OBS: vê os erros ortográficos que for corrigir ae pq isso que acaba comigo, é, e corrige o resto né, se possível com nota( se possível n, bota a nota que é o mais importante).
O documentário “Muito Além do Peso” retrata a realidade de várias crianças e adolescentes no Brasil acometidas de obesidade. Nesse viés, destaca-se a influência midiática que é imposta à essas crianças e a não prática de exercícios físicos, o que acarreta problemas, como doenças, e a discriminação, devido ao esteriótipo de beleza disseminado pela sociedade. Em suma, deve haver medidas para mitigar essa chaga.
Primeiramente, vale salientar que a mídia exerce uma grande influência na população através da padronização da beleza corporal através de propagandas televisivas, além da tentativa de persuadir crianças a pedir aos seus pais para comprarem respectivo produto, uma vez que essas divulgações estão voltadas para o consumismo, prova disso é quando o produto oferecido, rico em carboidratos, tem em sua embalagem personagens de desenhos e super-heróis, que são métodos para persuadir o consumidor. Nessa veia, podemos citar o filme “WALL•E” que retrata o óbice da não prática de exercícios físicos, acometido em várias pessoas, e salienta uma possível vida futura se a sociedade continuar a ser vítima desse revés, sendo ela extremamente obesa, reiterando a importância de uma vida de exercícios ativa.
Em segundo lugar, vale salientar, em relação ao aspecto supracitado quanto às doenças provocadas pela obesidade, que os problemas derivam, podendo ser cardíacos, pulmonares, renais, entre outros, visto que a gordura em excesso prejudica o corpo humano, obstruindo veias e pode ser alvo de cirurgias e procedimentos como o stent. Nessa perspectiva, ressalta-se a discriminação vivida pelas pessoas que sofrem com essa doença, porquanto há um esteriótipo preconceituoso de uma pessoa que não se adequa com os padrões estéticos impostos pela mídia.
Portanto, deve haver medidas por parte do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Esporte, investindo na saúde, sendo elas a criação de mais hospitais e a criação de parques e praças visando resolver os problemas provenientes da obesidade. Cabe também à mídia a conscientização da população em relação ao consumo exacerbado de produtos gordurosos e às escolas, ensinar aos alunos a não prática do “bullying”. Se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver um abrandamento na problemática da obesidade, e a realidade retratada em “WALL•E” não mais será o futuro da nação verde-amarela.
OBS: vê os erros ortográficos que for corrigir ae pq isso que acaba comigo, é, e corrige o resto né!
Samir soares
Competência 1-160
Competência 2-200
Competência 3-200
Competência 4-200
Competência 5-200
Erro de crase, ortográfico e vírgula, precisa estudar isso pra não pesar na competência 1
Competência abordou a proposta inicial juntamente com as propostas_detalhamento,uhum, tá, mas tem que tomar cuidado para não esquecer de nenhum quesito na hora de enviar
João_Pedro_7686
Competência 1-
Nota: 160
C2- Compreendeu bem o tema e utilizou bom repertório sociocultural, sendo bem desenvolvido ao longo do texto.
Nota: 200
C3- Os argumentos trazidos em maioria, são bons, mas falta mais organização. Veja que na introdução você citou a discriminação como se fosse uma das causas para a obesidade, quando na realidade, é uma consequência sofrida.
Nota:200
C4- Acho que você deveria utilizar em maior quantidade os conectivos, a fim de dar coesão para o texto e evitar tanta informação solta que remete a desorganização.
Nota: 160
C5-200 contemplou todos os requisitos
Nota final ========== 920
Yago42409
Olá, tudo bem?
Infelizmente não sou capaz de te dar uma nota, mas posso fazer uma análise considerando o que notei de erro e que acho que possa melhorar.
Bem, acredito que após discriminação na intro não tem vírgula, você repitiu muito a palavra “salientar” e usou o conectivo Nesse viés duas vezes, não se pode repertir o mesmo conectivo que abra períodos.
Cuidado com gerúndios, isso é, palavras flexionadas que terminam em endo, ando etc.
Fora isso não sou muito capaz de analisar com precisão, mas tem um ap muito bom na play store chamado “Cira”, ele identifica os erros gramaticais e dá até nota, porém, não posso garantir que essa nota seria a de um corrento. Dito isso, bons estudos.
mariaeduardanunes
Oi, Samir! Vou corrigir sua redação me baseando nos critérios do ENEM, ok?! E não se preocupe, todos aqui estamos aprendendo, juntos! Acredito que quanto antes você descobrir o que está errando, mais tempo você terá para corrigir, por isso tentarei corrigir tudo que eu encontrar. Sou apenas estudante, mas darei o meu melhor para te ajudar.
Vamos lá!
No 1º parágrafo “imposta à essas crianças” não ocorre crase antes de pronomes demonstrativos.
No 2º parágrafo “través da padronização da beleza corporal através de propagandas televisivas” note que você utilizou “através” duas vezes em uma mesma frase, não é bom repetir os conectivos. Além disso, tente utilizar o “através de” quando for no sentido de atravessar algo de fato. Indico que faça uso do “por meio de” ou “por intermédio de”.
