Origens e soluções para o problema dos relacionamentos abusivos na sociedade brasileira

  • 0

(por favor corrigir de acordo com as competências do enem) Na obra cinematográfica “Dormindo com o Inimigo” a personagem principal passa por um relacionamento abusivo onde ocorrem agressões físicas e verbais. Fora da ficção, percebe-se que muitas pessoas encontram-se na mesma situação, visto que as incidências desse tipo de relação, no Brasil, são altas. Assim, destacam-se dois problemas principais: o machismo enraizado na sociedade e a falta de discussão sobre o assunto.

Em primeiro plano, analisa-se que o Brasil ainda é extremamente machista. No livro “O Feminismo é para Todo Mundo” de Bell Hooks, a autora cita a superioridade dos homens como um dos maiores desafios atualmente, uma vez que esse grupo é ensinado a agir de forma soberana com mulheres e crianças. Ademais, outro tipo de relacionamento tóxico dito por Hooks em sua obra é o parental, também uma consequência dessa desigualdade de gênero.

Outrossim, é essencial observar que, segundo uma pesquisa realizada pela
ONU, mais de 70% das mulheres já sofreram injúrias de parceiros e familiares. Desse modo, infere-se que é necessário que elas sejam orientadas à falar sobre e distinguir esse tipo de comportamento, já que a ignorância contribui para a permanência do desrespeito e de relações destrutivas.

Tendo em vista os fatos mencionados, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente com o Governo Federal, providenciem capital e visibilidade para organizações que lutam pelos direitos das mulheres, com o fito de diminuir a desigualdade. Além disso, esses órgãos precisam inserir em escolas e comunidades palestras para conscientizar a população a perceber quais relações são saudáveis e quais devem ser extinguidas. Assim, as vivências da personagem de “Dormindo com o Inimigo” não serão mais uma realidade frequente.

Compartilhar

4 Correções

  1. C1: 120
    Em vários momento houve equívocos no uso da vírgula, ou em excesso ou em falta. Além de outros desvios.

    “Dormindo com o Inimigo” a personagem” – Precisava de vírgula depois do título do filme.
    “pesquisa realizada pela ONU” – NÃO se escreve abreviado sem antes citar por extenso no o nome da entidade.
    “orientadas à falar” – NÃO tem crase nessa “a”.
    “PROVIDENCIEM capital e visibilidade” – Nesse caso é “PROVIDENCIE”, pois, você está se referindo ao Ministério de Justiça e Segurança Pública.
    “inserir em escolas e comunidades” – Os exemplos deveriam estar entre vírgulas, “inserir, em escolas e comunidades, palestras…”.

    Contudo, PARABÉNS por ter mantido uma boa divisão de linhas durante o texto, isso facilita a leitura.

    C2: 80
    Se ateve a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo. Entretanto, se desviou bastante da temática proposta.

    Você apenas discorreu sobre como as mulheres se encaixam nesse cenário dos relacionamentos abusivos. Quais as origens desse problema? O que exatamente é um relacionamento abusivo?

    Na sua conclusão você solta um “em escolas e comunidades palestras para conscientizar a população a perceber quais relações são saudáveis e quais devem ser extinguidas”, sendo que durante todo o texto sequer foi citado o que é um relacionamento abusivo.

    C3: 120
    Trouxe várias referências, contudo, as dispôs de forma aleatória, elas ficaram perdidas no meio do restante do texto.

    C4: 200
    Fez bom uso dos conectivos. Também observei pouca repetição de termos. PARABÉNS POR ISSO!!! Seu texto é fluído e fácil de ser lido e compreendido.

    C5: 120
    Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).

    Tendo em vista os fatos mencionados, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (AGENTE 1), juntamente com o Governo Federal (AGENTE 2), providenciem capital e visibilidade para organizações que lutam pelos direitos das mulheres (AÇÃO), com o fito de diminuir a desigualdade (EFEITO). Além disso, esses órgãos precisam inserir em escolas e comunidades palestras para conscientizar a população a perceber quais relações são saudáveis e quais devem ser extinguidas (AÇÃO/DETALHAMENTO). Assim, as vivências da personagem de “Dormindo com o Inimigo” não serão mais uma realidade frequente (MODO).

    Na próxima, recomendo que foque apenas em uma ação eficaz que resolva a problemática por completo. Sua conclusão acabou ficando inacabada por falta dos elementos essenciais que deviriam compô-la.

    TOTAL: 640

    • 1
  2. Olá, sou estudante tbm, mas vou tentar ajudá-la conforme meus estudos. : )
    1- Sua introdução está muito boa, só acrescento que poderia explicar mais sobre o repertório.

    2- Seu D1 está bom, porém, pontuo que acrescente um fechamento crítico ( para possuir mais coerência).

    3- No seu D2 falta tópico frasal e fechamento crítico, um exemplo de TÓPICO FRASAL:
    “Outrossim, é válido salientar que a falta de debate sobre relações abusivas na sociedade brasileira, tem estreita relação para a persistência do imbróglio.”

    4- Conclusão
    1) Sugiro que comece com um tópico frasal.
    2) “o Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente com o Governo Federal,”
    –> Os ministérios compõem o Governo Federal, ou seja, não conseguem trabalhar sem a participação do governo, logo, não precisa mencionar os dois ( menciona só o ministério).

    C1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 160
    Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2) Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 160
    Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.

