O documentário de Estela Renner “Além do Peso”, retrata de maneira real o cotidiano de algumas crianças e jovens, cujo sofrem constantemente com problemas arretados pela obesidade. Lamentávelmente esta realidade afeta milhares de crianças pelo mundo, e quando falamos em alguns países específicos, o número chega a ser drásticamente exorbitante.
Um dos principais motivos para que essa doença ocorra desenfreadamente, é o consumo em excesso de comidas industrializadas, que contém em sua composição carboidratos sódio e gorduras “ruins” em imensas quantidades. Aliado a Má alimentação, um grande fator que colabora com a obesidade infanto-juvenil é o sedentarismo,crianças da contemporaneidade acham mais atraentes objetos tecnológicos à brincadeiras onde envolva esforços, tal como, correr e pular.
Para que esse problema seja solucionado deve-se levar em consideração a importância de concientizar nossas crianças prematuramente desde o ensino fundamental 1(um),de suas decisões e ações.Cabe ao Ministério da Educação, implementare encaminhar projetos, por meio de leis, á câmara dos deputados para serem aprovados, no qual instruam todas as escolas adotarem matérias obrigatórias, que ensine unicamente sobre saúde nutricional e física.
Espera-se que com essas medidas adotadas solucione essa lastimável adversidade que é a obesidade infanto-juvenil.
Fersevero
Oii Rosane!! sua redação está boa. Não sou profissional, nem nada, mas notei algumas coisinhas que precisam ser cuidadas para aumentar a sua nota. Você tem um potencial enorme de tirar uma nota muito boa no enem. Então, vou tentar analisar a tua redação segundo as competências exigidas.
Competência 1, nela é avaliado aspectos linguísticos e sintáticos, para tirar a nota máxima, é tolerável até 2 desvios(gramática ou escolha vocabular) e 1 sintático. Você teve alguns probleminhas que diminuiria a sua nota, vou apontar eles e tentar explicar porque é considerado um erro( se eu me equivocar e tu notar que estou errada, me manda uma mensagem, também sou estudante e essa troca é fundamental).
– Desvios :
*Hífen: A palavra infantojuvenil, segundo o novo acordo ortográfico de 2009, é sem hífen, porque a palavra infanto termina com a vogal “o”, enquanto a juvenil começa com a consoante “j”, o que tornaria desnecessário o hífen. Todavia, o site corrige para hífen, o que me deixou com muitas dúvidas, dai resolvi pesquisar no google e achei vários sites falando que o corretor seria sem hífen, por medo de errar eu optaria por algum sinônimo.
*Ortografia : a palavra “conscientizar” está escrita errada.
*Acentuação: as palavras “Lamentavelmente” e “drasticamente” não têm acento, pois nenhuma delas segue as regras de acentuação e a palavra “contêm” deveria ter acento circunflexo, porque você retoma “comidas industrializadas”, que estão na 3 pessoa do plural, assim, o verbo ter recebe acento circunflexo e fica contêm.
*Escolha vocabular: me desculpa se eu estiver errada aqui, a palavra “arretados” é considerado um regionalismo, o que foge da norma padrão, você não quis dizer acarretado?
*Vírgulas: falta nas seguintes orações :”O documentário(vírgula) de Estela Renner(vírgula) “;”retrata(vírgula) de maneira real(vírgula) o cotidiano de algumas crianças e jovens,”;”Um dos principais motivos(vírgula) para que essa doença ocorra desenfreadamente”;” que contém contêm (vírgula)em sua composição(vírgula) carboidratos (vírgula) sódio e gorduras”;”Para que esse problema seja solucionado (vírgula) deve-se “;” nossas crianças(vírgula) prematuramente(vírgula) desde o ensino fundamental 1(um)”;”á câmara dos deputados(vírgula) para serem aprovados, no qual instruam todas as escolas adotarem matérias obrigatórias, que ensine (vírgula)unicamente(virgula) sobre saúde nutricional e física.”. Eu escrevi “(vírgula)” onde acredito que falta.
