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Obstáculos à implementação de uma educação financeira no Brasil

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A Constituição de 1988 diz que os brasileiros devem ter acesso à educação, e o que é mais visto é a falta de investimento na educação pública. Ademais alguns assuntos ministrados em sala de aula, não tem utilidade cotidiana, fazendo com que as escolas brasileiras não preparem os estudantes para a vida. E a educação financeira é algo que falta em centros educacionais brasileiros, visto o montante de cidadãos que não possuem controle de suas finanças.

A falta de organização financeira por parte dos brasileiros é tão baixa que cerca de 45% dos mesmos não fazem controle financeiro de acordo com o SPC(Serviço de Proteção ao Crédito). E isso é causado por não haver uma preparação desde cedo, em que escolas ensinam sobre juros compostos, mas muitas não demonstram na prática os tipos de investimentos possíveis, e como os juros compostos presentes em grande parte dos investimentos podem evitar problemas econômicos futuros, e até mesmo ajudar na obtenção de bens sem precisar recorrer a empréstimos.

Ademais como o salário mínimo não é nem suficiente para pagar as contas mais básicas, como moradia, alimentação, luz e água, em muitas famílias não sobra dinheiro para ser poupado, revelando também um problema econômico nacional, em que os salários de grande parte da população é menor do que seria necessário para a sobrevivência, influenciando com que os brasileiros se endividam.

Dessa forma será necessário que o Ministério da Educação e Cultura reformule as diretrizes da educação, para que os estudantes tenham conhecimento da necessidade de poupar e também tenham noção das diferentes formas de investimentos. Além da necessidade do Ministério da Economia em recalcular o valor do salário mínimo para que os brasileiros tenham acesso aos direitos presentes na Constituição de 1988.

 

 

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3 Correções

  1. C1: 120 – alguns erros de pontuação de virgulas(ausência)
    C2: 160 – Foque mais no tema
    C3: 160 – Expôs argumentos aliados ao senso comum. Tente evitar isso
    C4: 120 – Coesão parcialmente articulada
    C5: 120 – faltou apresentar o detalhamento e o modo/meio

    OBS: Correção de estudante

    no mais, o restante é questão de muita prática para chegar ao êxito

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  2. Olá, Daniel! Irei fazer alguns apontamentos sobre seu texto:

    Introdução:
    1- É importante colocar o artigo da Constituição que assegura a educação
    2- O tema não foi conectado de forma correta com a citação, educação financeira não é a mesma que a educação básica
    3- Falta a apresentação das teses
    4- Erro gramatical: ” Ademais alguns assuntos ministrados em sala de aula, não tem utilidade cotidiana” – necessita de vírgula após “ademais” e não tem vírgula antes de “não”

    Desenvolvimento I:
    1- Falta um conectivo para iniciar o parágrafo
    2- Faltam conectivos para interligar os períodos dentro do parágrafo
    3- É preciso apresentar sua tese antes da sua citação, pois a citação tem o intutito de sustentar seus argumentos
    4- Colocar a citação de forma direta, exemplo: “De acordo com o SPC(Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 45%…”
    5- Mostrar as consequências acarretadas pela sua tese 1

    Desenvolvimento 2:
    1- Erro gramatical: “Ademais como o salário” – necessário uso de vírgula após “ademais”
    2- Precisa apresentar sua tese antes de desenvolvê- la, normalmente no primeiro período do parágrafo
    3- Use algum repertório para embasar seus argumentos, exemplo: “De acordo com o IBGE, 34,4% dos trabalhadores brasileiros vivem com até um salário mínimo…”
    4- Parágrafo ficou muito raso e superficil, tente se aprofundar, mostrar como a falta de dinehiro se relaciona com a educação financeira, quais as consequências, quem sofre com isso…

    Conclusão:
    1- Erro gramatical: “Dessa forma será necessário” – necessário vírgula após “dessa forma”
    2- Falta apresentar o modo/ meio em que será realizada sua proposta
    3- Falta o detalhamento

    Te indico a utilizar uma micro estrutura para direcionar sua escrita dos desenvolvimentos:
    1- Tópico Frasal (ideia núcleo)
    2- Desenvolvimeto (razões, justificativas, argumentos)
    3- Mini conclusão (fecha a ideia, ideal para se posicionar)

    Nota: 680
    C1: 160
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 120

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  3. C1: 160 – Presença de alguns desvios gramaticais
    C2: 120 – Evite ser expositivo
    C3: 160 – Projeto de texto inacabado, apresentou apenas 1 argumento na introdução
    C4: 160 – Coesão parcialmente articulada
    C5: 120 – faltou apresentar o detalhamento e o modo/meio
    NOTA: 720
    Qualquer dúvida é só chamar :)

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