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Obstáculos à implementação de uma educação financeira no Brasil.

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A frase de Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”, reflete a importância da educação em uma sociedade. Mais especificamente, a má educação educação financeira na infância produz indivíduos adultos desestabilizados financeiramente e, consequentemente, uma sociedade financeiramente desequilibrada.

Em primeiro lugar, a alienação financeira da grande massa brasileira produz lucros ás grandes indústrias. Aliás, indústrias essas que estimulam o consumismo com intenção de maximizar seus lucros. Nesse cenário, a educação financeira torna-se inimiga dessas por combater o consumismo, objeto de lucro central das grandes corporações, ao ensinar conceitos básicos econômicos de controle de gastos e ganhos, por exemplo.

Além disso, tal educação é indiferente, aos interesses dos empregadores, para a qualificação profissional de trabalhadores destinados a ocuparem vagas de emprego que não requerem habilidades intelectuais. Sendo assim, a não necessidade de trabalhadores educados financeiramente não produz pressão sobre a formação de novos profissionais.

Frete essa situação, se faz necessário que o Ministério da Educação forneça recursos necessários para a implementação da disciplina de Educação Financeira do básico ao avançado nos ensinos fundamental e médio, gradativamente. Para isso, utilizar-se-ia de verbas da União aprovadas pelo Congresso Nacional. Com isso, a sociedade será liberta de opressões financeiras através da educação, conforme a frase de Paulo Freire.

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5 Correções

  1. Olá tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
    Introdução: ótima citação e bons argumentos, porém, achei esse parágrafo um pouco curto e não consegui identificar a sua tese.
    Desenvolvimento: D1- gostei bastante dos argumentos, só achei que poderia ter estendido mais na argumentação, além disso faltou uma finalização desse desenvolvimento.
    D2- bom parágrafo, mas achei ele um pouco desconectado com o resto do texto, principalmente por eu não ter conseguido ver a tese, assim não consegui entender sobre oque você iria dizer nesse desenvolvimento.
    conclusão: ótima conclusão. Ela apresenta: agente+ ação+ meio+ efeito, faltou o detalhamento.
    No geral você argumenta bem ao longo do texto, entretanto poderia alongar mais os parágrafos. E também achei a estrutura do texto um pouco confusa com relação a progressão dos argumentos. Você pode ler redações nota mil ajuda bastante a entender a estrutura do desenvolvimento.
    Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, não sou profissional :)
    Espero ter ajudado e bons estudos !!!

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  2. Sua redação aborda de forma pertinente a importância da educação financeira na sociedade. Aqui estão algumas sugestões para melhorar a redação:

    1. Introdução: Comece com uma introdução mais direta que destaque a importância da frase de Paulo Freire e estabeleça uma conexão clara com o tema da educação financeira. Por exemplo: “A frase impactante de Paulo Freire, ‘Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor’, revela a relevância da educação em todos os aspectos da vida, incluindo a educação financeira, que desempenha um papel fundamental na estabilidade financeira individual e no equilíbrio da sociedade.”

    2. Desenvolvimento dos argumentos: Expanda seus argumentos, fornecendo exemplos concretos e dados relevantes para respaldar suas afirmações. Por exemplo, ao mencionar a alienação financeira e o consumismo, você pode citar estatísticas sobre o endividamento da população e o aumento do consumo desenfreado.

    3. Coerência lógica: Certifique-se de que suas ideias estejam claramente conectadas e fluam logicamente ao longo do texto. Use conectores e frases de transição para facilitar a compreensão e a progressão do seu argumento.

    4. Perspectiva contrária: Considere abordar brevemente a perspectiva contrária, que poderia argumentar que a educação financeira é responsabilidade individual e não uma responsabilidade do sistema educacional. Refute essa perspectiva e reforce a importância da educação financeira como uma habilidade fundamental para o desenvolvimento pessoal e a estabilidade financeira da sociedade como um todo.

    5. Conclusão: Na conclusão, reforce a importância da implementação da disciplina de Educação Financeira no currículo escolar e enfatize os benefícios que isso traria para os indivíduos e a sociedade. Além disso, você pode mencionar a necessidade de uma abordagem gradual, desde o ensino fundamental até o ensino médio, para garantir a formação de indivíduos financeiramente conscientes.

    Revisando esses aspectos, sua redação ficará mais persuasiva, bem estruturada e embasada em argumentos sólidos.

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  3. Olá, tudo bem?
    Vamos lá
    – A sua introdução esta ótima, clara e objetiva
    – seus desenvolvimentos estão pouco argumentados (busque meios de melhorar seus argumentos e desenvolver suas ideias ao decorrer das linhas)
    – Sua conclusão precisa ser melhorada

    Sua redação tem um bom potencial mas há alguns erros (gramaticais, de desenvolvimentos) busque revisar e melhorar seus pontos fracos. Espero ter ajudado :)

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  4. Olá, Natália. Tudo bem?

