(por favor corrigir de acordo com as competências do enem) Na obra cinematográfica “Dormindo com o Inimigo” a personagem principal passa por um relacionamento abusivo onde ocorrem agressões físicas e verbais. Fora da ficção, percebe-se que muitas pessoas encontram-se na mesma situação, visto que as incidências desse tipo de relação, no Brasil, são altas. Assim, destacam-se dois problemas principais: o machismo enraizado na sociedade e a falta de discussão sobre o assunto.
Em primeiro plano, analisa-se que o Brasil ainda é extremamente machista. No livro “O Feminismo é para Todo Mundo” de Bell Hooks, a autora cita a superioridade dos homens como um dos maiores desafios atualmente, uma vez que esse grupo é ensinado a agir de forma soberana com mulheres e crianças. Ademais, outro tipo de relacionamento tóxico dito por Hooks em sua obra é o parental, também uma consequência dessa desigualdade de gênero.
Outrossim, é essencial observar que, segundo uma pesquisa realizada pela
ONU, mais de 70% das mulheres já sofreram injúrias de parceiros e familiares. Desse modo, infere-se que é necessário que elas sejam orientadas à falar sobre e distinguir esse tipo de comportamento, já que a ignorância contribui para a permanência do desrespeito e de relações destrutivas.
Tendo em vista os fatos mencionados, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente com o Governo Federal, providenciem capital e visibilidade para organizações que lutam pelos direitos das mulheres, com o fito de diminuir a desigualdade. Além disso, esses órgãos precisam inserir em escolas e comunidades palestras para conscientizar a população a perceber quais relações são saudáveis e quais devem ser extinguidas. Assim, as vivências da personagem de “Dormindo com o Inimigo” não serão mais uma realidade frequente.
Smirna
C1: 120
Em vários momento houve equívocos no uso da vírgula, ou em excesso ou em falta. Além de outros desvios.
“Dormindo com o Inimigo” a personagem” – Precisava de vírgula depois do título do filme.
“pesquisa realizada pela ONU” – NÃO se escreve abreviado sem antes citar por extenso no o nome da entidade.
“orientadas à falar” – NÃO tem crase nessa “a”.
“PROVIDENCIEM capital e visibilidade” – Nesse caso é “PROVIDENCIE”, pois, você está se referindo ao Ministério de Justiça e Segurança Pública.
“inserir em escolas e comunidades” – Os exemplos deveriam estar entre vírgulas, “inserir, em escolas e comunidades, palestras…”.
Contudo, PARABÉNS por ter mantido uma boa divisão de linhas durante o texto, isso facilita a leitura.
C2: 80
Se ateve a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo. Entretanto, se desviou bastante da temática proposta.
Você apenas discorreu sobre como as mulheres se encaixam nesse cenário dos relacionamentos abusivos. Quais as origens desse problema? O que exatamente é um relacionamento abusivo?
Na sua conclusão você solta um “em escolas e comunidades palestras para conscientizar a população a perceber quais relações são saudáveis e quais devem ser extinguidas”, sendo que durante todo o texto sequer foi citado o que é um relacionamento abusivo.
C3: 120
Trouxe várias referências, contudo, as dispôs de forma aleatória, elas ficaram perdidas no meio do restante do texto.
C4: 200
Fez bom uso dos conectivos. Também observei pouca repetição de termos. PARABÉNS POR ISSO!!! Seu texto é fluído e fácil de ser lido e compreendido.
C5: 120
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Tendo em vista os fatos mencionados, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (AGENTE 1), juntamente com o Governo Federal (AGENTE 2), providenciem capital e visibilidade para organizações que lutam pelos direitos das mulheres (AÇÃO), com o fito de diminuir a desigualdade (EFEITO). Além disso, esses órgãos precisam inserir em escolas e comunidades palestras para conscientizar a população a perceber quais relações são saudáveis e quais devem ser extinguidas (AÇÃO/DETALHAMENTO). Assim, as vivências da personagem de “Dormindo com o Inimigo” não serão mais uma realidade frequente (MODO).
Na próxima, recomendo que foque apenas em uma ação eficaz que resolva a problemática por completo. Sua conclusão acabou ficando inacabada por falta dos elementos essenciais que deviriam compô-la.
TOTAL: 640
Anne02021
Olá, sou estudante tbm, mas vou tentar ajudá-la conforme meus estudos. : )
1- Sua introdução está muito boa, só acrescento que poderia explicar mais sobre o repertório.
2- Seu D1 está bom, porém, pontuo que acrescente um fechamento crítico ( para possuir mais coerência).
3- No seu D2 falta tópico frasal e fechamento crítico, um exemplo de TÓPICO FRASAL:
“Outrossim, é válido salientar que a falta de debate sobre relações abusivas na sociedade brasileira, tem estreita relação para a persistência do imbróglio.”
4- Conclusão
1) Sugiro que comece com um tópico frasal.
2) “o Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente com o Governo Federal,”
–> Os ministérios compõem o Governo Federal, ou seja, não conseguem trabalhar sem a participação do governo, logo, não precisa mencionar os dois ( menciona só o ministério).
C1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 160
Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
C2) Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 160
Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
C3)Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
C4)Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 120
Coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana.
