Embora a Constituição Federal de 1988 afirme que todos os cidadãos possuem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, nota-se que essa garantia não acontece adequadamente, pois caminhos ainda precisam ser traçados para promover à proteção integral da floresta amazônica. Isso ocorre devido à negligência governamental e ao avanço agrícola. Logo, medidas são necessárias para alterar esse quadro.
Sob esse viés, há de constatar a débil ação governamental, enquanto mantém o impasse. Nesse sentido, o filósofo Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência da entidade do Estado representada por um monstro marinho em proporcionar meios que visem à harmonia social, mediante ações coletivas entre as autoridades. Todavia, nota-se a escassez de medidas adotadas pela federação, tais como criação de áreas de uso sustentável, políticas midiáticas de conscientização e preservação da vegetação nativa. Destarte, essa negligência representa uma das causas do impasse.
Ademais, é preciso considerar o fator grupal. Segundo o ilustre filósofo alemão Jürgen Habermas, a razão comunicativa, ou seja, o diálogo, constitui um elo fundamental no desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulos ao debate na mídia, escola e no próprio seio familiar ocasiona a formação de indivíduos sem pensamento crítico e empatia. Esse, por sua vez, fomenta o livre acesso de grandes empresas do ramo agropecuário na região, deliberando uma destruição da floresta original. Em vista disso, discorrer criticamente a problemática é um dos passos para a consolidação de uma nova sociedade.
Dessarte, com o intuito de mitigar os problemas de preservação na floresta amazônica, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério do meio ambiente, será revertido em ações de conscientização, atráves de propaganda por meio de internet e televisão. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do cuidado com o ecossistema, e a sociedade irá garantir a ordem social.
EmillyAndradreR.
Olá, que escrita encantadora e extremamente satisfatória de ler! Ao analisar seu texto, fiquei impressionada com o uso preciso das palavras. A única sugestão que tenho a destacar seria ampliar a diversidade dos seus repertórios socioculturais, visto que os utilizados são um pouco comuns e podem comprometer sua avaliação (caso o modelo de correção penalize isso).
Outro ponto importante está relacionado à argumentação: seria interessante aprofundar mais o seu ponto de vista, o que ficou evidente no desenvolvimento do seu D1. Por exemplo, ao citar Thomas Hobbes, você apresentou a ideia dele, mas não desenvolveu o seu pensamento sobre o tema. Isso enriqueceria ainda mais o texto. Além disso, sugiro variar os conectivos utilizados. O “pois”, neste caso, poderia ser substituído por outra opção mais apropriada para evitar repetições (indico o conectivo “uma vez que”).
De forma geral, o seu texto está excelente, e esses ajustes são apenas detalhes para torná-lo ainda mais impressionante! Parabéns! 🐝
EmillyAndradreR.
Desculpe, acabei errando na colocação da última dica. Não houve repetições de conectivos em sua redação, a única problemática é apenas a palavrinha “pois”.
Le.Le.Lê
Olá! Sua redação está muito boa. Daqui pra frente é só aprimorar detalhes ;-)
⏺️ INTRO
C1) “promover à proteção integral” crase incorreta
=> promover a proteção integral
C2) Repertório: Constituição Federal de 1988 ✔️
Seria legal você citar, no início do texto (aqui na plataforma), sobre qual tema está escrevendo, assim podemos avaliar sua adequação ao tema proposto.
C3) Coerência ✔️
Projeto de texto: na introdução, o principal aspecto a atentar é antecipar os dois argumentos. ✔️
C4) Conectivos: Embora, pois, Isso, Logo. ✔️
⏺️ D1
C1) “meios que visem à harmonia social” => meios que visem a harmonia social
“visar” é verbo transitivo direto, não exige preposição, e, dessa forma, o uso de crase é incorreto.
C2) Repertório pertinente e produtivo ✔️
C3) Projeto de texto e coerência ✔️
C4) Conectivos: Sob esse viés, enquanto, Nesse sentido, mediante, Todavia, tais como, Destarte ✔️
⏺️ D2
C1) “a falta de estímulos ao debate na mídia, * escola e no próprio seio familiar”
Paralelismo => debate na mídia, na escola e no próprio seio familiar
“fomenta o livre acesso de grandes empresas do ramo agropecuário *na* região”
Fomenta o livre acesso a quê?
Sugestão => o livre acesso de grandes empresas do ramo agropecuário à região
C3) “fator grupal” ficou um trecho meio confuso, receio que você não tenha usado o termo com o significado adequado.
“Esse (?), por sua vez, fomenta o livre acesso de grandes empresas do ramo agropecuário na região”
Esse o quê? A retomada não ficou clara. Talvez tenha sido um erro de digitação, uma palavra faltando.