*O “cujo” acredito que deveria ser “cujos” por retomar “crianças e jovens”, mas eu não tenho o costume de usá-lo, logo, não tenho tanta certeza.
Já a competência 2 analisa a capacidade do participante de trabalhar, em seu texto, todos os elementos do tema, o tipo textual e se os argumentos estão legitimado, pertinente e produtivo. Como não tive acesso ao tema e aos textos motivadores vou considerar que você cumpriu todo ele e não fez cópia dos textos motivadores ou usou os mesmo argumentos( isso deixaria você ou no nível 1 ou 2). O tipo textual foi respeitado, pois apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, porém os seus argumento não foram legitimados, ou seja, você não trouxe uma área do conhecimento para legitimá-los, por exemplo, você até abordou carboidratos, sais e gorduras, mas de maneira muito superficiais o que parece ser apenas uma opinião, o que deixou você no nível 3 dessa competência, acredito que, se você tivesse explicado o porque dessas coisas fazerem mal, de acordo com a biologia( tipo as gorduras LDL tem uma maior facilidade em se “grudar” nos vasos sanguíneos, ou que o excesso de sal causa hipertensões) , você já aumentaria a sua nota, pois não só estaria legitimando, mas tornando sua opinião pertinente, por retomar o tema e produtivo, por vincular o repertório à discussão.
Competência 3, aqui analisa se você teve um projeto de texto, progressão textual e o desenvolvimento dos argumentos. A tese na introdução não ficou bem explícita, você tinha que comentar os alimentos e o sedentarismo para explicitá-la, tu comenta que a obesidade causa problemas, mas você argumenta no desenvolvimento o que causa a obesidade. Acredito que, se você tivesse repartido esse teu único desenvolvimento em 2(abordando em 1 as comidas processadas e em outro o sedentarismo), seu desempenho seria bem maior e possibilitaria você se sair melhor na competência 2, pois teria espaço para argumentar os teus dois elementos da tese. Apesar de serem competências avaliadas separadamente, uma pode ajudar a outra . Já a sua proposta de intervenção ficou um pouco confusa, muitos elementos justapostos.
Competência 4: Analisa os mecanismos coesivos, como pronomes, sinônimos, “conectivos” e outros. Acredito que tenha se saído bem, mas faltou o uso de nexos para gerar fluidez na leitura e é obrigatório um nexo no começo dos parágrafos de desenvolvimento e conclusão.
Competência 5, apesar de confusa, a proposta de introdução parece abordar todos os elementos necessários para atingir a nota máxima(QUEM?O QUÊ?POR MEIO DE?COM A INTENÇÃO DE … E UM DETALHAMENTO).
Por fim, acho que sua nota seria algo parecido com 120,120,80, 120 e 200
Parabéns e muito sucesso!!
Acredito que todos os seus sonhos podem se tornar realidade !!
Alicauane Sousa
Olá Roseane, Tudo bem?
Vou te dar algumas dicas que possam melhorar suas redações
Sempre antes de fazer uma citação fale sobre a problemática em questão e depois você pode acrescentar a citação entre aspas
Divisão de parágrafos mais curtos para facilitar a leitura e compreensão do desenvolvimento do texto.
Desenvolvimento 1: É falado sobre um dos problemas envolvidos sobre a obesidade infantil, logo vem a intervenção o que dificulta muito a separação dos argumentos e da ação mediante para resolver o problema
Pontos positivos: Entendeu o problema e colocou soluções possíveis como um projeto que incentive mais o exercício e menos sedentarismo.
Pontos a serem melhorados: Divisão de parágrafos para melhor compreensão do texto como primeiro introdução, desenvolvimento e conclusão.
C1:160 demonstra domínio da norma culta língua culta com poucos desvios
C2:160 Poderia ter divido os parágrafos para melhor compreensão
C3:160 Demonstra conhecimento para argumentações bem definida
C4:120 Proposta de intervenção possível
Espero ter ajudado