Obesidade infanto-juvenil

  • 0

O documentário de Estela Renner “Além do Peso”, retrata de maneira real o cotidiano de algumas crianças e jovens, cujo sofrem constantemente com problemas arretados pela obesidade. Lamentávelmente esta realidade afeta milhares de crianças pelo mundo, e quando falamos em alguns países específicos, o número chega a ser drásticamente exorbitante.

Um dos principais motivos para que essa doença ocorra desenfreadamente, é o consumo em excesso de comidas industrializadas, que contém em sua composição carboidratos sódio e gorduras “ruins” em imensas quantidades. Aliado a Má alimentação, um grande fator que colabora com a obesidade infanto-juvenil é o sedentarismo,crianças da contemporaneidade acham mais atraentes objetos tecnológicos à brincadeiras onde envolva esforços, tal como, correr e pular.
Para que esse problema seja solucionado deve-se levar em consideração a importância de concientizar nossas crianças prematuramente desde o ensino fundamental 1(um),de suas decisões e ações.Cabe ao Ministério da Educação, implementare encaminhar projetos, por meio de leis, á câmara dos deputados para serem aprovados, no qual instruam todas as escolas adotarem matérias obrigatórias, que ensine unicamente sobre saúde nutricional e física.
Espera-se que com essas medidas adotadas solucione essa lastimável adversidade que é a obesidade infanto-juvenil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii Rosane!! sua redação está boa. Não sou profissional, nem nada, mas notei algumas coisinhas que precisam ser cuidadas para aumentar a sua nota. Você tem um potencial enorme de tirar uma nota muito boa no enem. Então, vou tentar analisar a tua redação segundo as competências exigidas.
    Competência 1, nela é avaliado aspectos linguísticos e sintáticos, para tirar a nota máxima, é tolerável até 2 desvios(gramática ou escolha vocabular) e 1 sintático. Você teve alguns probleminhas que diminuiria a sua nota, vou apontar eles e tentar explicar porque é considerado um erro( se eu me equivocar e tu notar que estou errada, me manda uma mensagem, também sou estudante e essa troca é fundamental).
    – Desvios :
    *Hífen: A palavra infantojuvenil, segundo o novo acordo ortográfico de 2009, é sem hífen, porque a palavra infanto termina com a vogal “o”, enquanto a juvenil começa com a consoante “j”, o que tornaria desnecessário o hífen. Todavia, o site corrige para hífen, o que me deixou com muitas dúvidas, dai resolvi pesquisar no google e achei vários sites falando que o corretor seria sem hífen, por medo de errar eu optaria por algum sinônimo.
    *Ortografia : a palavra “conscientizar” está escrita errada.
    *Acentuação: as palavras “Lamentavelmente” e “drasticamente” não têm acento, pois nenhuma delas segue as regras de acentuação e a palavra “contêm” deveria ter acento circunflexo, porque você retoma “comidas industrializadas”, que estão na 3 pessoa do plural, assim, o verbo ter recebe acento circunflexo e fica contêm.
    *Escolha vocabular: me desculpa se eu estiver errada aqui, a palavra “arretados” é considerado um regionalismo, o que foge da norma padrão, você não quis dizer acarretado?
    *Vírgulas: falta nas seguintes orações :”O documentário(vírgula) de Estela Renner(vírgula) “;”retrata(vírgula) de maneira real(vírgula) o cotidiano de algumas crianças e jovens,”;”Um dos principais motivos(vírgula) para que essa doença ocorra desenfreadamente”;” que contém contêm (vírgula)em sua composição(vírgula) carboidratos (vírgula) sódio e gorduras”;”Para que esse problema seja solucionado (vírgula) deve-se “;” nossas crianças(vírgula) prematuramente(vírgula) desde o ensino fundamental 1(um)”;”á câmara dos deputados(vírgula) para serem aprovados, no qual instruam todas as escolas adotarem matérias obrigatórias, que ensine (vírgula)unicamente(virgula) sobre saúde nutricional e física.”. Eu escrevi “(vírgula)” onde acredito que falta.
    *O “cujo” acredito que deveria ser “cujos” por retomar “crianças e jovens”, mas eu não tenho o costume de usá-lo, logo, não tenho tanta certeza.

