Obstáculos à implementação de uma educação financeira no Brasil

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Na série sul coreana “Round 6”, retrata-se o cotidiano angustiante de sujeitos endividados e sua busca incessante pelo dinheiro. Analogamente, a realidade brasileira se enquadra na trama, pois, uma vez que a educação financeira é negligenciada no país, a população está suscetível as mazelas relacionadas ao uso indevido do dinheiro. Dessa forma, tal cenário é fruto tanto da má formação do corpo docente acerca da educação financeira, quanto da cultura brasileira que rejeita esse ensino.

            Primeiramente, é notável que a sociedade sofre com a falta de qualificação dos professores para lecionar acerca das finanças. Sob essa ótica, necessita-se que antes de partir para o ensino haja um corpo docente qualificado para tal. Contudo, segundo o Ministério da Educação (MEC), não há uma disciplina obrigatória de educação financeira nos cursos de licenciatura. Depreende-se, então, que esse obstáculo deve ser vencido para que seja possível levar o ensino de qualidade para os ensinos de nível fundamental e médio.

            Segundamente, a cultura do Brasil é retrograda quando se trata de dinheiro. Paralelamente, os brasileiros adotam uma postura conservadora em relação ao dinheiro, visto que por ser um país que enfrentou inúmeras inflações, como a hiperinflação de 1980, o dinheiro se tornou um tabu e, por isso, debates sobre assuntos de suma importância, como, rentabilidade e controle de gastos, são negligenciados. Logo, é imprescindível que haja ações dos aparatos governamentais para subverter esse escopo.

            Portanto, urge que o Governo acione o MEC, e este por sua vez implemente de forma obrigatória o ensino da educação financeira, nos cursos de licenciatura, para que esse conhecimento possa ser lecionado por professores capacitados nas escolas municipais e estaduais. Por conseguinte, faz-se necessário também uma mudança nos ensinos fundamental e médio, por meio da Base Nacional Comum Curricular para tornar obrigatório o ensino da educação financeira nessas etapas da formação, assim os jovens terão contato desde cedo com a temática. Para que assim a sociedade possa se conscientizar e se sentir segura ao debater sobre finanças no futuro.

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2 Correções

  1. 1 – Introdução por referência cultural. 2 – Primeiro argumento fraco. 3 – Produtividade argumentativa. 4 – Organização da proposta. 5 – Norma culta.

    1. Sobre a introdução, é sempre uma brecha que você cria quando constrói um cenário sociocultural e o retoma ao longo do texto. Ainda que eu ache forçado só voltar a trazer o filme que citou apenas no fim do texto, essa lembrança denota mais projeto de texto do que a referência abandonada nas primeiras linhas simplesmente para puxar aquele analogamente. A válvula de escape para iniciar um texto sempre foi a introdução tradicional, aquele “muito/pouco se discute a respeito de…”. O que aconteceu com a divulgação de textos nota mil foi a criação desse hábito de iniciar o texto com um filme – e é um hábito perigoso, visto que por vezes caem temas bem complicados de associar a um filme, principalmente no nervosismo de uma prova. Enfim, esse é um problema que o corretor facilmente encontraria no Enem e chamaria de “brecha”, que vai afetar a competência 3. Para além do Enem, sugiro que estruture válvulas de escape menos dependentes de repertório. Ah, e é mito dizer que “é bom sempre iniciar com um repertório”. Quer dizer, se você faz o repertório conscientemente no desenvolvimento, até uma introdução brega como a clássica pode tirar mil. Aliás, só não vemos mais clássicas tirando mil porque o que tira o mil de muita gente não é a competência 2, mas a competência 1.

    2. Cuidado pra não se enrolar com um argumento apenas porque ele se encaixa no seu padrão argumentativo de atacar um Estado ou um colégio. A educação financeira é tão mais fácil de ser feita pelos pais! É que eles próprios têm dificuldades financeiras, daí talvez fosse mais interessante pensar em educação financeira para adultos. Tipo, quais são as ferramentas que um professor tem se o pai que dá a mesada, se a mãe que o filho de presentes? Enfim, tudo isso pra dizer que eu tô livre pra questionar o seu argumento porque não houve produtividade, ou seja, não vi comprovada a pertinência do seu argumento, e isso é ausência de exploração dos efeitos. O leitor não vai presumir que uma coisa está errada porque intuitivamente é errada. Prove, explique o máximo que puder. Você tá chamando professores de desqualificados, tá atacando grade curricular de universidades… Meu, não se deixe iludir (leia-se: EVITE) por construções como “é notável”, “é evidente”. Tem nada evidente num prova, pode provando kkkk

    3. Daí remendo a observação pro terceiro parágrafo também. Seus parágrafos estão com basicamente 3 frases. Tente fazer 5, para encaixar uma ou duas consequências/efeitos. Quer dizer, isso pensando em fechar brechas, né? 200 na C3 pode ser difícil se você escrever poucas linhas de desenvolvimento.