–> Para chegar aos 200, sugiro que estude mais sobre tópico frasal e fechamento crítico, se acrescentar esses dois pontos em sua redação, ficará show!
C5) Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 160
Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida.
—> faltou ” por meio de “…
Total: 760
Emillychris
Oii,
Introdução:
Pontos positivos – Usou um repertório logo no início para apresentar o tema, relacionou com os problemas no Brasil e deixou a tese bem clara.
Pontos a melhorar – Troque o “onde” por algum outro termo, tente usar ele apenas para lugares físicos e eu senti um pouco a falta de opinião, no sentido de você falar que essas atitudes causam prejuízos para a sociedade.
Desenvolvimento:
Pontos positivos – (1) Gostei do conhecimento que você trouxe, foi pertinente ao tema e se encaixou bem na problemática; (2) Nesse você já abordou a necessidade de tomar alguma providência a respeito, e no geral, você destrinchou os problemas da tese na mesma ordem ao longo do texto.
Pontos a melhorar – (1) O parágrafo acabou ficando muito expositivo, faltou relacionar ao fato de que era um problema a ser resolvido; (2) É melhor escrever o nome da organização por inteiro e depois, caso for mencionar novamente, colocar a sigla e eu achei que o dado ficou um pouco jogado no texto, poderia ter aprofundado um pouco mais. Ah, e só uma coisinha boba, acho que poderia trocar “ignorância” por falta de informação, sei que o sentido é o mesmo, mas assim faz com que sua ideia não seja interpretada de uma maneira pejorativa.
Conclusão:
Pontos positivos – A posposta de solução resolve os problemas abordados.
Pontos a melhorar – Faltou retomar a tese e o tema e eu achei muito confuso. Tu não deixou tão claro os 5 elementos, tanto que eu identifiquei os agentes, duas ações e o motivo, acredito que as palestras nas escolas sejam a maneira “como” faria aquilo acontecer, mas não ficou bem definido e passa como uma segunda ação facilmente.
C1: Domínio da norma culta – 200
No terceiro parágrafo, “sejam orientadas À falar” está errado, pois não pode ter acento indicativo de crase antes de verbo
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 160
O texto estava de acordo com tema proposto, mas o repertório estava um pouco conflituoso, porque ou ele estava sozinho no parágrafo, sem opinião ou estava apenas citado sem ser trabalhado mais a fundo.
C3: Qualidade da argumentação – 120
Pois o 1º arg estava muito expositivo sem a parte de argumentação em si, e no 2º poderia ter aprofundado com mais exemplos e situações claras.
C4: Coesão textual – 200
Tem no início de pelo menos dois parágrafos o uso de conectivos e no interior deles também.
C5: Qualidade da proposta de solução – 120
Tem, de maneira clara, apenas 3 dos 5 elementos, agente, ação e finalidade, além do mais que você não retomou o tema e muito menos a tese, fazendo com que a proposta de solução ficasse solta no parágrafo.
->800
Sua redação está boa, precisa apenas tomar cuidado com alguns detalhes importantes, mas que são de fácil resolução. Espero ter ajudado!!
Analaura06012005
Olá, antes de tudo quero deixar claro que não sou corretora profissional, sou apenas uma aluna tentando evoluir como você!
INTRODUÇÃO:
No geral, eu adorei sua introdução. Você trouxe um repertório sociocultural, relacionou com o tema e expôs seus dois problemas de forma objetiva e clara. A única coisa que eu incluiria é uma maior explicação do seu tema em relação ao repertório.
Erro gramatical: Visto que (entre vírgulas)
DESENVOLVIMENTO 1:
Seu tópico frasal ficou bem colocado, mas, acredito que você poderia acrescentar o motivo de o Brasil ser um país tão machista, tente imaginar que o corretor não faz ideia de qual é o tema, então, o exponha sempre que possível. Logo após o tópico frasal, você citou uma obra e a relacionou com o tema, mas, senti falta da sua marca de autoria, você simplesmente jogou uma obra e a relacionou com uma obra parental, mas o que isso tem a ver com seu tema? Você deixou muito implícito seu argumento, e não registrou marca de autoria.
DESENVOLVIMENTO 2
Neste desenvolvimento, você não iniciou com o tópico frasal e ele é de extrema importância para o corretor saber com que está lidando, você somente o iniciou jogando um dado estatístico mas não o contextualizou antes. Novamente, você não registra marca de autoria, você apenas afirma o que o dado/citação já disse.
CONCLUSÃO:
Apesar de ser uma conclusão, ela também necessita de um tópico frasal, e você não o colocou. De maneira geral, sua conclusão está bem completa, com agente, modo, como, finalidade e detalhamento. Ao final, retornou a sua primeira citação o que é extremamente necessário.
DICAS:
· Quando você usa a palavra “tipo”, ela não é considerada uma palavra da língua formal, então, tende muda-las.
· Tópico frasal: Uma pequena linha que exponha de forma breve o que será discutido em um determinado parágrafo.
NOTA:
C1: 160 (poucos desvios gramaticais)
C2: 160 (domina um texto disertativo argumentativo)
C3: 120 (não registra marca de autoria)
C4: 200 (apresentou vários repertórios)
C5: 200 (ótima conclusão)
FINAL: 840