Iniciante

Obstáculos para a mobilidade urbana sustentável

  • 1

Durante a Revolução Industrial, com o aumento da circulação de bens e pessoas, houve a necessidade da ampliação de rodovias. Entretanto, a modalidade urbana sustentável não acompanhou o crescimento dos modais de transporte no Brasil, especialmente o rodoviário, seja pela ausência de vias alternativas, seja pelo excesso de veículos individuais. Nesse sentido, convém analisar as principais consequências e as possíveis alternativas para combater esse impasse.

Segundo o filósofo grego Aristóteles, é dever do Estado garantir o bem-estar social da população. Partindo desse pressuposto, é perceptível que a ausência de investimentos estatais em vias alternativas de transporte é um dos motivos que contribuem para a problemática, uma vez que tal fator impede que a população possa optar pelo uso de veículos menos poluentes. Somada a isso, a opção pela praticidade dos transportes individuais corrobora para o aumento da frota de automóveis, constituindo, assim, outro obstáculo para a mobilidade urbana sustentável.

Como consequência da precariedade de investimentos em meios de transportes alternativos e da preferência por automóveis individuais, observa-se a acentuação dos impactos ambientais. Consoante João Bosco da Silva, ‘’ Responsabilidade social e a preservação ambiental representa um compromisso com a vida’’. Todavia é notório que a ausência da mobilidade urbana sustentável não compactua com essa ótica, visto que os veículos poluentes nas vias de circulação em grande quantidade emitem alto grau de gases tóxicos. Nesse ínterim, essa conjuntura corrobora para a intensificação do efeito estufa, prejudicando a natureza e a saúde dos seres vivos.

Mediante aos fatos expostos, é indubitável que existem obstáculos para uma mobilidade urbana sustentável. Urge, portanto, que as Prefeituras invistam em meios de transportes alternativos, por meio da criação de vias de ciclismo e da melhoria da estrutura dos ônibus urbanos, adequando à necessidade dos deficientes e idosos, a fim de possibilitar a utilização desses veículos. Outrossim, os influenciadores digitais devem conscientizar sobre o uso de automóveis individuais, por intermédio de campanhas nas redes sociais que abordem sobre os impactos negativos causados por esses transportes, com o intuito de induzir as pessoas a locomoverem por transportes menos poluentes e, desse modo, diminuir os danos ambientais. Assim, com a adoção dessas medidas, esse empecilho deixará de persistir no país.

 

 

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. olá! vc claramente conhece o modelo do texto dissertativo, sua redação está bem elaborada.
    apresenta repertório sociocultural em seus argumentos.
    apresenta algumas falhas, vc deve detalhar mais sua introdução e apresentar agentes coerentes com as ações, uma dica é conhecer todos os ministerios. leia redações nota mil também , se procurar por apostila de redação nota mil lucas vai poder achar notas as redações nota mil.

    • 1
  2. Olá Andressapfabiano!
    Espero contribuir com as minhas observações.
    Pontos positivos: Você faz uma alusão histórica para contextualizar sua problemática, usa do argumento de autoridade citando Aristóteles e o vereador João Bosco da Silva, assim como escolheu um desafio mundial que é urgentemente atual.
    Pontos a melhorar: Sua argumentação oscila entre o transporte limpo e mobilidade urbana. O ideal seria argumentar cada um em um parágrafo e fazer a síntese na conclusão. Ficou um pouco confuso entender sua mensagem. Houve falta de vírgulas nas sentenças, principalmente nesse trecho: ” Mediante aos fatos expostos é indubitável que existem obstáculos”. Depois de fatos expostos pede uma vírgula. Sobre a proposta de intervenção de ação do Governo Federal, posso estar errado, mas se não me engano, isso é competência das prefeituras. E a proposta da mídia fazer uma “contra campanha” contra indústria automobilística não se sustenta, pois é um dos seus principais patrocinadores. Por que não propor uma campanha dos veículos sustentáveis com os influenciadores digitais, por parte do governo e das empresas desses veículos?
    Comp.1 = 160
    Comp. 2= 150
    Comp 3= 120
    Comp. 4= 140
    Comp. 5= 140
    Total= 710
    Rumo a nota 1000!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.