Obstáculos à Vacinação no Brasil

  • -1

De acordo com o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, lei que deve implementar políticas de prevenção, promoção, proteção e recuperação à saúde. Entre estes, no entanto, destaca-se a política de prevenção, haja vista que, a desinformação e a falta de investimento à essa modalidade vem sendo uma grande fator corroborativo para contradizer a Magna Carta. Sendo assim, um dos diversos obstáculos à vacinação de nossa plaga.

A princípio, é vultoso enfatizar a importância que o informe possui na contemporaneidade. No início do século XX, ocorrera uma tentativa de vacinação em massa, organizado pelo médico Oswaldo Cruz, de maneira obrigatória e pouco informativa à população, gerando, então, uma indignação e revolta de todos os cidadãos. Sob essa ótica, é indubitável que tal manifestação fora resultante de uma incúria e ineficiência governamental unido à desinformação da população brasileira que, atualmente, continuam  sendo os principais desafios para a política de prevenção. Dessa maneira, com a concepção introduzida e problemas passados, a desinformação deve ser erradicada.

Não obstante, o movimento antivacinação transparece o problema de investimento na informação à vacina no Brasil. De acordo com o filósofo Pierre Lévy, vivemos em uma sociedade ”hiperconectada”, na qual, por meio da internet, as informações inexatas se propagam. Nesse viés, outro problema em relação ao movimento citado, é a negligência política ao combate a esse ”movimento de desinformação”, com pouco pronunciamento e ação governamental que, por conseguinte, afeta não só a saúde, mas também a própria economia brasileira. Sendo então, outro fator contra condizente à Constituição de 1988.

Por fim, diante dos desafios supramencionados, cabe ao Ministério da Saúde, por meio da mídia, divulgar campanhas à vacinação, a fim de propiciar uma melhor saúde e informação ao povo brasileiro. Além disso, cabe também ao Ministério da saúde, trazer às regiões de baixa renda, uma condição melhor nos hospitais, com mais recursos e palestras para que a informação chegue à população mais carecida.

Compartilhar

3 Correções

  1. faltou seu ponto de vista nessa parte (Não obstante, o movimento antivacinação transparece o problema de investimento na informação à vacina no Brasil. De acordo com o filósofo Pierre Lévy, vivemos em uma sociedade ”hiperconectada”, na qual, por meio da internet, as informações inexatas se propagam), antes de ir para a outra ideia era preciso que vc conclui-se esse pensamneto.
    Além disso, cabe também ao Ministério da saúde, trazer às regiões de baixa renda, uma condição melhor nos hospitais, com mais recursos e palestras para que a informação chegue à população mais carecida.(para não haver repetição vc poderia substituir Ministério da Educação por “o mesmo” e retirar a palavra cabe ja que tb foi citada anteriormente) o corretores do Enem são bem críticos quanto a repetição de palavras.
    foram só alguns pontos pequenos, sua redação está muito boa, meus parabéns!! rica em repertórios e atende ao modelo da redação do ENEM.
    Continue treinando!

    • 0
  2. Olá!
    Gostei de sua redação, meus parabéns!
    Consegui fazer uma excelente tese. Com assuntos importantes para desenvolver um rico desenvolvimento de seu tema.
    Nos parágrafos do desenvolvimento conseguiu abordar meus sua tese só achei que você deveria colocar pesquisas estatísticas.
    Conclusão boa. Tudo certo…
    Sucesso e boa sorte!

    • 0
  3. Olá, boa tarde. Achei a estruturação da sua redação muito boa, achei interessante a sua abordagem para o tema enfatizando a falta de informação, mas acho que você poderia também abordar outros pontos que também são obstáculos visíveis para vacinação no Brasil. Você também poderia ser um pouco mais objetivo, no sentido de simplificação das palavras, acho que você também pode melhorar o “meio” pelo qual sua proposta de intervenção vai se realizar e propor outras intervenções, mas achei muito boa…parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.