Você escreveu quase 7 linhas e não há nenhum ponto final, tome cuidado para não criar um período longo.
No 3º parágrafo “entre outros” lembro que quando eu era menor e escrevia essa expressão a corretora sempre puxava uma seta e perguntava “entre outros o quê?”, como se diz, eu deveria citar “os outros”.
No 4º parágrafo, suas duas propostas de intervenção contém apenas 3 elementos (agente, finalidade e ação). Tome cuidado, não pode utilizar “conscientização” na ação, somente na finalidade.
Em resumo, atente-se ao uso de conectivos (principalmente os interparágrafos, tente começar o 3º parágrafo com “Ademais” e o 4º parágrafo com “Portanto” mesmo, assim, ficaria excelente, uma vez que o ENEM exige 2). Foi uma excelente escolha retomar um dos repertórios na conclusão!!
Imagino que sua nota seria parecida com:
Competência 1= 160
Competência 2= 200
Competência 3= 200
Competência 4= 160
Competência 5= 120
Nota final= 840
Kotetsu
Competência 1- seu texto possui alguns desvios, revise-o para não repetir novamente eles.
Nota: 160
C2- Compreendeu bem o tema e utilizou bom repertório sociocultural, sendo bem desenvolvido ao longo do texto.
Nota: 200
C3- argumentação em coerência e inter textualidade
Nota:200
C4- seu texto precisa de mais conectivos.
Nota: 160
C5-200 contemplou todos os requisitos
Nota final ========== 920
IsabellaLucTav23
C1- Você só teve 1 erro ortográfico
– “esteriótipos” (estereótipos)
Alguns erros de vírgula que comprometeu a semântica.
Utilize os corretores ortográficos online para tirar as dúvidas e aumentar sua nota.
Nota: 160
C2- Compreendeu bem o tema e utilizou bom repertório sociocultural, sendo bem desenvolvido ao longo do texto.
Nota: 200
C3- Os argumentos trazidos em maioria, são bons, mas falta mais organização. Veja que na introdução você citou a discriminação como se fosse uma das causas para a obesidade, quando na realidade, é uma consequência sofrida.
Nota:120
C4- Acho que você deveria utilizar em maior quantidade os conectivos, a fim de dar coesão para o texto e evitar tanta informação solta que remete a desorganização.
Nota: 120
C5- Em sua proposta, você cita muita coisa, mas não contextualiza.
– Lembre-se que tudo que se é argumentado no Enem, precisa ser desenvolvido e explorado, por isso, seria interessante você usar apenas 2 ações, no máximo. Veja que você usou 5 e logicamente, não daria para desenvolver todas dentro do espaço delimitado.
– Procure evidenciar o meio que essas ações irão acontecer (investir na saúde como? De onde vem esses recursos? Tem alguma verba destinada para o projeto?)
– Ademais, repense o argumento que você utilizou (“criação de parques” é muito evasivo, se não há consciência da importância da atividade física por parte de quem é obeso. Nesse caso, ficaria melhor, “campanhas de incentivo à atividade físicas que seriam acontecidas em parques”)
– Você iniciou o parágrafo com “portanto”, no entanto, é necessário que você retome o assunto em poucas linhas para não dar impressão de informação solta.
Ex: (retomar a informação) portanto cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Esporte, por meio de verbas do Programa de Combate à Obesidade, a disseminação de campanhas de conscientização acerca dos riscos promovidos por essa condição, com o fim de ajudar a reduzir o índice dessa problemática na sociedade e seus impactos.
Tomando essa medida, o governo estaria contribuindo para que a realidade da nação não seja condizente à do filme Wall-e.
Nota: 120
Nota total: 720
Você peca ao citar muitas informações, isso faz com que se perca em sua linha de raciocínio.
Explore mais o que é trazido e traga dados que ajudem a persuadir seus argumentos.
Bons estudos!
amarquess
olá, Samir. irei corrigir sua redação mas já antes digo que sou estudante então me perdoe se alguma coisa estiver errada.
no parágrafo da introdução, na frase “imposta à essas crianças” não tem o uso da crase, isso porque não a usamos antes de pronomes demonstrativos.
no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, na frase “através da padronização da beleza corporal através de propagandas televisivas” é notório que você usou a palavra “através” duas vezes em uma mesma frase. repetir palavras e conectivos não é bom para a sua redação, tente usar sinônimos. notei também que seu parágrafo quase não possui pontos finais, fique atento a isso, frases longas deixam o seu texto confuso para o leitor.
no seu segundo parágrafo de desenvolvimento, na frase “entre outros” é necessário que você explique o que são esses outros, sempre explique o que são eles, para que o corretor entenda que você tenha propriedade no assunto.
no seu parágrafo de conclusão, está faltando alguns elementos. certifique-se que a sua proposta de intervenção tenha:
opinião de conclusão
agente
ação
meio
finalidade
benefício
observação: tente não usar conscientização como uma ação, pois o corretor do enem vê isso de maneira incorreta.
nota final= 720