Iniciante

OBSTÁCULOS PARA AMPLIAR A DOAÇÃO DE SANGUE NO BRASIL

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, a qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a doação de sangue no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de conscientização sobre a temática, quanto da ausência de incentivos à doação. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em primeira análise, as transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias, porém a falta de conscientização sobre a temática se mostra um grande problema no Brasil. Contudo, uma boa parcela da população absorve informações equivocadas sobre a doação de sangue e, como consequência, o número de doadores caiu para, aproximadamente, 3 milhões de pessoas, segundo a campanha “Doe Sangue Regularmente” realizada pelo Ministério da Saúde, em 14 de junho. Dessa forma, tem-se uma necessidade de amenizar esta problemática em prol do bem- estar coletivo.
Além disso, salienta-se a falta de incentivos à doação como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. Diante de tal contexto, a ausência de estímulo ao ato provoca um déficit dentro dos hemocentros, o que prejudica pessoas que precisam do sangue, como exemplo, vítimas de acidentes. Com base nisso, o incentivo a esta prática é crucial para a correção deste déficit.
Diante do exposto, medidas devem ser tomadas com o propósito de amenizar esta problemática. Logo, cabe ao Ministério da Saúde, órgão do Governo Federal, em conjunto com a mídia, chegar em um denominador comum do melhor para os cidadãos, por meio de campanhas informativas de fácil entendimento para propagar e orientar popularmente a possibilidade de ajuda; com o intuito de evitar que situações se agravem posteriormente. Como efeito social, os obstáculos para ampliar a doação de sangue no Brasil, serão resolvidos. Assim, a sociedade perfeita, como relata a obra “Utopia” de Thomas More, será concretizada.

 

OBS: Está grande porque eu escrevi na folha de redação e passei para o bloco de notas, pois aqui não aceita fotos. Não irei mudar o repertório, pois já me adaptei a ele e consegui tirar uma nota boa com ele.

Se puder, tem como deixar nota e corrigir modelo Enem, por gentileza? Desde já eu agradeço!!

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2 Correções

  1. Olá
    -Comentários iniciais-
    Introdução
    “a qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas” o correto é ” na qual”
    “o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega” prefira ” observa-se que, na realidade contemporânea, ocorre o oposto do que o autor prega”
    Sua introdução está completa:
    Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo;
    Problematização;
    Tese explícita.

    Desenvolvimento 1
    “todos os dias, porém a falta de conscientização” faltou uma vírgula depois de ” porém”
    Sua forma de argumentar é um tanto diferente do que estou acostumada a fazer e corrigir. Mas, de modo geral, está convincente. As ideias desenvolvidas nesse parágrafo são coerentes com a discussão trazida ao texto além de serem trabalhadas de modo lógico.
    Ressalva: o repertório usado não é produtivo. No entanto, apenas esse deslize não é o suficiente para você perder ponto na C2 pois, essa competência exige que apenas um repertório utilizado na redação seja produtivo.

    Desenvolvimento 2
    “Diante de tal contexto, a ausência de estímulo ao ato” o correto seria ” ato de doar sangue”
    Bom repertório mas, este não é produtivo.

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio/ modo ok
    Detalhamento ok
    Finalidade ok

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  2. Competência 1: 160 (Problemas em relação ao uso da vírgula e concordância)
    Competência 2: 160 (No primeiro desenvolvimento faltou dar produtividade ao repertório)
    Competência 3: 200 (relacionou bem suas ideias)
    Competência 4: 200 ( bom uso de conectivos)
    Competência 5: 160 ( faltou deixar explícito o detalhamento)

    Total: 880

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