Educação financeira é um processo de aprendizagem para entender como funciona o mundo do dinheiro, saber lidar com orçamento pessoal, além de desenvolver novas práticas e hábitos do dia a dia para que o dinheiro seja suficiente para todos os gastos e necessidades.
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) , A alfabetização financeira deve ser obrigatória no currículo escolar das crianças, pois estas compreenderão a manipular o dinheiro e a lidar com as frustrações e felicidades advindas da remuneração, ademais, poderão tomar decisões mais responsáveis ao longo de suas vidas.
Entretanto, este assunto é defasado no Brasil está ausente nas grades curriculares das instituições de ensino, assim como não está presente no ensino doméstico entre pais e filhos, com isso os alunos não aprendem sobre finanças pessoais nem mesmo sobre empreendedorismo nas escolas. Segundo o site brainlatam 2022, Israel e Canada estão entre os dez principais países que mais investem em alfabetização financeira para crianças, dessa forma esses países apresentam os maiores índices de desenvolvimento humano. Diante disso, o Brasil ocupa 74ª posição nesse ranking estando atrás de alguns dos países mais pobres do mundo, como Madagáscar. Nessa perspectiva, isso se reflete não só no nosso (IDH),mas também na nossa sociedade, De acordo com G1 2021, o número de famílias inadimplentes chega a 70%.
Além disso, há no país crenças limitantes sobre finanças como “o dinheiro é a raiz de todo o mal” ou “dinheiro não traz felicidade“ ,esses dogmas contribuem para a dificuldade de lidar com as finanças ao longo da vida. Dessa forma, essas crenças perpetuam no subconsciente fazendo com que os indivíduos gastem no final do mês o dinheiro que sobrou. É importante ressaltar que em vista dessa problemática, o Ministério da Educação tornou obrigatória a instrução de educação financeira , desde 2017, para os alunos do ensino fundamental ,e está em discussão se será obrigatória para os alunos do nível médio. Entretanto, ainda é perceptível a dificuldade da implementação dessa educação visto que foram poucos os estados que aderiram como ,por exemplo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, além da falta de treinamento para os professores, de acordo com o site Estadão 2020.
Portanto, para a solução dessa problemática é necessário a participação do ministério da Educação junto com as instituições de ensino e os responsáveis pela educação das crianças, na implementação de uma instrução financeira por meio de reuniões com os pais, nas quais serão discutidas formas práticas de educação financeira em casa através de mesadas , que serão estabelecidas pela capacidade financeira de cada família , ademais, é importante que as crianças participem do planejamento financeiro doméstico para que compreendam o valor de cada coisa e a necessidade de organização para dar conta de todas as despesas ,para mais, é preciso que exista cursos de capacitação para os professores saberem como trabalhar essa matéria dentro da sala de aula. Dessa forma, essa problemática poderá ser superada.
giuliabrescia123
Olá, tudo bem?Vamos lá.
Sua introdução não está ruim, mas está meio vaga. Senti a falta de um repertório e dos dois argumentos que você vai utilizar nos desenvolvimentos, mas deixou claro a tese.
Os desenvolvimentos estão bons, com boa explicação e os argumentos que deixam o texto fluir naturalmente, com bons repertórios. Parabéns!O único porém seria que, se for redação modelo enem, é mais recomendável fazer 2 parágrafos de desenvolvimento.
Sua conclusão está ótima, em que você conseguiu fazer uma boa proposta de intervenção, mas antes do “ademais” seria necessário ponto e o início de um novo período. Outra coisa que os corretores gostam é “fechar” a redação retomando o que foi dito/o repertório utilizado na introdução (ou em um dos outros desenvolvimentos).
Continuei treinando e eu espero ter te ajudado!
90896054gglol
olá, boa noite! evite fugir da organização padrão, como no seu caso que fez 4 parágrafos, pois a chance de erro aumenta.
intro: não apresenta tese, há uma contextualização porém não há um desenvolvimento das ideias.
D1: ok
D2: ok
conclusão: não apresenta finalidade e há repetições de palavras.
c1: 120
c2: 180
c3: 120
c4: 160
c5 160
BrendaKathleen
Contextualização✓
Tópico frasal✓
Eu particularmente gostei da colocação das crenças populares, porém discutindo mais sobre a ideia do q a estrutura, achei a ideia de educação financeira através de mesadas um pouco sem visão social da maior parte da população. Sei q colocou sobre a “capacidade financiera de cada familia”, porém n devemos esquecer q há pessoas em condições de estrema pobreza no Brasil temos q englobar elas tmb. Comparar países desenvolvidos e subdesenvolvidos n é coerente, fora isso achei estruturado a sua redação.