Iniciante

os cuidados com a saúde mental no Brasil

  • 0

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 23 milhões de brasileiros sofrem com algum transtorno mental, fragilizando sua estrutura emocional e física. Ademais, na sociedade atual a saúde mental é tratada de forma horrenda, sem a devida atenção e cuidados, a boa condição mental traz benefícios na sociedade em geral, a boa convivência dos indivíduos é de fundamental importância, a maioria da população não procura a ajuda necessária, seja pela falta de atendimento adequado, seja pela escassez de campanhas que ressaltam a importância da saúde mental atualmente.

A priori, deve-se salientar o desinteresse do estado em disponibilizar recursos para o acesso de consultas específicas para uma melhora na saúde mental da comunidade. Segundo o filósofo e socialista Thommas Hobbes, é dever do estado garantir o bem estar da população. Entretanto, é notório que o governo não está zelando por uma boa condição psíquica da população. Dessa maneira, é essencial que o governo disponibilize profissionais e verbas, para uma melhora abrupta na saúde populacional.

Seguidamente, vale ressaltar a escassez de campanhas de conscientização sobre a importância de uma boa condição psíquica. De acordo com Jean Jacques Rousseu, filósofo suíço, á vontade geral deve emanar a todos, para ser aplicada a todos. Porém, sem todas as informações necessárias é impossível alcançar a população sobre a importância da estabilidade emocional para a sociedade em geral. Certamente, é evidente que seja inserida na sociedade  plataformas de notícias para compreender o emocional de cada pessoa.

Destarte, compete ao Governo Federal -instância máxima administrativa- potencializar o cuidado com a saúde mental dos brasileiros através de campanhas publicitárias e verbas governamentais que detalhem a importância da saúde psicológica, com o intuito e cuidar da higidez dos cidadãos do país. Somente assim, será possível ter controle sobre tantas vidas e resolver a problemática dos cuidados com a saúde mental no Brasil.

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Deixarei comentários por parágrafos e depois as notas segundo competências do Enem, ok?
    1º parágrafo: Sua tese e seu projeto de texto estão em um mesmo período o que confunde muito principalmente pelo tamanho do período, poderia separá-los para melhor compreensão e organização.
    2º Parágrafo: A priori= superficialmente. Seu repertório sociocultural não apresenta muita produtividade, seria bom contextualizá-lo com sua argumentação. Seria melhor deixar a proposta de intervenção governamental para a conclusão.
    3º Parágrafo: Mesmas observações do parágrafo anterior. Ademais, seu parágrafo está mais expositivo que argumentativo.
    4º Parágrafo: Apesar de ter encontrado todos os agentes na sua proposta de intervenção parece que falta algo, talvez mais detalhamento.
    Agentes: Agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.

    COMPETÊNCIA I: 200- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
    COMPETÊNCIA II:160- Cuidado ao colocar finalidade nos parágrafos de desenvolvimento, pode atrapalhar a proposta de intervenção, busque contextualizar seu repertório, fazer mais ligação com o tema a fim de gerar produtividade, e argumentar mais do que expor.
    COMPETÊNCIA III: 160- Apresenta fatos, informações e opiniões relacionadas ao tema. A organização e posição das vírgulas atrapalham o entendimento, principalmente a introdução.
    COMPETÊNCIA IV: 160- Cuidado ao usar a priori como conectivo inter-parágrafo, a priori significa de maneira superficial e não inicialmente ou primeiramente. Fique atenta ao uso dos conectivos; dá pra usar mais conectivos até mesmo para facilitar a organização e o entendimento, e a colocação das vírgulas.
    COMPETÊNCIA V: 200- MAS, tente propor algo fora do esperado, isso pode diminuir sua pontuação.

    TOTAL: 880.

    Espero ter ajudado, boa sorte!

    • 1
  2. Sua redação está bem organizada, eu gostaria de destacar alguns pontos sobre ela.
    Na introdução você tem apenas dois períodos e um deles está excessivamente grande, você poderia ter colocado um ponto final no FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA e a seguir um conectivo que apresentariam os dois argumentos, por exemplo: ”Nesse contexto:”. Ademais, ainda tiraria os ”SEJAS” e adicionaria um E, ficaria assim: seja pela falta de atendimento adequado E TAMBÉM pela escassez de campanhas que ressaltam a importância da saúde mental atualmente.
    Pois o ”seja” deixa meio vago sobre qual dos dois vão ser os argumentos.

    Sobre o primeiro desenvolvimento, acho que sua citação do Hobbes ficaria melhor caso viesse primeiro e depois você contextualizava argumentando, pois achei que o repertório ficou um pouco jogado, sabe? Mas também não achei que desse modo está errado, ficou bom. E também acho que você poderia mudar um pouco a última frase, pois elas estão no estilo de intervenção, ficaria melhor algo como: ”…INFELIZMENTE O DESCASO DO GOVERNO IMPOSSIBILITA UMA MELHORA NA SAÚDE POPULACIONAL…”, Também serve para a última frase do segundo desenvolvimento.

    O segundo desenvolvimento está mais expositivo do que argumentativo. você tem que falar sobre essas ”INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS” que não são apresentadas ao público, fale sobre o desconhecimento dos CAPS, sobre o preconceito com remédios, desconhecimento e preconceito com as doenças mentais, enfim, você tem que colocar coisas que não são necessariamente repertórios, mas que agregam na argumentação.

    Sobre sua conclusão, creio que está faltando detalhamento. Quando eu faço redação eu memorizo as coisas primeiro, assim: coloco agente, modo (sempre uso ”por meio de verbas governamentais”), acão, detalhamento e depois a finalidade (já em outra frase, finalizando e voltando no primeiro repertório da introdução).

    Enfim, creio que tu tiraria um 700+ aí… Espero ter ajudado e não sou nenhum professor, apenas estudante igual tu kkkkk não leve minhas palavras tão a sério.

    • 1
  3. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – nota 200

    Competência 2 – compreender a proposta da redação – nota 200

    Competência 3 – coerência do texto – nota 120
    A introdução está muito confusa. O primeiro desenvolvimento parece faltar alguma coisa, mas o segundo é bom.

    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – nota 200

    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – nota 120
    Sua conclusão é boa, mas ela não apresenta nada realmente novo e pode ser mais elaborada e criativa.

    NOTA FINAL: 840

    • 0
  4. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – nota 200

    Competência 2 – compreender a proposta da redação – nota 200

    Competência 3 – coerência do texto – nota 120
    A introdução está muito confusa. O primeiro desenvolvimento parece faltar alguma coisa, mas o segundo é bom.

    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – nota 200

    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – nota 120
    Sua conclusão é boa, mas ela não apresenta nada realmente novo e pode ser mais elaborada e criativa.

    NOTA FINAL: 840

    • 0
  5. Boa tarde, tudo bem? Primeiramente, meus parabéns pela sua redação, é muito bem atrelada a estrutura dissertativa-argumentativa, possui bons repertórios e argumentos. A única coisa que eu posso te dar uma dica é para se atentar mais ao português, no quisito de pontuação, acentuação, palavras com letra maiúscula. Além disso, na introdução, você pode problematizar mais e usar mais conectivos ao longo do seu texto. Continue treinando e você alcançará uma nota muito mais alta do que eu tenho certeza que você alcançaria nessa. Boa sorte!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.