    C3)Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
    Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    C4)Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 120
    Coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana.
    –> Para chegar aos 200, sugiro que estude mais sobre tópico frasal e fechamento crítico, se acrescentar esses dois pontos em sua redação, ficará show!

    C5) Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 160
    Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida.
    —> faltou ” por meio de “…

    Total: 760

    • 1
  3. Oii,

    Introdução:
    Pontos positivos – Usou um repertório logo no início para apresentar o tema, relacionou com os problemas no Brasil e deixou a tese bem clara.
    Pontos a melhorar – Troque o “onde” por algum outro termo, tente usar ele apenas para lugares físicos e eu senti um pouco a falta de opinião, no sentido de você falar que essas atitudes causam prejuízos para a sociedade.

    Desenvolvimento:
    Pontos positivos – (1) Gostei do conhecimento que você trouxe, foi pertinente ao tema e se encaixou bem na problemática; (2) Nesse você já abordou a necessidade de tomar alguma providência a respeito, e no geral, você destrinchou os problemas da tese na mesma ordem ao longo do texto.
    Pontos a melhorar – (1) O parágrafo acabou ficando muito expositivo, faltou relacionar ao fato de que era um problema a ser resolvido; (2) É melhor escrever o nome da organização por inteiro e depois, caso for mencionar novamente, colocar a sigla e eu achei que o dado ficou um pouco jogado no texto, poderia ter aprofundado um pouco mais. Ah, e só uma coisinha boba, acho que poderia trocar “ignorância” por falta de informação, sei que o sentido é o mesmo, mas assim faz com que sua ideia não seja interpretada de uma maneira pejorativa.

    Conclusão:
    Pontos positivos – A posposta de solução resolve os problemas abordados.
    Pontos a melhorar – Faltou retomar a tese e o tema e eu achei muito confuso. Tu não deixou tão claro os 5 elementos, tanto que eu identifiquei os agentes, duas ações e o motivo, acredito que as palestras nas escolas sejam a maneira “como” faria aquilo acontecer, mas não ficou bem definido e passa como uma segunda ação facilmente.

    C1: Domínio da norma culta – 200
    No terceiro parágrafo, “sejam orientadas À falar” está errado, pois não pode ter acento indicativo de crase antes de verbo

    C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 160
    O texto estava de acordo com tema proposto, mas o repertório estava um pouco conflituoso, porque ou ele estava sozinho no parágrafo, sem opinião ou estava apenas citado sem ser trabalhado mais a fundo.

    C3: Qualidade da argumentação – 120
    Pois o 1º arg estava muito expositivo sem a parte de argumentação em si, e no 2º poderia ter aprofundado com mais exemplos e situações claras.

    C4: Coesão textual – 200
    Tem no início de pelo menos dois parágrafos o uso de conectivos e no interior deles também.

    C5: Qualidade da proposta de solução – 120
    Tem, de maneira clara, apenas 3 dos 5 elementos, agente, ação e finalidade, além do mais que você não retomou o tema e muito menos a tese, fazendo com que a proposta de solução ficasse solta no parágrafo.

    ->800
    Sua redação está boa, precisa apenas tomar cuidado com alguns detalhes importantes, mas que são de fácil resolução. Espero ter ajudado!!

    • 1
  4. Olá, antes de tudo quero deixar claro que não sou corretora profissional, sou apenas uma aluna tentando evoluir como você!

    INTRODUÇÃO:

    No geral, eu adorei sua introdução. Você trouxe um repertório sociocultural, relacionou com o tema e expôs seus dois problemas de forma objetiva e clara. A única coisa que eu incluiria é uma maior explicação do seu tema em relação ao repertório.

    Erro gramatical: Visto que (entre vírgulas)

    DESENVOLVIMENTO 1:

    Seu tópico frasal ficou bem colocado, mas, acredito que você poderia acrescentar o motivo de o Brasil ser um país tão machista, tente imaginar que o corretor não faz ideia de qual é o tema, então, o exponha sempre que possível. Logo após o tópico frasal, você citou uma obra e a relacionou com o tema, mas, senti falta da sua marca de autoria, você simplesmente jogou uma obra e a relacionou com uma obra parental, mas o que isso tem a ver com seu tema? Você deixou muito implícito seu argumento, e não registrou marca de autoria.

    DESENVOLVIMENTO 2

    Neste desenvolvimento, você não iniciou com o tópico frasal e ele é de extrema importância para o corretor saber com que está lidando, você somente o iniciou jogando um dado estatístico mas não o contextualizou antes. Novamente, você não registra marca de autoria, você apenas afirma o que o dado/citação já disse.

    CONCLUSÃO:

    Apesar de ser uma conclusão, ela também necessita de um tópico frasal, e você não o colocou. De maneira geral, sua conclusão está bem completa, com agente, modo, como, finalidade e detalhamento. Ao final, retornou a sua primeira citação o que é extremamente necessário.

    DICAS:

    · Quando você usa a palavra “tipo”, ela não é considerada uma palavra da língua formal, então, tende muda-las.

    · Tópico frasal: Uma pequena linha que exponha de forma breve o que será discutido em um determinado parágrafo.

    NOTA:
    C1: 160 (poucos desvios gramaticais)
    C2: 160 (domina um texto disertativo argumentativo)
    C3: 120 (não registra marca de autoria)
    C4: 200 (apresentou vários repertórios)
    C5: 200 (ótima conclusão)

    FINAL: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.