Iniciante

OS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL NO BRASIL

  • 0

O século XXI está marcado por um mal; a depressão. Além disso, há um outro problema no Brasil, a ansiedade. No entanto, os altos índices não estão ligados só a causas físicas ou genéticas, se agravando ainda mais com a pandemia de covid-19. Nesse cenário, desinformação e falta de condições para tratamento desestimulam as pessoas a buscarem ajuda.

Em primeiro plano, nota-se que o isolamento social agravou ainda mais o quadro no país. Em tempos de pandemia as incertezas, medos e dificuldades com a rotina aumentam ainda mais. Assim, os casos de depressão e ansiedade, no país, que já era o número 1, segundo a Organização Mundial da Saúde ( OMS ) seguem aumentando.

Outrossim, a insuficiente assistência hospitalar gratuita e o preconceito de buscar ajuda profissional, pelos doentes, aumentam os riscos do doente se isolar e até cometer suicídio. Nesse ínterim, cobranças familiares, exigência por desempenho, trânsito e violência urbana desestabilizam a sociedade cada vez mais. Pois já diria o Filosofo Tomas Hobbes, o homem é o lobo do próprio homem.

Isto posto, faz-se necessário soluções para o impasse. Para tal, é dever do Ministério da Saúde criar mais leitos no SUS e disponibilizar cartilhas em escolas e Universidades, afim de atender pessoas com patologias mentais e elucidar a gravidade do problema para sociedade. Desta feita, melhorando o quadro da saúde mental no país.

Compartilhar

4 Correções

  1. Vou começar falando um pouco sobre sua introdução.
    Primeiramente, tente apresentar um repertório no começo, pode ser algo simples como a constituição federal, que prevê a saúde para todos, por exemplo e também esqueça o Covid 19 nas redações, é algo passageiro que não acontece sempre. Ademais, você seguiu a ordem certa, mostrou a tese e depois os dois argumentos, só faltou mesmo o repertório.

    O primeiro desenvolvimento está muito expositivo, você não argumentou, não falou sobre a desinformação acerca da saúde mental e como ela afeta negativamente a vida das pessoas, apenas jogou informações, além de ser um parágrafo curto e pouco desenvolvido. Assim, tente sempre argumentar que o tema é problemático e causa danos, por exemplo, você poderia ter falado sobre como a mídia ainda não aborda os problemas mentais frequentemente, sobre setembro amarelo e o esquecimento dos problemas após esse mês, o preconceito por via de pessoas mais conservadoras etc…
    Tente sempre agregar mais informações que defendam seu ponto de vista no texto.

    O segundo desenvolvimento está mais argumentativo, mas você poderia ter contextualizado no começo e depois argumentado. E também há o repertório do Hobbes, que está fora de contexto e não serve para argumentar.

    Sua conclusão está faltado o modo. Você não diz com que recursos o Ministério da Saúde vai fazer essa ação. Quando eu faço redação eu memorizo a ordem, assim: coloco agente, modo (sempre uso ”por meio de verbas governamentais”), acão, detalhamento e depois a finalidade (já em outra frase, finalizando e voltando no primeiro repertório da introdução).

    • 1
  2. Boa tarde, tudo bem? Parabéns por escrever, pelo que vi você tem um conhecimento mediano na estrutura dissertativa argumentativa exigida pelo Enem, nesse caso posso te dar uma dica de ler redações nota 1000, procurar conectivos novos e abrandar seus conhecimentos argumentativos para que você possa problematizar a temática, apresentar um tópico frasal, dissertar a respeito deste tópico e depois concluir mostrando sempre o seu ponto de vista. Continue treinando e você alcançará uma ótima nota!!

    • 1
  3. c1 aproximadamente 160
    c2 ¨¨¨¨ 120
    c3 ¨¨¨¨100
    c4 ¨¨¨¨140
    c5 ¨¨¨¨160
    tptal : ¨¨
    A redação é razoável, peca ao não apresentar argumentos claros e utilizá-los, também há muito achismo, afirmações mal ou não explicadas e sem embasamento. Procure estudar mais concordância e regência, além de ler exemplos de boas redações.

    • 1
  4. C1: 160 (alguns erros de pontuação, principalmente vírgula)
    C2: 120 (segue a estrutura do texto dissertativo argumentativo e abordagem do tema, mas hão poucos repertórios e sem conexão explícita com o texto)
    C3: 120 (problemas com o projeto de texto e argumentação)
    C4: 160 (tem elementos coesivos mas pode melhorar)
    C5: 120 (apresenta apenas agente, ação e efeito/finalidade; é preciso acrescentar o modo/meio e o detalhamento)
    TOTAL: 680

    INTRODUÇÃO
    Está interessante, mas precisa deixar mais claro o problema e o tema em si. Recomendo que use algum repertório que tenha relação com a temática e depois problematize-o, já ganha pontos na C2. A tese está ótima, mas é preciso segui-la estritamente, aumenta tua pontuação na C3.

    DESENVOLVIMENTO 1
    Iniciou com conectivo, perfeito, porém o tópico frasal apresenta problemas. O tópico frasal é a frase inicial desse parágrafo, ele resume o que será abordado. Ao ler-se a tese, espera-se que você aborde a desinformação como causa do problema (já que foi o argumento que você citou primeiro na introdução), o que não acontece. Além disso, procure basear a sua argumentação com repertórios claros e desenvolva-os a seu favor, evita que a argumentação fique fragilizada.

    DESENVOLVIMENTO 2
    Aqui temos basicamente o mesmo problema, espera-se que você aborde a falta de condições para buscar tratamento e não é feito (ou de maneira parcial). Ademais, a citação não está sendo pertinente e produtiva para o parágrafo, deve-se desenvolvê-la e interligá-la para que enriqueça a sua argumentação.

    CONCLUSÃO
    Apresenta apenas 3 dos 5 elementos exigidos na competência 5: agente (Ministério da Saúde), ação (criar mais leitos no SUS e disponibilizar cartilhas em escolas e Universidades) e efeito (afim de atender pessoas com patologias mentais e elucidar a gravidade do problema para sociedade). Faltam o modo/meio (como o problema pode ser resolvido? de que forma a ação poderá ser feita?) e o detalhamento, que pode ser de qualquer um dos outros quatro elementos. Se tiver dificuldade, sugiro que detalhe o agente (ex: Ministério da Saúde — como principal órgão governamental responsável por tal esfera —, …). Por fim, o fechamento está muito bom, mas, se puder, retome algum repertório que foi utilizado no texto, enriquece o teu projeto.

    :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.