Origens e soluções para o problema dos relacionamentos abusivos

  • 1

A constituição de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, segundo a análise do jurista Luigi Ferrajoli, é considerada uma das mais avançadas do mundo, no que se refere a direitos e garantias fundamentais. Entretanto quando é observado os desafios enfrentados na luta contra os relacionamentos abusivos, percebe-se que os direitos e o bem-estar da população, é constatada na teoria e não na prática. Pode-se observar que a problemática é desenvolvida não só pelo machismo, que ainda predomina na sociedade, como também pela má eficiência do governo para seu combate.

Em primeira análise é possível analisar a ausência de medidas governamentais para o combate dos relacionamentos abusivos. Segundo a constituição, o Estado deve promover o bem de todos, sem nenhuma forma de discriminação, contudo, isso não parece estar ocorrendo no Brasil. Diante desta perspectiva, por causa da baixa operação das autoridades as relações abusivas vêm causando graves problemas psicológicos e físicos em suas vítimas. Dessa forma, fica claro, que as ações governamentais, com urgência, precisam mudar seu posicionamento.

Ademais, o machismo, também pode ser apontado como promotor do problema. A maioria das vítimas do relacionamento abusivo são mulheres. De acordo com a ONU, 3 a cada 5 mulheres são vítimas de uma relação abusiva, diante disso, é perceptível que o machismo influência diretamente no relacionamento abusivo, além de outros problemas causados por ele. Tudo isso relata a resolução do problema, já que o machismo contribui este empecilho.

Portanto, percebe-se que cabe ao Ministério da Justiça, responsável pela defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais, providenciar ações protecionistas, para as vítimas desse tipo de relacionamento, cabe também ao Ministério do trabalho, responsável pela política e pelas diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio aos trabalhadores brasileiros, punir os relacionamentos abusivos nos ambientes do trabalho. Tudo isso para que o índice dessas relações abusivas diminua e menos pessoas passem por esse tipo de abuso.

( Se possível coloquem a nota pfvr)

Compartilhar

5 Correções

  1. Introdução:
    A constituição de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, segundo a análise do jurista Luigi Ferrajoli, é considerada uma das mais avançadas do mundo, [1] no que se refere a direitos e garantias fundamentais. Entretanto [2] quando é observado os desafios enfrentados na luta contra os relacionamentos abusivos, percebe-se que os direitos e o bem-estar da população, [3] é constatada na teoria e não na prática. [4] Pode-se observar que a problemática é desenvolvida não só pelo machismo, que ainda predomina na sociedade, como também pela má eficiência do governo para seu combate.

    Obs.:
    1 – Equívoco de vírgula.
    2 – Sempre após um conectivo usa-se vírgula.
    3 – Equívoco de vírgula.
    4 – Sempre use um conectivo para apresentar a sua tese, além de ser uma forma de conectar as partes do seu texto.

    Desenvolvimento 01:
    Em primeira análise [1] é possível analisar a ausência de medidas governamentais para o combate dos relacionamentos abusivos. Segundo a constituição, [2] o Estado deve promover o bem de todos, sem nenhuma forma de discriminação, [3] contudo, isso não parece estar ocorrendo no Brasil. [4] Diante desta perspectiva, por causa da baixa operação das autoridades [5] as relações abusivas vêm causando graves problemas psicológicos e físicos em suas vítimas. Dessa forma, fica claro, [6] que as ações governamentais, com urgência, precisam mudar seu posicionamento.

    Obs.:
    Antes de tudo, quero apontar um erro gravíssimo! SEMPRE que você chegar nos parágrafos de desenvolvimentos, você precisa seguir a ordem de apresentação dos argumentos que você colocou na tese. Então, seguindo a ordem, primeiro deve ser sobre o machismo.
    1 – Ausência de vírgula.
    2 – A inicial de “Constituição” é maiúscula e aconselho colocar o restante “Federal”.
    3 – Coloque um ponto final e iniciei com letra maiúscula.
    4 – Porque não está ocorrendo no Brasil? Explique, coloque um “visto que” e comece a explicar.
    5 – Ausência de vírgula.
    6 – Equívoco de vírgula.
    Tá precisando argumetar mais.

    Desenvolvimento 02:
    Ademais, o machismo, [1] também pode ser apontado como promotor do problema. [2] A maioria das vítimas do relacionamento abusivo são mulheres. [3] De acordo com a ONU, 3 a cada 5 mulheres são vítimas de uma relação abusiva, [4] diante disso, é perceptível que o machismo influência diretamente no relacionamento abusivo, além de outros problemas causados por ele. [5] [6] Tudo isso relata a resolução do problema, já que o machismo contribui este empecilho.

