Ordem e Progresso

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É notório que existe uma deficiência em relação ás Políticas Públicas da Educação no Brasil.Isso pode ser atestado pelo número de alunos que evadem das instituições de ensino e permanecem sem estudar.Ademais,os alunos não se sentem acolhidos pela instituição e acabam perdendo o interesse em frequentar o ambiente acadêmico.

Com relação ao número de alunos de escolas públicas,municipais e estaduais que não estão na escola,um censo da UNICEF afirmou que cerca de 3,5 milhões de alunos das escolas públicas no Brasil foram reprovados.Outro dado importante pode ser encontrado no Portal do MEC ( Ministério da Educação) onde diz que segundo uma pesquisa feita em 2016 – 2.8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos não estudam.Dados estes que corroboram com a ideia de que a evasão escolar é um problema alarmante no Brasil.

Visto que as escolas não oferecem uma boa estrutura com professores que estejam preparados para lidar com os alunos que possuem diferentes necessidades,o professor precisa dividir sua atenção entre turmas lotadas e,às vezes,um aluno com necessidades especiais.Esse problema poderia ser resolvido com a contratação de profissionais de apoio mas,em sua ausência,o professor fica sobrecarregado.Isso promove um déficit na aprendizagem dos educandos,os desmotivando e proporcionando assim mais a evasão escolar já que os mesmos não se sentem acolhidos.

Para atender a esses alunos com necessidades especiais que são muitas vezes marginalizados dentro do ambiente escolar,as políticas públicas da educação devem promover atendimento especializado nas instituições de ensino.O investimento na formação continuada dos educadores nas escolas se mostra imperativo para que um ambiente se torne mais acolhedor e,com o tempo,a imagem,por vezes negativa das escolas possa mudar,atraindo assim os alunos para o ambiente escolar.Um exemplo positivo sobre Políticas Públicas da educação eficiente é o Programa Escola Viva que oferece uma estrutura diferenciada,um currículo inovador e uma expansão de permanência do aluno na escola para 9 horas e 30 minutos com atividades extracurriculares de interesse para os alunos.Projetos assim ajudam para que as Políticas Públicas de Educação no Brasil cumpra seu papel de transformar vidas e,consequentemente,a sociedade.

 

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2 Correções

  1. Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
    C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
    Eu não sei se você teve dificuldade em espaçar após pontos finais e vírgulas no computador, mas se lembre que você deve fazer isso caso escreva uma redação on-line. Em contrapartida, você espaçou entre os parênteses, o que não ocorre.
    Desconsiderando isso, não percebi erros graves em sua escrita, apenas alguns vícios de fala ou vírgulas mal posicionadas. Acredito que sua nota estaria por volta dos 160 pontos.
    C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    É possível verificar a tese e os argumentos válidos, com bons repertórios. Acredito que o exemplo do Programa Escolar Viva poderia ser utilizado no D2, já que lá eu senti falta de algo concreto. Foi apresentado um fato, porém sem dados, pensadores, filósofos, livros, ou algo que valide a informação, entende? Além disso, há uma ideia que poderia ser utilizada na proposta de intervenção, ficaria melhor localizado. Acredito que a nota aqui seria 120.
    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    No D1, senti que você não soube organizar muito bem a primeira ideia, já que o dado fala sobre reprovação e você falou sobre evasão. Acredito que você quis dizer que alunos reprovados saem da escola, mas você deveria ter deixado explícita essa sua opinião, defendendo melhor seu ponto de vista. A questão do D2 eu já falei acima, e aqui creio que teria um peso também. Acredito que sua nota ficaria entre 80-120.
    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Acredito que daria para ter usado mais conectivos, mas você soube os usar de uma forma bacana. Acredito que sua nota seria 160-200.
    C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Como já dito, acredito que seu D2 seria uma boa proposta de intervenção e que o Projeto deveria ser melhor localizado. De qualquer forma, você poderia ter detalhado mais como e por quem ela será feita. Acredito que sua nota seria entre 120 pontos.

    É isso, sua escrita é excelente e tenho certeza que só tende a melhorar. Beijinhoss

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  2. Olá Yasmin, tudo bem? Espero que sim, na medida do possível. Ótima redação, farei alguns apontamentos, se me permite.

    – Na Introdução:
    Primeiro, acredito que esse “ás” presente no seguinte trecho: “(…) em relação ás Políticas Públicas da Educação no Brasil”, não foi proposital. Gostei bastante da sua introdução, foi concisa e, na contramão de muitas redações, não fez nenhuma alusão. Em meio há tantas que as fazem, parabéns pelo diferencial. Sempre que pontuar, use um espaço. Seu texto fica menos poluído. No mais, aqui, não houve tantos equívocos.
    Daria: 180.

    – No Desenvolvimento I:
    Ótima argumentação, citando, assim, alguns dados sobre a evasão na escolas públicas, municipais e estaduais do nosso país. Acredito que nesse trecho: “(…) Outro dado importante pode ser encontrado no Portal do MEC (Ministério da Educação) onde diz que segundo uma pesquisa feita em 2016 – 2.8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos não estudam.”, você deveria trocar o “onde” por “que”. E, ao invés do “que”, dois pontos. (:). Transcrito, ficaria dessa forma – “(…) Outro dado importante pode ser encontrado no Portal do MEC (Ministério da Educação), que diz, segundo uma pesquisa feita em 2016: “2.8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos não estudam.” No mais, ficou ótimo.
    Daria: 140.

    – No Desenvolvimento II:
    Aqui, há um incongruência (erro) em uma das argumentações. Veja: ” (…) Esse problema poderia ser resolvido com a contratação de profissionais de apoio mas,em sua ausência,o professor fica sobrecarregado.Isso promove um déficit na aprendizagem dos educandos,os desmotivando e proporcionando assim mais a evasão escolar já que os mesmos não se sentem acolhidos.” Ficou bem difícil de compreender o que estava sendo pontuado, sugeriria, porém, que redigisse dessa forma: ” (…) Esse problema poderia ser resolvido com a contratação de profissionais de apoio. Sem estes, os professores sofrem com uma sobrecarga incompatível com o tempo destinado ao seu trabalho. Isso promove, de certa maneira, um déficit na aprendizagem dos educandos, desmotivando-os e proporcionando, desta forma, a evasão escolar em detrimento do acolhimento não vivenciado.”
    Daria, aqui: 140.

    – Na Conclusão:
    Uma ótima proposta de intervenção. Com agente, modo e meio. De fato, efetiva. Contudo, a construção ainda deixa a desejar. Você escreve muito bem, Yasmin! Sugiro que nas próximas utilize o espaço na pontuação, deixará seu texto muito mais atrativo. E utilize, também, palavras como: portanto, em suma, destarte e afins para iniciar sua conclusão. Por fim, daria, em sua conclusão: 80.

    E, pela gramática: 140.
    Sendo assim, sua nota final seria – 680.
    Desde já, uma ótima noite. Curtiu a correção? Segue o perfil pra dar aquela moralzinha! Tamo juntô!

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