    4. E esse desenvolvimento vai ficar apertado se você não for bem organizado na proposta. Aqui você não precisa fazer construções linguísticas complexas, envolvendo inversões, múltiplas orações dentro de uma frase… Mano, corretor chega aqui exausto, só querendo contar os elementos, de preferência na ordem do manual: agente, ação, modo, finalidade e o único varia consistentemente é o detalhamento.

    Governo acione o MEC? Daí este por sua vez? Não, isso é complicar as coisas sem necessidade. “É necessário que o MEC…”. Enfim, facilita a vida do corretor aqui pra ele mesmo não inventar teorias que descontem pontos de você por bobeira.

    Nessa mesma proposta você faz uso de um “por conseguinte” que é acompanhado de um “também”. Ora, ali se trata de uma nova proposta então? Opa, então no primeiro não houve detalhamento; no segundo não houve agente. Olha que beleza, sua nota vira 160 em vez de 200 por interpretação do corretor. Repensa isso aí, meu amigo. Consequência não introduz ação, mas a estrutura dali está toda montada para introduzir uma ação.

    5. Abaixo, todos os erros de norma culta que eu encontrei:

    Na série sul coreana “Round 6”, retrata-se o cotidiano angustiante de sujeitos endividados e (1)sua busca incessante pelo dinheiro. Analogamente, a realidade brasileira se enquadra na trama, pois, uma vez que a educação financeira é negligenciada no país, a população está suscetível as(2) mazelas relacionadas ao uso indevido do dinheiro. Dessa forma, tal cenário é fruto tanto da má formação do corpo docente acerca(3) da educação financeira,(4) quanto da cultura brasileira que rejeita esse ensino.

    1 – Não coma artigos, eles são elementos coesivos e, por vezes, custam caro. Vai depender do olhar atento para o paralelismo/formalidade. “Retrata-se o… e A”.
    2 – Faltou com a crase. “Estar … a algo”.
    3 – Quem se forma, se forma EM algo.
    4 – “Tanto quanto” é expressão que não se separa por vírgula. Não sei qual é o nível de tolerância na prática para essa vírgula quando a frase é muito longa, mas não é esse o caso.

    Primeiramente(1), é notável que a sociedade sofre com a falta de qualificação dos professores para lecionar acerca(2) das finanças. Sob essa ótica, necessita-se que(3) antes de partir(4) para o ensino(5) haja um corpo docente qualificado para tal. Contudo, segundo o Ministério da Educação (MEC), não há uma disciplina obrigatória de educação financeira nos cursos de licenciatura. Depreende-se, então, que esse obstáculo deve ser vencido para que seja possível levar(6) o ensino de qualidade para os ensinos de nível fundamental e médio.

    1 – Primeiramente não existe, tal qual o segundamente. Não sei, meeesmo, qual é o nível de intolerância à palavra no Enem, mas, se lembrar, evite-a. Coloquialmente até eu uso, ok? Aqui eu sou o corretor cruel.
    2 – Agora é por repetição de palavra. Não se vicie no acerca.
    3 e 5- Adjunto adverbial deslocado, com 3 ou mais palavras, pede vírgulas.
    4 e 6 – Vi oralidade nas duas expressões, partir e levar. Fica como exercício procurar palavras mais formais que as substituam.

    Segundamente(1), a cultura do Brasil é retrograda(2) quando se trata de dinheiro. Paralelamente(3), os brasileiros adotam uma postura conservadora em relação ao dinheiro(4), visto que(5) por ser um país que enfrentou inúmeras inflações, como a hiperinflação de 1980, o dinheiro(6) se tornou um tabu e, por isso, debates sobre assuntos de suma importância, como(7),(8) rentabilidade e controle de gastos, são negligenciados. Logo, é imprescindível que haja ações dos aparatos governamentais para subverter esse escopo(9).

    1 – Eu duvido que você já tenha lido essa palavra em algum formal que seja! Olha, na dúvida, não escreve. Quer dizer, em treino pode inventar à vontade, falo é da hora da prova.
    2 – Faltou o acento.
    3 – Como assim “paralelamente”? Você repetiu as ideias, ser retrógrado e ser conservador aqui eram sinônimos, não? Bom, é importante estar consciente do que deve escrever depois de um tópico frasal, e esse local é geralmente de explicação daquele resuminho que nenhum leitor é obrigado a entender. “Por que a cultura brasileira é retrógrada sobre o dinheiro?” é a pergunta que o leitor vai se fazer quando lê o seu tópico frasal muito bem feito, e é ela que você vai desenvolver.

