Os caminhos para combater as epidemias no Brasil

  • 1

O caminho para combater as epidemias no Brasil é um problema não só local mas global. Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os individuos o direito À saúde. Conquanto, é notório que na prática é diferente, visto que os casos de epidemias aumentam gradativamente no Brasil.
Assim, nota-se que o direito À saúde não é, para todos, uma prioridade, já que várias pessoas morrem em filas de hospitais, devido a falta de atendimentos e de profissionais. Segundo Levantamento feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, em 2016, até 819 pessoas morreram por dia nos hospitais do Brasil, por conta de situações que poderiam ser evitadas. Diante do exposto é inadiminsível que os brasileiros se contetem com estes fatos, no qual impossibilita o bom funcionamento do país.
Faz-se mister, ainda, salientar a falta de saneamento básico como principal impussionador do problema. De acordo com a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), 48% da população não possui coleta de esgoto, 289 mil pessoas com doenças devido a falta de saneamento. Neste cenário, observa-se que a metade da população é desprovidas dos cuidados básicos necessários, provocando assim, o aumento de epidemias como o caso do zika virus, dengue, microcefalia, entre outras.
Contudo, ainda há formas de garantir uma melhoria para tal problema, em prol de um mundo melhor. O governo deve, juntamente com o ministério da saúde, garantir a melhoria do saneamento básico para locais que não possuem este privilégio, como as periferias nas grandes metrópolis. Quanto aos pais, cabe a eles levarem seus filhos para vacinar no período certo. Dessa forma, o Brasil poderia diminuir consideravelmente as epidemias.

Compartilhar

3 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Olá! Sua redação está muito boa. Seu repertório de conectivos é vasto e você diversificou bem durante o desenrolar do seu texto, em contrapartida, o seu repertório cultural poderia estar mais diversificado também. Logo na sua introdução você coloca a desejar a sua tese, pois ela não está muito explícita. Na sua proposta de intervenção nem todos os 4 elementos estavam presentes, você só expôs o Agente e a Ação, praticamente. Uma dica seria você considerar apenas uma proposta, e com o espaço que você fez a outra proposta, inserir os outros elementos, como o detalhamento, o efeito e o modo. Mas ela com certeza teria uma nota muito boa em uma correção feita pela banca FGV(enem).

    • 0
  2. A escolha do tema é boa, porém fique de olho nos detalhes, sua proposta de intervenção não está detalhada, além de que na introdução você não expôs sua tese de uma forma clara…
    Procure ler redações nota 1000 para você ter uma base e sempre pratique, garanto que você vai longe se persistir.

    • 0
  3. Olá Hélio, sua redação está bem estruturada, com um texto ciclo e argumentos que comprovam sua tese. Mas é sempre bom atentar aos detalhes, como o uso de conectivo na introdução, a repetição de palavras e expressões como “direito à saúde” e na conclusão, o uso dos 5 agentes em pelo menos uma das propostas. Mas em geral, a redação está muito boa, parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.