissional.
    Espero ter ajudado, bons estudos. Nota:920
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 200
    -Evite repetições, como ´´tal premissa“, no 1 e 2 parágrafos.
    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto-argumentativo em prosa. 200
    – Filme ´´Cidade de Deus“; Constituição de 1988.
    – Argumentos: não existir movimentação estatal e pela falta de estruturas escolares e creches.
    -Coerência entre primeiro e último parágrafos.
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
    -´´poucos possuem direito a educação. “, ´´pois não existem movimentações públicas que visem entregar esse direito a todos“,
    ´´ é evidente a falta de estruturas educacionais em todo território nacional.“ Adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real. Ainda que, as informações acima tratem da realidade, seria coerente você comprová-las, por meio de dados, estatísticas, discurso de um representante da área da educação, exemplos concretos. Seus argumentos são bons (competência 2), mas as estratégias argumentais foram insuficientes para convencer o leitor de seu ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.200
    – Uso de conectivos; preposições… Apresenta sequenciamento coerente.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 160
    ´´Logo, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE) a criação de projetos e palestras(O QUÊ?) com objetivo de estimular a população a estudar (FINALIDADE) , além da criação de novas escolas públicas(O QUÊ?) com intuito de facilitar o acesso à educação em áreas criticas como favelas e subúrbios(FINALIDADE)…. E o (COMO?) tudo isso será feito? Faltou DETALHAMENTO.
    ´´ Com tal movimentação é previsto que o filme retratado deixe de ser uma exemplificação real da sociedade brasileira e fique apenas retratada no longa-metragem.“ Retomada de tese.

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