“OBSTÁCULOS PARA A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO BRASIL ” Ajudem-me, pls😄

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 A Constituição Cidadã promulgada em 1988, prevê a igualdade de direitos e deveres a todos os indivíduos, sem distinção de raça, gênero ou característica física. No entanto, no que se refere a inclusão de pessoas com autismo no país,  encontra-se empecilhos a serem resolvidos, como, a ausência de informação sobre o assunto oferecido a sociedade e também a permanência de maneiras arcaicas de inclusão desse segmento social. Cabe-se, então, alcançar medidas efetivas de combate a essa triste realidade supracitada. 

 A princípio, vale ressaltar o descaso governamental referente à problemática, já que nota-se uma população cada vez mais desinformada sobre pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Nesse sentido, coloca-se a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. Assim, quando há a carência de informação referente a pessoas com TEA proposta pelo Governo, maior é os casos de ações preconceituosas e danosas para com esse segmento social, pois, também, fomenta uma sociedade pouco receptiva e repleta de mitos maldosos relativos ao Autismo.

 Paralelamente, é importante salientar a continuidade de desorganização no sistema regular de ensino, que deve estar adaptada para a inclusão de alunos com necessidades especiais. Ante a isso, segundo o filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática todos os indivíduos têm a mesma importância. Em analogia a esse fato, no Brasil,  é visto que na rede de ensino há um despreparo para o recebimento de crianças autistas, em vista da ineficiência em agregar toda a sala e de ingressar esses alunos com sucesso no corpo social 

 Infere-se, portanto, uma mudança nesse quadro decadente. Cabe ao Estado – principal promotor da harmonia social- em conjunto com o Ministério da Educação,  criar um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, que vise construir escolas, espalhadas por toda região do país, que recebam prioritariamente alunos com TEA, com professores capacitados, com o objetivo de preparar os alunos para a vida em sociedade. Em consonância, a Mídia – instrumento de ampla abrangência – deve disponibilizar à sociedade informações relevantes acerca do autismo. A fim de formar cidadãos mais tolerantes e conhecedores da realidade em que estão inseridos. Espera-se assim, que o previsto pela Carta Magna seja devidamente cumprido.

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4 Correções

  1. A Constituição Cidadã[1] promulgada em 1988, prevê a igualdade de direitos e deveres a todos os indivíduos, sem distinção de raça, gênero ou característica física. No entanto, no que se refere a inclusão de pessoas com autismo no país, encontra-se empecilhos a serem resolvidos, como,[2] a ausência de informação sobre o assunto oferecido a sociedade[3] e também a permanência de maneiras arcaicas de inclusão desse segmento social. Cabe-se, então, alcançar medidas efetivas de combate a essa triste realidade supracitada.

    [1]: necessita de vírgula
    [2]: vírgula desnecessária
    [3]: coloque apenas uma vírgula aqui. “sociedade, e também…”*

    A princípio, vale ressaltar o descaso governamental referente à problemática, já que nota-se uma[1] população cada vez mais desinformada sobre pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Nesse sentido, coloca-se a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. Assim, quando há a carência de informação referente a pessoas com TEA proposta pelo Governo, maior é[2] os casos de ações preconceituosas e danosas para com esse segmento social, pois, também, fomenta uma sociedade pouco receptiva e repleta de mitos maldosos relativos ao Autismo.

    [1]: a* Seja mais especifico, para que não se tenha um tom mais informal ;)
    [2]: são*. A frase está no plural

    Paralelamente, é importante salientar a continuidade de desorganização no sistema regular de ensino, que deve estar adaptada para a inclusão de alunos com necessidades especiais. Ante a isso, segundo o filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática todos os indivíduos têm a mesma importância. Em analogia a esse fato, no Brasil, é visto que[1] na rede de ensino[2] há um despreparo para o recebimento de crianças autistas, em vista da ineficiência em agregar toda a sala e de ingressar esses alunos com sucesso no corpo social

    [1] e [2]: tenho que concordar com o Projeto Redação em relação ao uso de adjunto adverbial. Necessita de vírgulas e aqui está o link para você entender um pouco melhor: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/os-termos-acessorios-oracao-uso-virgularelacao-dependencia.htm#:~:text=*%20Adjunto%20adverbial%20%E2%80%93%20Tendo%20em%20vista,verbo%20e%20seu%20respectivo%20complemento.

    * A questão do ponto final, acho que foi erro de digitação. Logo, não irei considerar como erro, porque nos outros parágrafos vc colocou o ponto.

    Infere-se, portanto, uma mudança nesse quadro decadente.[FECHAMENTO] Cabe ao Estado[AGENTE] – principal promotor da harmonia social-[DETALHAMENTO] em conjunto com o Ministério da Educação[AGENTE], criar um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados[AÇÃO], que vise construir escolas, espalhadas por toda região do país, que recebam prioritariamente alunos com TEA,[DETALHAMENTO] com professores capacitados, com o objetivo de preparar os alunos para a vida em sociedade[FINALIDADE]. Em consonância, a Mídia[AGENTE] – instrumento de ampla abrangência[DETALHAMENTO] – deve disponibilizar à sociedade informações relevantes acerca do autismo[AÇÃO].[1] A fim de formar cidadãos mais tolerantes e conhecedores da realidade em que estão inseridos[FINALIDADE]. Espera-se [2]assim, que o previsto pela Carta Magna seja devidamente cumprido.[FINALIZAÇÃO E RETOMADA]

    [1]: substitua por vírgula.
    [2]: o assim deve estar entre vírgulas.

    -Não identifiquei o modo (como) que o Estado e a Mídia devem executar suas ações. Como eles devem cumprir essas ações? Sua conclusão está boa, mas bastante extensa e faltou o meio/modo.

