”O alienista” é um livro, escrito por Machado de Assis, que retrata a história de um médico culpado por internar pessoas inocentes de uma cidade por mostrarem comportamentos que ele considerava insanos. Fora da ficção, percebe-se a semelhança com a realidade brasileira, visto que há uma dificuldade na identificação dos problemas de saúde mental nos cidadãos, dificultando os cuidados com eles. Nesse viés, é necessário analisar não só a romantização desses transtornos pela população, mas também o preconceito vivenciado pelas pessoas portadoras de transtornos mentais.
Em primeiro plano, é possível afirmar que a imagem passada pelas pessoas dos indivíduos com a saúde psicológica instável é, lamentavelmente, errônea, o que se torna um obstáculo para a identificação do problema. De acordo com a revista ”Folha de São Paulo” , a depressão, a ansiedade e as doenças que seguem essa linha têm sido mostradas como algo positivo pela sociedade, como é retratado, por exemplo, no livro ”O lado bom da vida” que apresenta as doenças como uma característica boa nos personagens . Em suma, essas desavenças mentais começam a ser desejadas por algumas pessoas, pois é considerada a ”doença do moda” e, dessa forma, quem realmente tem os transtornos é negligenciado e não consegue receber os cuidados necessários.
Ademais, o julgamento alheio é outro fator que corrobora a questão da dificuldade de tratar os cidadãos portadores desse mal. Segundo o filósofo Voltaire, ”o preconceito é a opinião sem conhecimento”. Desse modo, o povo não conhece os sintomas, atitudes ou os efeitos causados por essas enfermidades e classificam-os como ”frescura”, preguiça ou bobagem, e isso contribui para que os indivíduos se sintam desconfortáveis a falar do assunto, optando , infelizmente, por escondê-lo para evitar constrangimentos, bem como, deixando de se cuidar e se consultar com um especialista.
Com vista no que foi mencionado, é preciso que o governo interfira nessa temática inaceitável. Portanto, o Ministério da Saúde deve criar um programa de auxílio a pessoas com esse distúrbio em que serão fornecidos consultas gratuitas com psicólogos, por meio de verbas governamentais. Além disso, o projeto contará com o apoio das mídias para transmitir documentários em canais televisivos, com a participação de médicos renomados, como por exemplo Dráuzio Varela, para falar a respeito da saúde mental. Assim, será possível que a população esteja saudável mentalmente, compartilhando informações sobre o assunto e evitando o mesmo desfecho que o livro ”O alienista”.
Dauany
Oii, então vou tentar corrigir sua redação.
Bom a introdução, na minha opinião está tirando alguns conectivos. Acredito que tem tudo.
No primeiro desenvolvimento, acho que deveria explicar mais seu repertório, porque ficou muito vago, por exemplo especificar qual a matéria da folha de São Paulo.
Na conclusão acredito que o retorno ao tema não ficou muito bom. Ademais gostei muito da sua redação acredito que tiraria uma nota muito boa.