Estudante

Obstáculos sociais e financeiros na epidemia de ansiedade

  • 1

Em 1929 o mundo sucumbiu à “grande depressão”, a quebra da bolsa de valores de Nova York colocou o planeta no maior caos econômico da história, consequentemente uma parcela da população mundial entrou em colapso nervoso, levando a uma epidemia doenças psicológicas nunca presenciadas anteriormente. De maneira análoga no século ⅩⅩⅠ a humanidade convive com adversidades para efetivar o combate à ansiedade que, segundo a Organização Mundial da Saúde afeta 18,6 milhões de brasileiros. Assim, a crise econômica e fatores sociais são os principais causadores da crescente epidemia de ansiedade vivenciada pela sociedade contemporânea.

Certamente, as consequências decorridas do desequilíbrio econômico na vida da população são diversas, dentre elas tem-se o desemprego, inflação, precariedade da saúde, educação, saneamento básico, segurança pública e etc. Igualmente, é necessário falar-se da lesividade ocasionada dessa realidade na saúde psicológica dos indivíduos que reiteradamente são afetados por esse meio. Ademais, segundo uma pesquisa realizada pela MindMiner, a crise econômica é o segundo motivo mais estressante se viver no Brasil. Em suma, é evidente que o estresse é produto da crise econômica e suas derivações.

Segundo o artigo 6º da Constituição Federal do Brasil de 1998 é de direito do cidadão à saúde, mas a discrepância entre oque é legal e o real se evidencia diariamente nas comunidades mais carentes, sendo elas as que mais sofrem com ansiedade, pois convivem com diversas problemáticas decorrentes da sua situação social. Além disso, tem-se um senário em que a marginalização e preconceito privam as pessoas de terem tratamentos médicos apropriados, agravando-se mais os casos.

Levando-se em consideração à análise realizada, o transtorno psicológico da ansiedade deriva-se de problemáticas do âmbito econômico e social. Sendo assim, o governo deve criar um comitê que irá monitorar os índices de ansiedade nos Estados mais atingidos, com apoio do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria da Saúde dos municípios com finalidade de promover um combate efetivo à doença. No âmbito municipal haverá um espaço de atendimento de psicólogos, terapeutas, médicos e assistentes sociais, contará ainda com palestras com especialistas no assunto. O ideal é proporcionar informação e bem estar a todos independente de sua classe social ou situação financeira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Na introdução usou bem o contexto histórico, mostrando que a ansiedade ainda é uma problemática bem atual na sociedade contemporânea. Utilizou bem os termos para iniciar sua tese.
    No desenvolvimento pode fazer uma defesa coerente com o tema, utilizando exemplos de desequilíbrio econômico e utilizou um recurso favorável para defender seu ponto de vista.
    Relacionou uma pesquisa aos fatos reais que a sociedade tem vivenciada.
    A conclusão definiu todo o texto de forma enfática utilizando recursos linguísticos para solucionar o problema proposto.
    Porém a um erro de grafia no uso da palavra “OQUE”; Essa palavra incorreto da norma padrão de linguagem.
    O uso correto seria “O que” de forma separada.
    De acordo com as normas gramaticais, a expressão “o que” sem acento é utilizada quando o pronome “o” é aplicado com o objetivo de realce.
    Também temos o uso incorreto da palavra “Senário”. Esse sentido da palavra se refere a princípio de contagem.
    A palavra usada deveria ser cenário, mesmo que fosse utilizado em seu sentido figurado como foi.
    O texto apresenta só alguns erros de grafia, mas está muito bom.
    Parabéns, espero ter ajudado.

    • 2
  2. OBSERVAÇÕES
    ERRO DE POTUAÇÃO: De maneira análoga,
    Não use ´´etc“deixa o texto fraco
    Senti falta da opinião no D1, deixe ela mais forte e visível
    Amei seus repertórios
    Comece sempre seus desenvolvimentos por um marcador textual!! Senão ja perde na competencia 4
    C1: 160 – ERROS DE PONTUAÇÃO E REGÊNCIA
    C2: 200 – ENTENDEU BEM A PROPOSTA DE REDAÇÃO
    C3: 160 – POUCAS FALHAS NA ARGUMENTAÇÃO
    C4: 120 – FALHAS NA COESÃO TEXTUAL, FALTA DE MARCADORES, CONJUNÇÕES E O TEXTO NÃO ESTÁ CIRCULAR! (Dica: Retome sempre algum repertorio na conclusão!!! E sempre inicie Qualquer FRASE COM MARCADOR)
    C5: 120 (FALTOU DETALHAMENTO E FINALIDADE/EFEITO- Foque em fazer sempre apenas uma proposta bem completa com os 5 componentes- Agente, ação, meio, finalidade e detalhamento- Assim vc vai garantir sempre 200 pontos na C5)
    PONTUAÇÃO TOTAL: 760

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.