⚠️ Erro no projeto de texto. Na introdução, você antecipou que o seu segundo argumento envolveria “o avanço agrícola”, mas o parágrafo abordou muito mais a necessidade de debate a respeito da temática, citando o avanço de empresas agropecuárias como uma consequência.
Aliás, faltou explicar melhor como a falta de debate fomenta o domínio desse ramo industrial e como isso, por sua vez, gera desmatamento. ⚠️ Lacuna argumentativa.
C4) Ademais, Segundo, ou seja, Nesse ínterim, por sua vez, Em vista disso ✔️
⏺️ CONCLUSÃO
C1) Letras maiúsculas: “Ministério do meio ambiente” => Ministério do Meio Ambiente
C2) Permaneceu no mesmo tema ✔️
Seria possível fazer uma retomada do repertório utilizado na introdução (Constituição de 1988).
Exemplo => Desse modo, a prerrogativa ambiental prevista na Constituição Cidadã será melhor aplicada.
C3) A proposta de intervenção aborda os dois problemas discutidos no desenvolvimento: falta de ação do governo ✔️ e falta de conscientização ✔️
Desvios de sentido:
“atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do cuidado com o ecossistema,”
Nocivo = prejudicial, danoso
A frase que você escreveu dá a entender que o cuidado com o ecossistema tem um impacto negativo que precisa ser atenuado. Isso não é coerente, o cuidado com o ecossistema é algo positivo.
“a sociedade irá garantir a ordem social.”
Esse trecho ficou um pouco fora de contexto. Primeiramente, porque a sociedade não é o agente da sua proposta de intervenção (mas dá pra aceitar, porque uma sociedade consciente é uma consequência da ação); depois, não estamos tratando sobre “ordem social”, e sim ambiental.
C4) Dessarte, por intermédio, através, por meio de, Desse modo. ✔️
C5) Agente: Tribunal de Contas da União
Ação: direcione capital que será revertido em ações de conscientização
Meio: atráves de propaganda por meio de internet e televisão
Finalidade: mitigar os problemas de preservação na floresta amazônica
Detalhamento: (?)
⏺️ Dica 1: quando usar crase!
Crase é a fusão da preposição “a” com o artigo “a”. Isso quer dizer que ela só será necessária se o verbo da oração for transitivo indireto (que exige preposição) ou transitivo direto-indireto e, além disso, se o substantivo for feminino (exigindo o artigo feminino).
a (preposição) + a (artigo) = à (acento grave => pro lado contrário do agudo)
Dica prática: Agora que você já sabe que só tem crase na frente de substantivos femininos (flor, mulher, viagem, praia, etc.), a dica é: quando estiver em dúvida se vai acento ou não, tente substituir a palavra por um substantivo masculino. Se “a” virar “ao” é porque precisa de crase (à). Isso porque “ao” é formado também pela junção de preposição (a) com artigo (o), e normalmente é mais fácil de identificar.
Exemplo: Fui à escola. => Substituindo o substantivo feminino por um masculino => Fui AO parque. => precisa de crase
Ontem encontrei a Maria. => Substituindo => Ontem encontrei o João. => não precisa de crase
⏺️ Dica 2: Título!
Em alguns vestibulares, o título é obrigatório, porém, esse não é o caso do ENEM. Nessa prova, o título não é exigido e muito menos te dá pontos extra. O que pode acontecer é você cometer algum deslize no título que te desconte pontos (como erros de ortografia), além de ocupar uma linha que seria melhor utilizada em uma argumentação mais profunda — essa sim conta muitos pontos! Por isso, geralmente, é preferível nem colocar título na redação do ENEM (mas nada te impede, se você quiser muito).
É isso aí, seu texto está muito bom, você só precisa continuar treinando e prestando atenção ao seus desvios. Boa sorte na sua jornada! Continue escrevendo :-D
Rael Liira
Parabéns pelo seu texto, demonstra domínio das regras gramaticais para construção de um texto dissertativo-argumentativo, conforme dispõe o regulamento do Enem e de diversos outros vestibulares e até concursos.
Dois pontos que me chamaram atenção: cuidado no uso das crases, há dois usos incorretos no seu texto; na conclusão, você menciona a necessidade de que o TCU direcione recursos, o que não é uma competência desse órgão.
Continue escrevendo!
Alice e Helena
Parabéns pelo seu esforço, se esforce cada vez mais para chegar no seu tão sonhado objetivo.
Não desista e sempre que tiver um tempo livre aproveite este tempo para praticar sua redação.
Mas ainda há muita coisa para melhorar, estou admirada de seu talento e esforço para conseguir produzir um texto tão bom de ser lido.