No conceito de entropia, da Física, se é mensurado o grau de desordem em um sistema termodinâmico. Nesse sentido, fora das ciências da natureza, no que se concerne à obesidade no Brasil, percebe-se a configuração de um problema entrópico em contraste ao caos estabelecido no sobrepeso brasileiro. Em detrimento dessa questão, estar fora do peso indicado, por um profissional, se torna uma problemática quando a saúde do indivíduo é afetada. Portanto, evidencia-se a necessidade de promover melhorias no que tange à questão persistente por má influência da mídia, além do sedentarismo da população.
Sob esse viés, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução, a má influência midiática. No panorama atual, comerciais de televisão e propagandas na internet, movimentadas pela mídia, influenciam a população ao consumo de produtos industrializados. Nesse sentido, diante de tamanha persuasão, os indivíduos muitas vezes são influenciados a consumir alimentos que no final podem acabar gerando graves problemas de saúde – sem saber, já que são apenas exaltados fatores como praticidade e sabor do alimento. Desse modo, o consumo exagerado de calorias, como sódio e glicose, resulta no aumento de peso e até mesmo em doenças como pressão alta ou diabetes.
Ademais, outro ponto relevante dessa temática é o atual nível de sedentarismo da sociedade. Em suma, não há dúvidas de que com o passar dos anos o hábito de praticar exercícios se tornou escasso e pouco recorrido. Logo, a população passa mais tempo assistindo à televisão do que exercendo alguma atividade física, assim então desenvolvendo o sedentarismo decorrente do conforto da vida moderna. Dessa maneira, a ingestão de mais calorias, do que calorias queimadas através de exercícios, gera o acúmulo de gordura corporal concentrada, elevando o peso do indivíduo.
Em virtude dos fatos esclarecidos, depreende-se a urgência de ações interventivas com o fito de amenizar a questão. Nesse âmbito, o Ministério da Saúde deve, por meio da criação de programas saudáveis, estimular a perca de peso da população. Dessa forma, o intuito de tal ação é promover o benéfico conceito de ser saudável e, consequentemente reduzir aos poucos o sobrepeso da sociedade. Como também, cabe à mídia promover ações, como propagandas, com o objetivo da conscientização em massa sobre o exagerado consumo de produtos industrializados. Feito isso, o quadro de obesidade brasileira poderá ser finalmente modificado.
______________________________________________________
** Gente, vou fazer um vestibular sábado, que é uma redação, para entrar na faculdade. Os critérios à serem analisados são os mesmos do Enem, o tema vai ser divulgado na hora, porém não haverá textos de motivação.
*Dicas sobre como fazer uma redação sem textos motivacionais serão SUPER bem vindas! É isso. ❤️
Mr.Crozma
Não vale a pena receber muitos julgamentos um dia antes da prova não kkkk
Espero que tenha conseguido dormir.
Preste muita atenção na frase-tema. Ela é composta por elementos-chave que delimitam ou ampliam o tema. Considerando que é uma prova sem textos de apoio, nada nela é por acaso. Vale a pena até tentar extrair pensamentos sobre o fato de a frase escolher um artigo definido, em vez de um indefinido kk
Geralmente provas assim têm textos na prova de português que são direcionados à interpretação do tema, que dão ideias, sem, no entanto, se posicionarem de modo a serem copiadas. Espero que seja esse o caso.
Porque, se não for, a banca estará dando uma liberdade enorme de abordagem, e aí não faz nem sentido prender o aluno aos moldes do Enem.
Sendo Enem, a garantia para não se perder está na proposta, que acaba por definir quais tipos de tema podem ser cobrados e qual é o posicionamento que você deve ter, já que obviamente não pode defender um “a obesidade no Brasil não é um problema”, fato esse que deveria te deixar tranquila de que saberá sobre o que escrever.
Quando receber a prova, anote no rascunho todos os conectivos que conseguir lembrar, pois são eles que melhor te guiam na construção de ideias quando está nervosa.
No mais, divirta-se – as suas redações têm cara de nota alta.
Volder
Competência 1: 170
Alguns erros do uso da vírgula permeiam o texto.
Competência 2: 200
Ótima compreensão do tema e da proposta apresentados.
Competência 3: 110
Argumentação quase inteiramente formada pelo senso comum, com pouca originalidade e ausência de uma citação ou de um conceito mais abstrato.
Competência 4: 180
Alguns problemas coesivos, principalmente no início.
Competência 5: 150
Falta de detalhamento e explicação mais elaborados.
Total: 810
LucasR
Olá, seguem algumas observações:
No parágrafo de conclusão, creio que possam haver 2 melhorias. Elas são:
Em vez de ” […]estimular a perca de peso da população.[…]”. Use PERDA de peso. “Perda” é o substantivo que corresponde ao verbo “perder”, significando “se privar se alguém ou de algo que se tinha” “Perca” é uma forma verbal do verbo “perder”. Aparece na primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo.
FONTE: https://www.estudopratico.com.br/perda-ou-perca-qual-a-escrita-correta/
Em vez de “[…]reduzir aos poucos o sobrepeso[…]”. Talvez seja interessante usar “[…]reduzir GRADUALMENTE/GRADATIVAMENTE o sobrepeso[…]” (Adendo: essa foi uma sugestão, não creio que você perderia pontos por isso).