    Considerações finais:

    Emanuel, eu gosto bastante das argumentações de todas suas redações que analisei. No entanto, vc tem pecado na questão do uso da vírgula e concordância. Tente dar uma revisada nesse assunto e faça alguns flashcards sobre os respectivos usos da vírgulas. Sei que é bastante extenso e complicado de aplicar, mas tente que uma hora vc consegue.

    nota: 880
    c1: 120 – uso da vírgula e concordância
    c2: 200
    c3: 200
    c4: 200
    c5: 160 – não colocou o meio/modo que é obrigatório

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  2. Introdução:
    A Constituição Cidadã promulgada em 1988, prevê a igualdade de direitos e deveres a todos os indivíduos, sem distinção de raça, gênero ou característica física. No entanto, no que se refere a inclusão de pessoas com autismo no país, encontra-se empecilhos a serem resolvidos, como, [1] a ausência de informação sobre o assunto oferecido a sociedade e [2] também [3] a permanência de maneiras arcaicas de inclusão desse segmento social. Cabe-se, então, alcançar medidas efetivas de combate a essa triste realidade supracitada.

    Obs.:
    1 – Equívoco de vírgula.
    2 e 3 – Ausência de vírgulas.
    Sugestão: aconselho separar “transição” de “tese”.

    Desenvolvimento 01:
    A princípio, vale ressaltar o descaso governamental referente à problemática, já que nota-se uma [1] população cada vez mais desinformada sobre pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Nesse sentido, coloca-se a teoria das Instituições Zumbis, [2] do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. Assim, quando há a carência de informação referente a pessoas com TEA proposta pelo Governo, [3] maior é os casos de ações preconceituosas e danosas para com esse segmento social, pois, também, fomenta uma sociedade pouco receptiva e repleta de mitos maldosos relativos ao Autismo.

    Obs.:
    1 – a*.
    2 – Equívoco de vírgula.
    3 – governo – inicial minúscula.
    Sugestão: aconcelho a fazer quatro períodos, contrua mais um, pois será o seu encerramento, ele é iniciado com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, logo, assim, etc.

    Desenvolvimento 02:
    Paralelamente, é importante salientar a continuidade de desorganização no sistema regular de ensino, que deve estar adaptada para a inclusão de alunos com necessidades especiais. Ante a isso, segundo o filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática todos os indivíduos têm a mesma importância. Em analogia a esse fato, no Brasil, é visto que [1] na rede de ensino [2] há um despreparo para o recebimento de crianças autistas, em vista da ineficiência em agregar toda a sala e de ingressar esses alunos com sucesso no corpo social [3]

    Obs.:
    1 e 2 – Ausência de vírgulas – adjunto adverbial de três palavras.
    3 – Cadê o ponto final.
    Sugestão: aconselho a fazer a mesma coisa do d1, pois não tem encerramento e pouca argumentação, cuidado. Fale as consequências para inclusão desses artistas, o que isso acareta na vida deles? Se aprofunde no tema.

    Conclusão:
    Infere-se, portanto, uma mudança nesse quadro decadente. [1] Cabe ao Estado – principal promotor da harmonia social- [2] em conjunto com o Ministério da Educação, criar um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, que vise construir escolas, espalhadas por toda região do país, que recebam prioritariamente alunos com TEA, com professores capacitados, com o objetivo de preparar os alunos para a vida em sociedade. Em consonância, a Mídia – instrumento de ampla abrangência – [3] deve disponibilizar à sociedade informações relevantes acerca do autismo. [4] A fim de formar cidadãos mais tolerantes e conhecedores da realidade em que estão inseridos. Espera-se [5] assim, que o previsto pela Carta Magna seja devidamente cumprido.

    Obs.:
    1 – Sugestão: […] Para isso, cabe […]
    2 – Ausência de vírgula, aconselho a não fazer esse detalhamento do agente, invista no detalhamento do “como”.
    3 – Mesma coisa, não detalhe isso, pegue essas linhas e invista na argumentação dos desenvolvimentos.
    4 – SEMPRE antes de “a fim” se usa vírgula, NUNCA ponto final.
    5 – Ausência de vírgula.

    Nota:
    c1: 120
    c2: 160
    c3: 160
    c4: 200
    c5: 200
    Total: 840

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  3. Sua redação está muito boa, parabéns. Com certeza está entre 900 e 1000. Também costumo usar a Câmara dos deputados na minha proposta de intervenção, é bem interessante quando não se tem muitas alternativas de resolução.

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3- 200
    C4 – 200
    C5 – 200

    Nota: 960

    Obs: Não sou profissional então é uma nota suposição, sua redação está impecável, parabéns novamente.

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  4. Ao ler sua redação é possível observar que você possui um bom conhecimento a respeito do tema, o que já eleva a pontuação e mostra sua capacidade de argumentação, uma vez que, você aponta vários exemplos, porém é necessário atentar-se aos erros gramaticais, quanto a pontuação (vírgulas, acentos e a própria escrita das palavras) que é um fator extremamente importante no Enem. Como dica, seria legal você procurar as competências do Enem e como são avaliados os textos, para entender melhor a exigência em casa parte da redação, e a partir daí observar qual seu ponto mais fraco e treiná-lo.
    Muito boa sua redação, você estruturou bem e mostrou que entendeu o tema da redação, sua introdução está boa mas acho que ela poderia ser um pouquinho menor
    Mas no geral eu gostei…
    C1: 160
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 920
    Eu não sou especialista e não sei muitas coisas, corrigi sua redação com base nas outras correções e outros textos que já li

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