Obesidade no Brasil

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Promulgada pela ONU em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. Conquanto a obesidade no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito Universal na prática. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a décima nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema publico de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na obesidade. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1 em cada 4 brasileiros acima de 18 anos está obeso. Diante do exposto, o percentual de obesidade quanto ao excesso de peso vem subindo, em ambos os sexos.

Faz-se mister, ainda, salientar o sedentarismo e os maus hábitos alimentares como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. Diante de tal contexto, pesquisas mostram também que a obesidade está crescendo mais entre as camadas mais pobres da população.

Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. É necessário que o Estado promova a importância de uma alimentação saudável, por meio de campanhas que atinjam todos os públicos, como palestras abertas ao público e, também na mídia, que informem sobre os malefícios dos ultraprocessados, visando diminuir o número de obesos. Dessa forma, o Brasil poderia superar a obesidade no país. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições educacionais e sociais desse grupo.

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1 Correção

  1. Introdução: Você utilizou um repertório sociocultural e apresentou de forma clara o problema. Para evitar repetir palavras (foi usado o termo “direito(s)” três vezes no mesmo parágrafo), use sinônimos ou retome com algum pronome. Acho que “Declaração Universal dos Direitos Humanos” deve ser escrita dessa forma com as iniciais maiúsculas. Para demonstrar que houve um bom planejamento de texto, é aconselhável colocar na introdução os dois argumentos que serão apresentados nos desenvolvimentos.
    Desenvolvimento 1: Para iniciar esse parágrafo é bom começar com algum conectivo como: “Em primeiro lugar”, “A partir desse cenário”, para estabelecer conexões entre todas as partes de seu texto. Faltou citar a fonte do dado sobre a posição da economia brasileira. Achei que o parágrafo ficou muito expositivo, se você optasse por usar apenas um dado teria sobrado mais espaço para a argumentação. Para mim, você não deixou muito claro como a falta de educação tem influência na obesidade, e para encerrar o parágrafo é aconselhável não apresentar nenhuma informação nova, mas sim fazer uma conclusão do que foi escrito.
    Desenvolvimento 2: A citação de Bauman não foi bem aproveitada porque você não estabeleceu nenhuma relação entre ela e o tema. Achei que as frases ficaram desconectadas pois as informações não parecem ter relação entre si. Por exemplo, no tópico frasal, você escreveu sobre o sedentarismo e os maus hábitos alimentares, mas essas ideias não foram desenvolvidas ao longo do parágrafo. Assim como no desenvolvimento anterior, procure argumentar mais e para encerrar não apresente informações novas.
    Conclusão: A proposta de intervenção tem os 5 elementos e está bem detalhada. Tente evitar repetir palavras (público).
    Nota: 760
    Competência 1: 160
    Competência 2: 120
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200

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