    Antes de tudo, obrigada pela oportunidade de aprender com sua escrita, e parabéns pelo seu texto!

    Vou tentar lhe ajudar!

    Entretanto, por favor, retenha somente o que fizer sentido para você, ok?
    Caso queira, pode apontar quaisquer falhas cometidas por mim durante o meu raciocínio, de boa!
    E, tendo dúvidas, fico à disposição para trocar ideias.

    Minha análise a respeito de sua dissertação será dos pontos: correção gramatical e ortográfica; avaliação da abordagem do tema.

    A frase de Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”[[1], reflete a importância da educação em uma sociedade. Mais especificamente, a má [3] educação educação[2] financeira na infância produz indivíduos adultos desestabilizados financeiramente e, consequentemente, uma sociedade financeiramente desequilibrada [3].
    ######INTRODUÇÃO
    [1] Prefira usar dois pontos no final de período e fechando com ponto final. Aqui ficou confuso, parece que o sujeito está separado do verbo. Dica de reescrita, abaixo.

    A frase “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” de Paulo Freire reflete a importância da educação em uma sociedade.

    [2] Aprendi, recentemente, que devemos evitar adjetivos com opinião subjetiva, pois eles enfraquecem a argumentação. Por exemplo, o que é má educação para você pode não ser para outro (inclusive para o corretor rs), então para usar esse tipo de qualificação teria que explicar o que seria a má educação no seu ponto de vista.

    [3] Mesmo que no item 2.

    Em primeiro lugar, a alienação financeira da grande massa brasileira produz lucros ás grandes [1] indústrias. Aliás, indústrias [2] essas que estimulam o consumismo com intenção de maximizar seus lucros. Nesse cenário, a educação financeira torna-se inimiga dessas por combater o consumismo[3], objeto de lucro central das grandes corporações, ao ensinar conceitos básicos econômicos de controle de gastos e ganhos, por exemplo.

    ######DESENVOLVIMENTO 1
    [1] Crase.
    [2] Repetição próxima não ficou legal.
    [3] No sistema capitalista e na maioria das economias, o consumo é fundamental para o giro da economia (ele puxa a produção, ao contrário do que ocorre no sistema Just Time). Desta forma, combatê-lo não seria uma solução, mas sim ensino de como lidar com ele, o combate poderia se dar, talvez, ao consumo desenfreado.
    [4] Para esse tópico, seria interessante trazer o lucro dos bancos, que nada produzem e ganham com cobrança de juros exorbitantes. Muitas vezes, tais acréscimos vão além do permitido legalmente e sem educação financeira o cidadão não percebe. Somado a isso, o próprio fato dele precisar de empréstimo.

    Além disso, tal educação é indiferente, [1​] ​aos interesses dos empregadores, para [2] a qualificação profissional de trabalhadores destinados a ocuparem vagas de emprego que não requerem habilidades intelectuais. Sendo assim, a não necessidade de trabalhadores educados financeiramente não produz pressão sobre a formação de novos profissionais.[3]

    ######DESENVOLVIMENTO 2
    [1] vírgula proibida, separa CN do nome.
    [2] trocaria a proposição para por “de’’ e retiraria o “a”.
    [3] faltou embasamento mais concreto

    Frete essa situação, [1] se faz necessário que o Ministério da Educação forneça recursos necessários [2] para a implementação da disciplina de Educação Financeira do básico ao avançado nos ensinos fundamental e médio, gradativamente. Para isso, utilizar-se-ia de verbas da União aprovadas pelo Congresso Nacional. Com isso, a sociedade será liberta de opressões financeiras através da educação, conforme a frase de Paulo Freire.
    ######CONCLUSÃO
    [1] faz-se
    [2] repeticao próxima, no mesmo período.

    De modo geral, a redação possui uma boa estrutura e sequência, entretanto os argumentos foram fracos.

    Depois de sua correção em minha redação fui buscar as resposta às perguntas que lhe fiz. E daí, encontrei um vídeo muito interessante, no qual o professor faz a chuva de ideias a partir de só nomes relacionados ao tema do que vem a sua mente quando pensa sobre. Depois disso, você vai montar frases com as ideias que viram a sua mente. Isso tem me ajudado desde então a não fugir ao tema e ter o que escrever.

    Fim!

    Espero ter ajudado, pelo menos, o tanto que a análise de sua redação me ajudou.

    Agora é a sua vez de JULGAR, avalie se minha dedicação merece ser a MELHOR CORREÇÃO. Não ficarei triste se o título for para outro colega, contudo é muito importante avaliar, pois incentiva correções melhores.

    Até a próxima!

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  5. deficiência na gramática, não irá entender os termos que coloquei acima, faço de todo modo porque é importante saber qual recurso linguístico está empregando e desejar posso indicar uma professora que vai lhe ajudar com isso (Canal do YouTube, gratuito). Então, tentei escrevê-lo. vc te cuida com pontuacao com crase

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