Diversos debates sobre Orientação e Diversidade Sexual são comumente levantados pela sociedade, principalmente em ambientes acadêmico-científicos, levando – nos a frequentemente (re)pensar nossas concepções sobre como lidar com questões ligadas a gênero e orientação sexual.
Um dos debates levantados que relaciona – se com o tema proposto é a forma como utiliza – se a língua portuguesa e como sua estrutura é muito binária: As palavras tem gênero, e no âmbito dos estudos linguísticos, sintático, semânticos e lexicais, pode – se observar como isso relaciona – se com aspectos socioculturais e de uma linguagem ainda muito restrita com relação à abrangência de gênero, levando – se em consideração que não existem apenas dois gêneros.
Concomitantemente a esdes estudos linguísticos, também é possível observar – se certas tendências no ambiente artístico e cinematográfico para se debater estas questões. Um exemplo disso é a série “Sex education”, que levantada diversas discussões sobre preconceito, violência, sexualidade e adolescência.
Outro problema muito comum relacionado com à orientação sexual de indivíduos é a marginalização que pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQI+ sofrem por parte de indivíduos preconceituosos que fazem juízos de valores sobre estas pessoas.
Portanto, buscando reduzir a ocorrência de casos de discriminação e violência sofridos por diversos indivíduos, a Secretaria da Educação deveria promover palestras em escolas e universidades públicas que fossem abertas ao público em geral, sendo promovidas por profissionais qualificados, como antropólogos, psicólogos, pedagogos e sociólogos para debater e expor dados sobre os assuntos em questão, informando a população.
MariaVicart
Olá, eu queria dizer que sua redação está incrível.
A estrutura da redação está bem harmônica, os conectivos muito bem usados no texto, os argumentos e a bagagem que você mostrou que tem sobre o texto mostra que você sabe do que o tema pede.
É um texto bem direto e isso é um ponto positivo, vi uns errinho de gramática nele,mas não é algo que modifique o valor da sua redação.
Bom, minha nota ao meu ver: 780
Comp.1:160
Comp.2160
Comp.3:100
Comp.4:180
Comp.5:180
Daniel Barbosa
Boa noite!
A introdução ficou impecável. Não encontrei nada de informalidade.
Nos parágrafos do desenvolvimento, foram explicados como deveriam ser.
Em sua conclusão ficou bem claro a intervenção conforme pede o Enem…
Parabéns!
Sucesso para você.
Nao sou especialista nenhum corretor profissional de redação, mais você merece:
C1 – 120
C2 – 160
C3 – 100
C4 – 180
C5 – 180
NOTA: 800
kallline
olá
Vejo que coloca muito “-se”, você poderia tirar e continuar o texto normalmente, por exemplo; no segundo parágrafo “levando-se em consideração…” pode só colocar ” levando em consideração”. Como isso também se repete no terceiro parágrafo “também é possível observar-se certas…” para ” observar certas…”
– No segundo parágrafo pode usar algum conectivo- usar até dois conectivos em cada paragrafo
– Poderia detalhar mais o quarto parágrafo, sinto que falta mais explicação
– Pois, cada parágrafo- introdução 6 a 7 linhas- 2 parágrafo (desenvolvimento) 7 a 8 linhas- terceiro (desenvolvimento) 7 a 8 linhas e por fim, o 4 leva de 8 a 9 linhas ( não é obrigatório, mas vi em um curso de redação coringa que isso é o ideal)
-Bom, você está de parabéns, não tem erros gramaticais. Para mim, seu texto está coeso e coerente. Só nesses aspectos que acho que precise mudar ( não sou uma corretora, muito menos uma professora. Mas espero ter ajudado de alguma forma)