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Oceano: um recurso natural que deve ser protegido

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A manutenção da vida na terra depende da sustentação dos recursos naturais presentes nela. Um destes recursos é a água dos oceanos, segundo o site “Mar sem fim” os corais presentes na vida marítima são os principais responsáveis pelo oxigênio na terra, além de que algumas pessoas sobrevivem da pesca marinha. Portanto, constata-se a importância de fundamentar estratégias cuja finalidade é proteger os oceanos e assim reafirma a música de Guilherme Arantes, cantor nacional, “Terra! Planeta Água”. 

A princípio, vale ressaltar que o oceano é fonte de biodiversidade e economia, auxiliando tanto as espécies que residem nela, como das pessoas que precisam deste recurso para sustento econômico.  Proteger o oceano é preservar os animais e plantas que não o fazem sozinhos, facilitando o reconhecimento da dignidade dos seres vivos, por exemplo, na animação “jornada das tartarugas” em que é apresentado o fim trágico de algumas tartarugas que passam por falta sustento ecológico. Salienta-se que também é de grande valia fundamentar as políticas públicas de conservação dos oceanos respeitando as vidas que lá estão.

Desta forma, outro aspecto de suma importância, é a conservação dos oceanos para a vida terrestre, pois o esse fornece um papel importante na transformação do gás carbônico em oxigênio. Assim, a preservação do ambiente em detrimento a poluição, significa fortalecer a vida e as gerações futuras, permitindo a consciência coletiva e de corresponsabilização. Consequentemente, potencializa a economia, aumentando o consumo de alimentos marítimos saudáveis. 

 Enfim, para a conservação do oceano e as diversidade advindas dela, deve-se fomentar a conscientização da população por meio da educação escolar, já que este é um dos principais meios para mudança comportamental. Destarte, sugere-se que o governo faça educação continuada com os professores sobre o tema em questão, para que estes estejam preparados para montar projetos que auxilie a reciclagem e vida sustentável. Por fim, o Estado poderia beneficiar os conteúdos midiáticos que visam à sustentação do oceano, construindo uma cultura ecológica.

 

 

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3 Correções

  1. Larissa, farei algumas observações. Lembrando que, assim como vc, sou apenas um estudante

    A manutenção da vida na (1)terra depende da sustentação dos recursos naturais presentes nela. Um destes recursos é a água dos oceanos,(2)(3) segundo o site “Mar sem fim”(4) os corais presentes na vida marítima(6) são os principais responsáveis pelo oxigênio na (1)terra,(5) além de que algumas pessoas sobrevivem da pesca marinha. Portanto, constata-se a importância de fundamentar estratégias cuja finalidade é proteger os oceanos(7) e(7) assim(7) reafirma(8) a música de Guilherme Arantes, cantor nacional, “Terra! Planeta Água”(9).

    (1) letra inicial maiúscula
    (2) ponto final?
    (3) Sugestão para esse início: A manutenção da vida na Terra depende da sustentação dos recursos naturais presentes nela, sendo a água dos oceanos um desses. Segundo o site “Mar sem fim” …
    (4) vírgula
    (5) sugiro que vc insira uma oração explicativa. Sugestão: “[..] pelo oxigênio na Terra, demonstrando sua importância para a manutenção da vida no planeta”
    (6) nos mares?
    (7) vírgula
    (8) reafirmar
    (9) sua introdução reescrita ficaria da seguinte forma (é apenas uma sugestão): “A manutenção da vida na Terra depende da sustentação dos recursos naturais presentes nela, sendo a água dos oceanos um desses. Nessa perspectiva, segundo o site “Mar sem fim”, os corais são os principais responsáveis por produzir grande parte do oxigênio presente na atmosfera, demonstrando seu papel na conservação da vida no planeta. Além disso, a preservação desse ambiente também é decisiva para aqueles que sobrevivem da pesca marinha. Portanto, constata-se a importância de fundamentar estratégias cuja finalidade é proteger os oceanos.”

    A princípio, vale ressaltar que o oceano é fonte de biodiversidade e economia, auxiliando tanto as espécies que residem nela(10),(11) como das(12) pessoas que precisam deste(13) recurso(14) para sustento econômico. Proteger o oceano é preservar os animais e plantas que não o fazem sozinhos, facilitando o reconhecimento da dignidade dos seres vivos, por exemplo, na animação “(15)jornada das tartarugas” em que é apresentado o fim trágico de algumas tartarugas que passam(16) por(17) falta (18) sustento ecológico. Salienta-se que(19) também(19) é de grande valia fundamentar as políticas públicas de conservação dos oceanos respeitando as vidas que lá estão.

