Iniciante

OBSTÁCULOS À IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL

  • 0

No filme “até que a sorte nos separe” (2012), o casal de protagonistas ganham na loteria, mas, devido  a má gestão, perdem todo o dinheiro em um curto período de tempo. Neste contexto, podemos observar a importância da educação financeira e as consequências da sua falta. Neste prisma, dois aspectos se destacam: porquê a educação financeira é importante e como ela deve ser implementada.

Em primeira análise, é possível observar que a grande maioria da população não possui conhecimento sobre educação financeira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco central, 56% dos brasileiros não fazem orçamento doméstico ou familiar. Sob esta óptica, é possível observar que, mesmo em situações em que se têm dinheiro, grande parte da população não sabe como utiliza-lo a longo e médio prazo.

Mediante a isso, desde 2020, após ação do ministério da educação (MEC), o ensino da educação financeira é obrigatório nas redes de ensino e o tema entra na grade curricular de matemática. Este é, sem duvidas, um grande avanço, mas é importante observar que nem todas as instituições de ensino têm os recursos necessários para esta inclusão. Consequentemente, a implementação da educação financeira ocorre de maneira desigual, de acordo com os recursos disponíveis em cada escola.

Depreende-se, portanto, a necessidades da adoção de medidas que busquem educar financeiramente a população brasileira e implementar esse conhecimento no ensino básico de forma igualitária. Desta maneira, cabe ao ministério da economia entrar em parceria com ONG’S e movimentos sociais para a criação de projetos que busquem levar a educação financeira para as periferias, uma vez que esta abriga a parte da população que mais precisa, mas que menos tem acesso a educação financeira. Ademais, cabe ao ministério da educação,a viabilização de recursos que permitam que o ensino sobre educação financeira seja uniforme em todas as escolas do país.

Compartilhar

2 Correções

  1. parabéns a estutura da redação está muito boa as perguntas respondidas, só não coloca palavras na primeira pessoa ou que dê a impressão de estar na primeira pessoa.

    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    • 1
  2. Olá, tudo bem?Vamos a análise.
    Sua introdução está bom e tem os requisitos necessários, no entanto, é bom evitar palavras em primeira pessoa, como “podemos”, pois as vezes pode dar a impressão de estar colocando-se no texto.
    Seus dois parágrafos de desenvolvimento estão bons e com uma boa argumentação. Parabéns!Apenas lembre-se que Ministérios precisa estar em letra maiuscula.
    Fora isso não tem o que se queixar.
    Sua conclusão também tem as cinco perguntas respondidas, a única dica que dou é que a Banca gosta quando retoma o repertório utilizado na introdução como maneira de concluir o texto.

    Boa redação!Espero que eu tenha te ajudado e continue treinando. Nota:960.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.