Os desafios à qualificação da educação básica no Brasil

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“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela a sociedade tampouco muda”. Segundo este viés filosófico do pedagogo Paulo Freire, é fácil notar uma ausência de processos educacionais eficazes em relação aos desafios à qualificação da educação básica no Brasil. É necessário perceber que não só o nível de improficiência dos docentes, mas também a violação a existência de um ciclo de desqualificação educacional, contribuem para a persistência dessa problemática.

A falta de proficiência dos docentes é uma injustiça, pois viola os direitos de outras pessoas terem acesso a uma boa educação. Martin Luther King afirma que “A injustiça em um lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar”, logo a improficiência se torna uma afronta, uma vez que, influencia diretamente na formação de todos os profissionais.

Ademais é necessário atentar-se ao ciclo de desqualificação educacional, pois maus alunos se tornam maus professores, e como já disse o Marque de Maricá “A má educação consiste especialmente nos maus exemplos”. Assim podemos notar que os maus professores são, em parte, responsáveis pelos baixos níveis de educação básica no Brasil.

Contudo, para que o problema seja solucionado, medidas teram que ser tomadas. Ao Ministério da Educação cabe avaliar os candidatos a professor por meio de testes de conhecimento, habilidade e psicológico, para que o nível de proficiência seja maior. Assim tais processos teram compensado a falta de processos educacionais, ratificando o pensamento de Sir Arthur Lewis: A Educação não é despesa, é investimento com retorno garantido.

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3 Correções

  1. Particularmente gostei muito da sua redação que chama a atenção logo na introdução o que é muito importante pois isso faz sua redação não ser cansativa.
    C1= 180
    C2= 170
    C3= 200
    C4= 160
    C5= 180

    890

    Continue praticando e parabéns pela sua redação!!!

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  2. Não tenho muita experiência com correção, mas prometo fazer o melhor possível.

    Competência I = 200 – Excelente domínio da escrita formal.
    Competência II = 160 – Gostei muito das citações, porém é interessante usar diferentes formas de repertório sociocultural como análise de dados, fatos, comparações, exemplos, justificativas, etc.
    Competência III = 200 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema de forma consistente, em defesa de um ponto de vista.
    Competência IV = 160 – Articula bem as partes do texto porém iniciou o parágrafo de conclusão com conjunção adversativa(contudo), quando devia utilizar conjunção conclusiva(desse modo, dessa maneira, destarte, portanto, enfim, então, dessa forma, sendo assim, etc).
    Competência V = 160 – Elabora muito bem as propostas de intervenção, porém, pode detalhar mais. Sua proposta influencia diretamente nos dois problemas apresentados, mas você aplicou somente no primeiro problema.
    Nota final = 880
    Espero ter ajudado :)

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  3. Oi, Iury.
    Lendo sua redação no geral, nota-se que você tem bons argumentos e embasamento que fundamentam a sua escrita. Entretanto, alguns pontos devem ser levantados:
    Introdução:
    Legal começar a tesa com uma citação de Paulo Freire (dá credibilidade).
    Quando você escreve “mas também a violação a existência de um ciclo de desqualificação educacional”, você acaba caindo em contradição na sua proposta de argumento. Violar um ciclo de desqualificação educacional significa romper esse ciclo, o que seria algo bom e não contribuiria para a problemática abordada. Além disso, “violação” pede preposição, ou seja, um erro de regência nominal
    Desenvolvimento 1:
    Está ótimo e segue a expectativa apresentada na introdução, isto é, apresentar no primeiro parágrafo de desenvolvimento a improficiência dos docentes. Você traz bons argumentos e figuras de autoridade se posicionando em defesa do seu ponto de vista
    Desenvolvimento 2:
    Mesmo tendo entrado em contradição na apresentação do seu argumento na introdução (já mencionado), você retoma o raciocínio sem tal erro.
    Conclusão:
    Você inicia sua conclusão com “contudo” trazendo uma ideia de adversidade. Mas, em relação que? Procure começar com portanto, logo, em suma, com isso, que trazem ideia de conclusão. Há também um erro de concordância verbal – “teram”, onde o certo seria terão (Repetido 2 vezes). Por sua vez, você traz todos os 5 itens essenciais para formulação de uma boa proposta de intervenção.
    Nota:
    C1:120
    C2:160
    C3:200
    C4:120
    C5:200
    NOTA FINAL: 800
    Parabéns Iury, continue assim que você vai longe!

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