A Constituição de 1988 diz que os brasileiros devem ter acesso à educação, e o que é mais visto é a falta de investimento na educação pública. Ademais alguns assuntos ministrados em sala de aula, não tem utilidade cotidiana, fazendo com que as escolas brasileiras não preparem os estudantes para a vida. E a educação financeira é algo que falta em centros educacionais brasileiros, visto o montante de cidadãos que não possuem controle de suas finanças.
A falta de organização financeira por parte dos brasileiros é tão baixa que cerca de 45% dos mesmos não fazem controle financeiro de acordo com o SPC(Serviço de Proteção ao Crédito). E isso é causado por não haver uma preparação desde cedo, em que escolas ensinam sobre juros compostos, mas muitas não demonstram na prática os tipos de investimentos possíveis, e como os juros compostos presentes em grande parte dos investimentos podem evitar problemas econômicos futuros, e até mesmo ajudar na obtenção de bens sem precisar recorrer a empréstimos.
Ademais como o salário mínimo não é nem suficiente para pagar as contas mais básicas, como moradia, alimentação, luz e água, em muitas famílias não sobra dinheiro para ser poupado, revelando também um problema econômico nacional, em que os salários de grande parte da população é menor do que seria necessário para a sobrevivência, influenciando com que os brasileiros se endividam.
Dessa forma será necessário que o Ministério da Educação e Cultura reformule as diretrizes da educação, para que os estudantes tenham conhecimento da necessidade de poupar e também tenham noção das diferentes formas de investimentos. Além da necessidade do Ministério da Economia em recalcular o valor do salário mínimo para que os brasileiros tenham acesso aos direitos presentes na Constituição de 1988.
AlmeidaDarlan
C1: 120 – alguns erros de pontuação de virgulas(ausência)
C2: 160 – Foque mais no tema
C3: 160 – Expôs argumentos aliados ao senso comum. Tente evitar isso
C4: 120 – Coesão parcialmente articulada
C5: 120 – faltou apresentar o detalhamento e o modo/meio
OBS: Correção de estudante
no mais, o restante é questão de muita prática para chegar ao êxito
giovana_ueno
Olá, Daniel! Irei fazer alguns apontamentos sobre seu texto:
Introdução:
1- É importante colocar o artigo da Constituição que assegura a educação
2- O tema não foi conectado de forma correta com a citação, educação financeira não é a mesma que a educação básica
3- Falta a apresentação das teses
4- Erro gramatical: ” Ademais alguns assuntos ministrados em sala de aula, não tem utilidade cotidiana” – necessita de vírgula após “ademais” e não tem vírgula antes de “não”
Desenvolvimento I:
1- Falta um conectivo para iniciar o parágrafo
2- Faltam conectivos para interligar os períodos dentro do parágrafo
3- É preciso apresentar sua tese antes da sua citação, pois a citação tem o intutito de sustentar seus argumentos
4- Colocar a citação de forma direta, exemplo: “De acordo com o SPC(Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 45%…”
5- Mostrar as consequências acarretadas pela sua tese 1
Desenvolvimento 2:
1- Erro gramatical: “Ademais como o salário” – necessário uso de vírgula após “ademais”
2- Precisa apresentar sua tese antes de desenvolvê- la, normalmente no primeiro período do parágrafo
3- Use algum repertório para embasar seus argumentos, exemplo: “De acordo com o IBGE, 34,4% dos trabalhadores brasileiros vivem com até um salário mínimo…”
4- Parágrafo ficou muito raso e superficil, tente se aprofundar, mostrar como a falta de dinehiro se relaciona com a educação financeira, quais as consequências, quem sofre com isso…
Conclusão:
1- Erro gramatical: “Dessa forma será necessário” – necessário vírgula após “dessa forma”
2- Falta apresentar o modo/ meio em que será realizada sua proposta
3- Falta o detalhamento
Te indico a utilizar uma micro estrutura para direcionar sua escrita dos desenvolvimentos:
1- Tópico Frasal (ideia núcleo)
2- Desenvolvimeto (razões, justificativas, argumentos)
3- Mini conclusão (fecha a ideia, ideal para se posicionar)
Nota: 680
C1: 160
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 120
C1: 160 – Presença de alguns desvios gramaticais
C2: 120 – Evite ser expositivo
C3: 160 – Projeto de texto inacabado, apresentou apenas 1 argumento na introdução
C4: 160 – Coesão parcialmente articulada
C5: 120 – faltou apresentar o detalhamento e o modo/meio
NOTA: 720
Qualquer dúvida é só chamar :)