    (10) nele
    (11) não tem vírgula
    (12) as
    (13) desse
    (14) retire essa palavra
    (15) letra inicial da palavra tartaruga é maiúscula
    (16) sofrem?
    (17) substitua “por” por “com a”
    (18) coloque um “de”
    (19) vírgula

    Desta forma(20), outro aspecto de suma importância,(21) é a conservação dos oceanos para a vida terrestre, pois o(22) esse fornece(24) um papel importante na transformação do gás carbônico em oxigênio. Assim, a preservação do ambiente em detrimento a poluição(23), significa fortalecer a vida e as gerações futuras, permitindo a consciência coletiva e de corresponsabilização. Consequentemente, potencializa a economia, aumentando o consumo de alimentos marítimos saudáveis.

    (20) esse conectivo é de conclusão. Substitua por um conectivo de adição: além disso, ademais, adicionalmente, por exemplo
    (21) não tem vírgula
    (22) retire esse “o”
    (23) não entendi essa frase
    (24) realiza

    Enfim, para a conservação do oceano e as(25) diversidade advindas(25) dela, deve-se fomentar a conscientização da população por meio da educação escolar, já que este é um dos principais meios para mudança comportamental(26). Destarte, sugere-se que o governo faça educação continuada com os professores sobre o tema em questão, para que estes estejam preparados para montar projetos que auxilie a reciclagem e vida sustentável(27)(28). Por fim, o Estado poderia beneficiar os conteúdos midiáticos que visam à(29) sustentação do oceano, construindo uma cultura ecológica(30).

    (25) coloque no singular
    (26) essa proposta de intervenção tem agente, ação, meio e detalhamento (faltou objetivo)
    (27) professores criando projetos de reciclagem e de vida sustentável? Acho que se aplica mais a biólogos marinhos
    (28) essa proposta de intervenção tem agente, ação e detalhamento (faltou meio e objetivo)
    (29) sem crase
    (30) essa proposta de intervenção tem agente, ação, objetivo e detalhamento (faltou meio)

    Notas:
    CI – 160 (alguns desvios gramaticais)
    CII – 120 (os parágrafos de desenvolvimento ficaram um pouco expositivos, além disso, apenas o primeiro dos repertórios socioculturais que vc apresentou foi produtivo)
    CIII – 160 (alguns argumentos ficaram sem detalhamento)
    CIV – 160 (alguns elementos coesivos foram usados de forma inadequada)
    CV – 160 (pela proposta que tem 4 dos 5 elementos. Sugestão: foque em fazer apenas uma com os cinco elementos
    Final: 760

    Parabéns pela redação!!!
    Com certeza até a data de sua prova vc vai conseguir evoluir bastante. Boa sorte!!!

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  2. Olá, sou estudante também, mas vou tentar ajudá-la. : )
    Primeiramente, cuidado com as repetições, estruture melhor suas teses. Ademais, os paragráfos não condizem com sua opinião, por exemplo, “os corais presentes na vida marítima são os principais responsáveis pelo oxigênio na terra, além de que algumas pessoas sobrevivem da pesca marinha. “, você poderia ter colocado o primeiro, no d1, e “pessoas sobrevivem da pesca marinha”, no d2, colocando as causas e consequências ( só uma sugestão), se pessoas sobrevivem da pesca marinha e há problema nesse ambiente, o que isso implica na vida desses indivíduos?
    Conclusão: Deu a entender que você colocou três soluções, o que seria um equívoco, foque em fazer uma e argumente o máximo, colocando o agente, ação,meios…

    C1- 120
    C2-120
    C3-120
    C4-80
    C5-80
    Total: 520
    Coloquei a nota conforme o critério do enem, utilizei este site: https://faro.edu.br/blog/quais-os-criterios-de-avaliacao-da-redacao-do-enem/

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  3. Vou corrigir conforme os critérios do ENEM, mesmo que não foi solicitado:
    primeiramente: cuidado com as repetições de palavras; repita no texto todo 3 vezes e nunca no mesmo parágrafo.

    c1: erro de concordância de número: conservação do oceano e ‘as diversidade'( as diversidades),; o certo é : para estes estarem. 160
    c2: 200 ( achei os argumentos relacionados como a proposta).
    c3: 120 ( faltou um pouco de coesão e relação entre os parágrafos e argumentos, faltou mais repertório ou dado para dar mais credibilidade no texto e um projeto de texto mais concreto as ideias parecem ser soltas e sem relações).
    c4:160
    c5: 120 ( achei o projeto de intervenção meio largado sem foco, faltou uma melhor elaboração).

    dica: leia mais redações nota 1000 e estude mais repertórios socioculturais.
    nota: 760

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