Iniciante

Os Andares da Complexidade de Empreender no Brasil

  • 1

(FUVEST) – Empreendedorismo na Sociedade Brasileira do Século XXI

“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Por meio desse trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, nota-se que a sociedade, ao longo do seu desenvolvimento, encontra desafios. Por analogia, os obstáculos empreender no Brasil são notáveis, contribuindo para a terceirização de trabalhadores no mercado. Sob essa conjuntura, convém a análise das principais causas e consequências desse entrave social.

A priori, vale ressaltar que o Brasil está entre os principais países menos incentivadores para o empreendedorismo, já que os impostos e a burocracia são grandes. A empresária de sucesso Val Marchiori, fundadora da gigante transportadora ”Valmar Transportes”, considera que os impasses para ter o próprio negócio no país são muito maiores, exigindo assim muito esforço pessoal e conhecimento para criar e manter uma empresa em atividade.  Nessa perspectiva, é inegável que as exigências fiscais no Brasil torna desanimador abrir o próprio negócio, uma vez que mostra-se uma missão quase impossível.

Ademais, a atual situação no mercado colabora, de forma exponencial, para a terceirização do trabalho. No ”O Poço”, produzido pela Netflix, existe uma hierarquia que projeta a desigualdade financeira, já que o grupo social mais acima dos andares de um prédio são os mais privilegiados. Fora das telas, o cenário atual evidencia que a terceirização acontece com a classe mais informal e economicamente carente, mantendo esse padrão de forma linear e crescente, visto que empreender está longe da realidade dos mais desfavorecidos.

Infere-se, portanto, que a pedra deve ser retirada do caminho para o desenvolvimento social. Sendo assim, cabe ao governo brasileiro sancionar medidas para estimular o empreendedorismo e possibilitar novas oportunidades no país.

Compartilhar

2 Correções

  1. A redação possui um bom domínio da estrutura. Os argumentos deveriam ser mais aprofundados. Tenha cuidado com os elementos da proposta de intervenção (agente, ação, por meio ou modo, finalidade e detalhamento. Só apresentou somente dois o agente e a ação, deveria desenvolver um pouco mais. Cuidado com as regras gramaticais, com a pontuação. Mas fora isso a redação está boa. Eu daria a nota 640.
    Competência: 1- 160. 2- 160. 3- 120. 4- 120. 5- 80. Continue a persistir.

    • 1
  2. ATENTE-SE A CORREÇÃO

    “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Por meio desse trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, nota-se que a sociedade, ao longo do seu desenvolvimento, encontra desafios. Por analogia, os obstáculos*(AUSÊNCIA DE ARTIGO)) empreender no Brasil são notáveis, contribuindo para a terceirização de trabalhadores no mercado. Sob essa conjuntura, convém a análise das principais causas e consequências desse entrave social.

    A priori, vale ressaltar que o Brasil está entre os principais países menos incentivadores para*(NÃO CABE PREPOSIÇÃO) o empreendedorismo, já que os impostos e a burocracia são grandes. A empresária de sucesso Val Marchiori, fundadora da gigante transportadora ”Valmar Transportes”, considera que os impasses para ter o próprio negócio no país são muito maiores, exigindo assim muito esforço pessoal e conhecimento para criar e manter uma empresa em atividade. Nessa perspectiva, é inegável que as exigências fiscais no Brasil torna desanimador abrir o próprio negócio, uma vez que mostra-se*(ERRO GRAMATICAL, O CORRETO SERIA: QUE SE MOSTRA) uma missão quase impossível*( ARGUMENTOS FRACOS, POUCA SEGURANÇA NO EXPOSTO/TESE).

    Ademais, a atual situação no mercado colabora, de forma exponencial, para a terceirização do trabalho. No ”O Poço”, produzido pela Netflix, existe uma hierarquia que projeta a desigualdade financeira, já que o grupo social mais acima dos andares de um prédio são os mais privilegiados. Fora das telas, o cenário atual evidencia que a terceirização acontece com a classe mais informal e economicamente carente, mantendo esse padrão de forma linear e crescente, visto que empreender está longe da realidade dos mais desfavorecidos.*(PROBLEMATIZAR A TERCEIRIZAÇÃO EXPÕE SEU DESCONHECIMENTO A CERCA DA TEMÁTICA )

    Infere-se, portanto, que a pedra deve ser retirada do caminho para o desenvolvimento social. Sendo assim, cabe ao governo brasileiro sancionar medidas para estimular o empreendedorismo e possibilitar novas oportunidades no país.*(AUSÊNCIA DE DETALHAMENTO E COMO ISSO SERÁ FEITO.)

    CONSIDERAÇÕES FINAIS:

    *ERROS GRAMATICAIS.
    AUSÊNCIA DE ARTIGO;
    OS OBSTÁCULOS EMPREENDER;
    QUE MOSTRA-SE;
    ERRO DE PREPOSIÇÃO.

    *REPERTÓRIO.
    CARLOS DRUMMOND;
    VAL MARCHIOR;
    O POÇO.

    *PROJETO DE TEXTO.
    Primeiro parágrafo e ultimo carecem de mais periodos e detalhamento desses respectivos pontos: Tese pré argumentada e inchertia frasal.

    *CONECTIVOS.
    POR MEIO DESSE;
    POR ANALOGIA;
    SOB ESSA CONJUNTURA;
    A PRIORI;
    NESSA PERSPECTIVA;
    ADEMAIS.

    *PROPOSTA DE INTERVÊNÇÃO
    QUEM VAI FAZER? GOVERNO;
    O QUE? ESTIMULAR O EMPREENDEDORISMO;
    COMO SERÁ FEITO? AUSÊNCIA
    PARA QUE? RETIRAR PERCALÇOS SOCIAIS
    DETALHAMENTO? AUSÊNCIA

    C1 – 160P -Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    C2 – 120P – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão
    C3 – 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    C4 – 160 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    C5 – 80P – Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    680P

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.