    Obs.:
    Antes de tudo, troque a ordem dos parágrafos.
    1 – Equívoco de vírgula.
    2 – Ausência de conectivo, coloque um “Isso porque”.
    3 – Só isso de explicação? Se aprofunde.
    4 – Coloque um ponto final e, depois, inicie com letra minúscula. Sempre separe repertório de argumentação.
    5 – Quais problemas? Cite-os.
    6 – Ausência de conectivo.
    Argumentação pouca, sempre argumente em torno de 8 a 9 linhas e falando as consequências para deixar a sua argumentação mais consistente.

    Conclusão:
    Portanto, percebe-se que cabe ao Ministério da Justiça, responsável pela defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais, providenciar ações protecionistas, para as vítimas desse tipo de relacionamento, cabe também ao Ministério do trabalho, responsável pela política e pelas diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio aos trabalhadores brasileiros, punir os relacionamentos abusivos nos ambientes do trabalho. Tudo isso para que o índice dessas relações abusivas diminua e menos pessoas passem por esse tipo de abuso.

    Obs.:
    Antes de mais nada, eu te aconselho a fazer somente uma proposta de intervenção, pois não é mais obrigatório resolver os dois problemas. Então, foque em apenas uma proposta e detalhe ao máximo. Invista essas linhas da segunda proposta nós sesenvolvimentos.
    Cadê o meio?
    Cadê o detalhamento das duas propostas?

    Nota:
    c1: 160
    c2: 120
    c3: 160
    c4: 160
    c5: 120
    Total: 720

    • 1
  2. Critérios Enem

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. …
    Bom.

    Compreensão da proposta de redação. …
    Regular. Fuga do tema ao colocar governo no meio.

    Seleção e organização das informações. …
    Regular. Faltou repertório e ler mais.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. …
    Bom.

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos…
    Regular. É cilada achar que toda medida estatal respeitará os direitos humanos, como se colocasse todo mundo num campo de concentração e impusessem mais leis, resolveria todos os problemas do mundo…

    • 0
  3. Segundo a Constituição [C deve ser maiúsculo].
    Diante desta perspectiva, por causa da baixa operação das autoridades [faltou vírgula] as relações
    Tudo isso relata a resolução do problema, já que o machismo contribui PARA este empecilho.
    180 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    Se ateve ao tema
    200 – 2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    Sobre seu projeto de texto, perceba que você cita a primeira causa que você cita deve coincidir com seu D1 e a causa 2, respectivamente. Parece bobo, mas é uma organização lógica. Então tenha cuidado, “machismo” deveria ser o assunto do seu D1.
    Seus argumentos se relacionam ao tema de forma produtiva.
    160 -Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Senti falta de mais conectivos, mas só um pouco.
    180 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Você diz o que precisa ser feito, mas não diz como. assim, sua conclusão fica superficial e cai no senso comum.

    120 – Respeito aos direitos humanos
    Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    Total: 840

    • 0
  4. A introdução quando cita os argumentos é mais interessante que no desenvolvimentos eles estejam em ordem , d1 sobre o machismo e d2 sobre a má eficiência do governo.
    Na conclusão (“Tudo isso para que…”) não fica muito coerente, poderia ser “Somente assim, será possível a diminuição no índice de relacionamentos abusivos e menos pessoas acabará passando por esse tipo de abuso.”
    Logo, pelo que vi sobre sua redação, ela teria nota 900.

    • 0
  5. Oi, boa noite Maria :)
    Gostei da sua redação, você escreve bem.
    (Lembrando que sou apenas uma estudante e essas observações e notas não deve ser levada totalmente em consideração).
    Quero ressaltar alguns pontos, primeiro na introdução quando você citou os argumentos é mais interessante que no desenvolvimentos eles estejam em ordem ( “é desenvolvida não só pelo machismo, que ainda predomina na sociedade, como também pela má eficiência do governo para seu combate.”), d1 sobre o machismo e d2 sobre a má eficiência do governo.
    Na conclusão (“Tudo isso para que…”) não fica muito coerente, poderia ser “Somente assim, será possível a diminuição no índice de relacionamentos abusivos e menos pessoas acabará passando por esse tipo de abuso.”

    C1: 180
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 190
    Total: 870
    Parabéns, continue estudando você vai longe

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.