Na atualidade, a anos têm se falado sobre educação financeira e sua importância, sabendo disso o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório o ensino dessa matéria nas redes de ensino a partir do ano de 2020. Porém, não está sendo tão fácil isso ser realizado na prática, tanto pela falta de recursos das escolas causada pela disparidade de renda entre regiões do país, quanto pela escassez de programas governamentais que chamem atenção para o assunto, dificultando a implementação efetiva da educação financeira no Brasil.
Nessa perspectiva, vale ressaltar que nem todas as regiões do país detêm de riqueza e recursos, e devido a isso os profissionais da educação dessas áreas têm dificuldades no ensino de seus alunos. Segundo dados do Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, o estado com maior índice de pobreza é o Maranhão, sabendo disso fica evidente que as escolas dessa parte do Brasil tem muito menos recursos educacionais do que as áreas mais ricas, e muitas vezes os alunos nem mesmo conseguem se deslocar até o colégio. Essa escassez na infraestrutura, a falta de equipamentos e capacitação dos professores das áreas pobres acaba por dificultar que o ensino sobre educação financeira se estabeleça nessas regiões.
Ademais, a lacuna de projetos do Governo sobre o tema atrapalha a implementação dessa nova mátéria da base comum curricular. Confome a frase de Benjamin Franklin, um dos líderes da Revolução Francesa, deve se ter cuidado com as pequenas despesas, pois um pequeno vazamento afunda um grande navio, e é exatamente o que as ações do governo deveriam mostrar aos jovens e adultos que não administram sua renda de forma correta e se afundam em dívidas de uma hora para outra por pequenos descuidos, tendo como consequência a diminuição de sua qualidade de vida.
Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação (MEC), orgão responsável por oferecer qualidade de ensino, juntamente com o Governo brasileiro implementar medidas para que a educação financeira seja efetivada em todo o País. Através de cursos para população, na modalidade online ou presencial sobre o assunto, ações que viabilizem melhorar as escolas e recursos onde o índice de pobreza é alto, além de promover campanhas que mostrem a importância da educação financeira. Adotadas essas condutas, a sociedade irá ter conhecimento sobre os benefícios de saber cuidar corretamente do seu dinheiro.
EliandriaSouza
Introdução, perfeita!
Desenvolvimento, você soube trabalha-lo muito bem.
Causas é consequência foram bem diretas e a suas argumentação foi bem trabalhada.
Porém, você esqueceu de colocar as aspas na frase de Benjamin Franklin, que inclusive admiro esse cara. Ok
E a proposta de intervenção foi muito bem trabalhada.