    Já a competência 2 analisa a capacidade do participante de trabalhar, em seu texto, todos os elementos do tema, o tipo textual e se os argumentos estão legitimado, pertinente e produtivo. Como não tive acesso ao tema e aos textos motivadores vou considerar que você cumpriu todo ele e não fez cópia dos textos motivadores ou usou os mesmo argumentos( isso deixaria você ou no nível 1 ou 2). O tipo textual foi respeitado, pois apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, porém os seus argumento não foram legitimados, ou seja, você não trouxe uma área do conhecimento para legitimá-los, por exemplo, você até abordou carboidratos, sais e gorduras, mas de maneira muito superficiais o que parece ser apenas uma opinião, o que deixou você no nível 3 dessa competência, acredito que, se você tivesse explicado o porque dessas coisas fazerem mal, de acordo com a biologia( tipo as gorduras LDL tem uma maior facilidade em se “grudar” nos vasos sanguíneos, ou que o excesso de sal causa hipertensões) , você já aumentaria a sua nota, pois não só estaria legitimando, mas tornando sua opinião pertinente, por retomar o tema e produtivo, por vincular o repertório à discussão.
    Competência 3, aqui analisa se você teve um projeto de texto, progressão textual e o desenvolvimento dos argumentos. A tese na introdução não ficou bem explícita, você tinha que comentar os alimentos e o sedentarismo para explicitá-la, tu comenta que a obesidade causa problemas, mas você argumenta no desenvolvimento o que causa a obesidade. Acredito que, se você tivesse repartido esse teu único desenvolvimento em 2(abordando em 1 as comidas processadas e em outro o sedentarismo), seu desempenho seria bem maior e possibilitaria você se sair melhor na competência 2, pois teria espaço para argumentar os teus dois elementos da tese. Apesar de serem competências avaliadas separadamente, uma pode ajudar a outra . Já a sua proposta de intervenção ficou um pouco confusa, muitos elementos justapostos.
    Competência 4: Analisa os mecanismos coesivos, como pronomes, sinônimos, “conectivos” e outros. Acredito que tenha se saído bem, mas faltou o uso de nexos para gerar fluidez na leitura e é obrigatório um nexo no começo dos parágrafos de desenvolvimento e conclusão.
    Competência 5, apesar de confusa, a proposta de introdução parece abordar todos os elementos necessários para atingir a nota máxima(QUEM?O QUÊ?POR MEIO DE?COM A INTENÇÃO DE … E UM DETALHAMENTO).

    Por fim, acho que sua nota seria algo parecido com 120,120,80, 120 e 200
    Parabéns e muito sucesso!!
    Acredito que todos os seus sonhos podem se tornar realidade !!

    • 1
  2. Olá Roseane, Tudo bem?

    Vou te dar algumas dicas que possam melhorar suas redações

    Sempre antes de fazer uma citação fale sobre a problemática em questão e depois você pode acrescentar a citação entre aspas

    Divisão de parágrafos mais curtos para facilitar a leitura e compreensão do desenvolvimento do texto.

    Desenvolvimento 1: É falado sobre um dos problemas envolvidos sobre a obesidade infantil, logo vem a intervenção o que dificulta muito a separação dos argumentos e da ação mediante para resolver o problema

    Pontos positivos: Entendeu o problema e colocou soluções possíveis como um projeto que incentive mais o exercício e menos sedentarismo.

    Pontos a serem melhorados: Divisão de parágrafos para melhor compreensão do texto como primeiro introdução, desenvolvimento e conclusão.

    C1:160 demonstra domínio da norma culta língua culta com poucos desvios
    C2:160 Poderia ter divido os parágrafos para melhor compreensão
    C3:160 Demonstra conhecimento para argumentações bem definida
    C4:120 Proposta de intervenção possível

    Espero ter ajudado

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.