    4 e 6 – Repetições de palavra. Repetir palavra é problema de C4, hein.
    5 – Faltou a vírgula aqui.
    7 – Repetição de palavra.
    8 – Vírgula indevida.
    9 – Te falar que linguagem erudita não pega muito bem não, até chama atenção do corretor para os seus erros de norma culta e deixa o seu trecho meio irônico. Não dá pra descontar pontos diretamente, mas ô chamar a atenção do corretor sem necessidade, hein, cuidado que a mão pesa.

    Portanto, urge que o Governo acione o MEC, e este(1) por sua vez(2) implemente(3) de forma obrigatória(4) o ensino da educação financeira, nos cursos de licenciatura, para que esse conhecimento possa ser lecionado por professores capacitados nas escolas municipais e estaduais. Por conseguinte, faz-se necessário(5) também uma mudança nos ensinos fundamental e médio, por meio da Base Nacional Comum Curricular(6) para tornar obrigatório o ensino da educação financeira nessas etapas da formação,(7) assim(8) os jovens terão contato desde cedo com a temática.(9) Para que(10) assim(11)(12) a sociedade possa se conscientizar e se sentir segura ao debater sobre finanças no futuro.

    1 e 2, 3 e 4 – Adjuntos adverbiais deslocados “por sua vez” e “de forma obrigatória”. Sei que fica horrível encher de vírgulas, mas elas não seriam necessárias se a estrutura fosse melhor pensada.
    5 – NecessáriA mudança.
    6 – Vírgula.
    7 e 8 – Aqui no 7 pedia uma pausa maior, como a de ponto final ou, minha preferida, a pausa do ponto-e-vírgula. Daí vírgula isolando o “assim”, que é termo explicativo.
    9 – Já aqui a pausa era menor do ponto final, oração subordinada.
    10, 11 e 12 – O “assim” daqui é uma palavra repetida, além de não estar isolada.

    Por ora é só; ficaria lá pros 800, mas eu não me preocuparia muito com nota em janeiro. Abraços!

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  2. Olá! Penso que os corretores admiram pessoas ousadas, mas uma vez assim é necessário sustentar até o final a sua base argumentativa. Você foi por um caminho bem diferente, eu mesmo no início me surpreendi.

    *sul-coreana* *às mazelas (suscetível a+ as mazelas, contudo se fosse no singular junto da palavra mazelas aí estaria correto) *má-formação

    Enfim, você partiu do pressuposto de que ”uma vez endividados os brasileiros estão numa busca constante pelo dinheiro”. Daí que usou dois argumentos: ”Má formação do corpo docente acerca da educação financeira e a cultura brasileira que rejeita esse ensino.”
    Os dois argumentos não foram ruins. No primeiro você embasou pelo MEC (ótimo), já no segundo faltou desenvolver uma base argumentativa mais forte. Você apontou que o dinheiro é ”tabu”, mas se atente que a palavra é usada como sinônimo de preconceito, então com o contexto de hoje isso fica incoerente, pois o fato de ter que repensar a educação financeira, mostra que ele não é tão tabu assim. Outra questão: ao usar o ano de 1980 (base histórica) para sustentar o conservadorismo, como isso se aplica? Hoje em dia há muitos cursos sobre finanças, além disso, como disse o geógrafo Milton Santos, o contexto vigente é o da Terceira Revolução Industrial (Técnico-científico-informacional), ou seja, há uma ampla forma de se ter educação financeira. Outra questão a ser levantada: muitos brasileiros estão recebendo créditos para novos investimentos, um exemplo é o do próprio Sebrae que contempla pequenos e grande negócios. Então, ao chamar os brasileiros de conservadores seria necessário uma melhor construção do texto. Usar algum dado de uma fonte confiável te ajuda muito.

    Enfim: ”Segundamente, a cultura do Brasil é retrógrada (*acento) quando se trata de dinheiro. Isso porque, os brasileiros adotam uma postura conservadora em relação a ele, visto que por ser um país que enfrentou inúmeras inflações, como a hiperinflação de 1980 e que apesar do que se possa ter de ”cursos de educação financeira” tem 72,9% de famílias endividadas. Isso conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) feita em Agosto de 2021, o que mostra que debates como rentabilidade e controle de gastos são negligenciados. Logo, é imprescindível que haja ações dos aparatos governamentais para subverter esse escopo. (Não separe sujeito de predicado, como fez ao separar o verbo ser do seu sujeito).

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