Quem puder corrigir no modelo Enem ficarei muito grata!!!
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à moradia e ao bem-estar social. Conquanto, percebe-se que na realidade do Brasil atual não há o cumprimento dessa garantia, principalmente para a população de classe baixa, as quais, mais afetadas. Nessa lógica, as falhas dos aspectos governamentais, juntamente com as questões de fiscalização das autoridades públicas, impossibilita que essa parcela da população, desfrute desse direito na prática, fomentando em consequências graves para a sociedade e ao meio ambiente.
Deve-se destacar, de início, os setores governamentais como um dos agravadores do problema. Nesse sentido, conforme Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Nesse contexto, nota-se, no Brasil, que é ocupação desordenada dos espaços urbanos rompe com a defesa do pensador, já que flui em conflitos para o meio ambiente e à sociedade. São recorrentes, os casos de deslizamento de terra, crescente o desmatamento e a impermeabilização do solo, cheias e inundações em rios e córregos, poluição atmosférica do solo, tendo por consequência problemas de saúde à população, gerando acidentes e prejuízos. Dessa forma é inaceitável que, em pleno milênio, aconteça interminavelmente a ocupação desordenada violando o que é exigido constitucionalmente.
Além disso, É cabível observar a teoria da cidade justa elaborada por Platão, em que nela, tudo era perfeita. Entretanto, no estado brasileiro moderno observa-se que a tese do filósofo perde cada vez mais espaço visto que a fiscalização das autoridades se faz plenamente responsável pela ocupação das assinada em favelas, morros e encostas, planícies fluviais, loteamentos quando destinos e ocupação de áreas de risco. Segundo a organização das nações unidas (ONU), no ano de 2005, o Brasil tinha uma taxa de urbanização de 84,2%, até 2050 a porcentagem em centros urbanos deve pular para 93,6%.
destarte, medidas são necessárias para conter o avanço da ocupação desordenada dos espaços urbanos. Assim, necessita-se urgentemente, que o Governo Federal implante programas de moradia eficiente, através do Ministério das Cidades, para que a população mais pobre possa ter acesso ao seu direito e ao saneamento básico. Paralelamente, cabe a mídia promover campanhas publicitárias em redes sociais, escolas, emissoras de televisão, rádios, conscientizando sobre o problema. Desse modo, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.
Nicoli
Você escreveu bem, um alerta com erros despercebidos: como letra maiúscula em inicio de frase; foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Avalie meu comentário!
dudxs73
Introdução:
– A contextualização foi muito bem feita.
– Não há retomada direta ao tema, é necessário na introdução retomar explicitamente o tema, pois aumenta a relação com o tal.
– Você focou mais nos problemas que causam a ocupação desordenada, e não na problematização do tema.
– Falta de concordância no trecho “[…] juntamente com as questões de fiscalização das autoridades públicas, impossibilita que essa parcela…” o uso de “impossibilitam seria o correto.
D1:
– Trocar “, no Brasil, que é ocupação desordenada dos espaços urbanos rompe com a defesa do pensador” para “, no Brasil, que a ocupação desordenada dos espaços urbanos rompe com a defesa do pensador”.
– Muito bem articulado e relacionou muito bem o tema, única incoerência que eu encontrei apontei acima.
D2:
– No primeiro período, o adjetivo perfeito precisa estar no masculino, pois faz menção a “tudo” e não à “cidade”.
– O conectivo “visto que”precisa ser isolado entre vírgulas.
– Organização das Nações Unidas é um nome próprio e precisa ser escrito em letra maiúscula.
– O dado estatístico mesmo que relacionado diretamente ao tema, precisa ser desenvolvido, não só citado.
Conclusão:
– O adjetivo eficiente precisa estar no plural.
– Ótima utilização do repertório.
C1: 120
C2: 180
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Nota: 820
Espero ter ajudado.