“Doe sangue, doe vida”, um slogan que demonstra a importância da doação e como esse gesto pode mudar uma vida. No entanto, embora a frase chamativa muitas pessoas ainda não são doador. Nesse viés, ainda existem obstáculos a serem superados, assim como a falta de doadores fidelizados quanto à falta de conscientização.
Primeiramente, é importante que o doador crie o hábito de doar. Segundo o portal de notícia BBC Brasil, 40,48% são doadores de reposição, ou seja, por razões pessoais que é quando um parente ou um amigo precisa de sangue. Entretanto, o ideal é que sejam voluntários que é quando já são fidelizados, pois assim os hemocentros conseguem ter um maior controle de qualidade do sangue realizando exames periodicamente, passando mais segurança aos pacientes que irão receber a doação.
Em uma análise mais aprofundada, a falta de conscientização acerca do assunto é um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,6 por cento da população brasileira são doadores e está dentro dos parâmetros que recomendam que um por cento a 3% da população de cada país seja doadora. Nesse viés, é preciso que o processo de conscientização se inicia ainda na infância, para que no futuro essas crianças sejam doadores.
Dessa maneira, fica claro que medidas precisão ser tomadas. É necessário que a Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com os hemocentros, crie programas para incentivar que mais pessoas se tornem doadores fidelizados e juntamente com o apoio das escolas promova uma abordagem sobre o tema, por meio de palestras e eventos, de modo que ensine as crianças a importância de ser um doador de sangue revertendo assim no cenário atual.
Maristela Ribeiro Vidal
Achei muito boa sua redação é achei os dados bem relevante é ajudam no entendimento do assunto, porém algumas partes ficaram um pouco perdidas é até confusas e a estruturação dela ficou um pouco complicada de ser entendida porém fora isso ela ficou muito boa é acho que valeria 600 pontos.
iacidara
Sua redação é totalmente encantadora, você consegue transmitir realmente quase tudo o que você quer passar para o leitor, muito bom os dados, o que deixa a cara da sua redação bem mais interessante.
E colocando a OMS esse também, somente na sua intervenção acho que poderia colocar algo bem original, pra impressionar os examinadores, tirando isso muito bom o seu texto.