Doutor

Os danos causados aos jovens pela bulimia

  • 1

No filme “Corpo Perfeito”, é retratada a história da ginasta Andie, a qual faz dietas desreguladas para alcançar a corpolatria ideal, a fim de disputar as Olimpíadas, e, como consequência, ela desenvolve um transtorno alimentar. Nesse contexto, essa realidade, infelizmente, perpassa a esfera ficcional e é presente no Brasil atual, na medida em que uma parcela dos jovens são acometidos pelos danos da bulimia, pois se submetem a procedimentos que prejudicam o bem-estar. Diante disso, é preciso entender o maior motivador desse problema e os impactos que isso gera ao público juvenil.

É fundamental compreender, nesse viés, como a mídia nivela a bulimia no Brasil. Isso porque, apesar de os meios midiáticos promoverem o acesso à informação ao corpo social, ver-se, por vezes, que eles negligenciam o seu papel, já que não divulgam, de forma semanal, conteúdos, a exemplo de panfletos que abordem a questão da bulimia. Como resultado dessa omissão, observa-se o surgimento de práticas maléficas exercidas pelos jovens, como dietas profundamente balanceadas, como é visto na novela “Páginas da Vida”, da Rede Globo, na qual mostra uma criança que vivencia a bulimia devido às práticas rígidas de alimentação. Todavia, fora das telas, percebe-se que essa situação vai ao encontro à sociedade brasileira, haja vista que uma parte dos adolescentes enfrentam os percalços dessa doença. Dessa forma, é preciso que essa situação deixe de ser encoberta pelos canais de comunicação, posto que afeta, de diversas maneiras, o público infantojuvenil. 

Pontua-se, além disso, que  a prática exacerbada da perda de peso torna-se prejudicial aos jovens. Isso se dá, sobretudo, porque esses indivíduos passam a buscar uma idealização de “corpo perfeito” imposto pela sociedade desde os primórdios da Antiguidade, em que presenciava-se a valorização de corpos magros, assim como nota-se no contexto atual. A partir disso, verifica-se que parte dos mancebos brasileiros praticam exercícios físicos de modo exagerado, bem como provocam indução de vômitos e, como resultado, podem desenvolver doenças, como dores de garganta crônicas e alterações cardíacas. Assim, esse óbice vai de encontro à ideia exposta por Hipócrates, o qual afirma que “o homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio”. Logo, ao trazer essa ideia para os dias atuais, percebe-se que o corpo social vivencia o oposto do pensamento retratado pelo médico grego, já que uma parcela considerável da nação verde-amarela tem a higidez física afetada pela bulimia.

Portanto, cabe ao Ministério da Comunicação formular conteúdos relacionados à prática da bulimia entre os jovens. Isso pode ocorrer por meio dos canais midiáticos do governo federal, os quais serão utilizados para propagar a informação necessária acerca desse revés, disponibilizando para “download” uma cartilha em PDF que contemple os detalhes desse transtorno. Além disso, tal medida deve contar com depoimentos de pessoas que passam e passaram por essa situação, sendo “webconferenciados” para alcançar um maior público. Afinal, a fim de sanar os danos desse empecilho entre a parcela juvenil, é chegada a hora de situações semelhantes à de Andie se restringirem, de fato, à ficção.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ótima redação! Gostei muito!!
    Tem excelentes repertório. Apresentou bons argumentos. Elementos coesivos. Relacionou repertório com o argumento. Encadeia muito bem as ideias. Parte gramatical muito boa também
    Discorreu super bem sobre o tema, daria nota 1000 facilmente
    Parabéns pela escrita!!👏👏

    • 1
  2. Aspectos Gramaticais :
    2º Parágrafo – ” o acesso à informação ao corpo social, ver-se, por vezes, que eles negligenciam o seu papel, já que não divulgam, de forma semanal, conteúdos, a exemplo de panfletos que abordem a questão da bulimia” : Acredito que você queria escrever ” vê-se” ao invés de ” ver-se” , presente do indicativo com a ideia de presente histórico .
    3º Parágrafo – ” idealização de “corpo perfeito” imposto pela sociedade desde os primórdios da Antiguidade, ” – Observa-se que a expressão iniciada em ”imposto” e finalizada em ” antiguidade” refere-se a aposto explicativo , dessarte , deve-se ser isolada por virgulas , ou seja , há virgula antes de ”imposto” .
    3º Parágrafo – ” , assim como nota-se no contexto atual.” A expressão ”assim como ” trata-se de adjunto adverbial de conformidade , logo , há presença de fator de próclise : ”se nota no contexto atual ..”
    3º Parágrafo – ”provocam indução de vômitos” Não trata-se de erro , porém , com desígnio de evitar pleonasmo em sua redação , provocar e induzir estão no mesmo âmbito conceitual , assim basta a ”indução de vômitos”.
    Aspectos Semânticos/ textuais

    1º Pessoalidade :
    Como sua proposta era uma texto dissertativo-argumentativo , indico maior parcimônia com o uso de advérbios como ”infelizmente ” ( 1ª Parágrafo) , pois este trazem maior pessoalidade ao seu texto .
    2º Apresentação de proposta de intervenção :
    No último período do segundo parágrafo , o autor apresenta uma proposta de intervenção , entende-se imprópria , uma vez que ainda há desenvolvimento da argumentação no parágrafo seguinte . Não obstante , há certa incoerrência dentro do primeiro parágrafo , visto que o exemplo apresentado a cerca da novela da globo expressa uma forma de disseminação da patologia por um meio de comunicação indo de encontro à argumentação da negligência comunicacional acerca da temática .
    3° Completo da Ideia :
    3º Parágrafo – ” já que uma parcela considerável da nação verde-amarela tem a higidez física afetada pela bulimia.” – Como você cita excerto de Hipócrates acerca da saúde mental e física , acredito que haveria maior correlação se houvesse citado tanto a higidez física quanto mental afetada pela bulimia .

    Comentários : Parabéns pela forma de escrever , seu texto é bastante rico , visto que há diversas citações que ratificam sua ideia . Os alertas acima todos nós podemos ( e cometemos kk) então leia os como dica/ajuda .

    • 1
  3. Olá, tudo bem???? ;)
    Sua redação está impecável!!!!
    Meus parabéns, vc utilizou a linguagem formal perfeitamente, e relacionou o filme muito bem com o tema. Todas as partes do seu texto se completam perfeitamente, e vc usou corretamente a modalidade dissertativo – argumentativo.
    Sua redação está de tirar o fôlego de tão perfeita.
    Meus parabéns, continue estudando e se dará muito bem
    Nota 1000 ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.