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Obesidade infantil: uma questão de saúde pública

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Diante do constante aumento do índice de crianças e adolescentes com obesidade no Brasil e em outros países, torna-se necessária uma reflexão referente à obesidade infantil. Nessa perspectiva, é fundamental abordar os maus hábitos durante o período gestacional e a falta de fiscalização à alimentação e a rotina das crianças nos primeiros anos de vida, visto que, esses fatores agravam o problema e colaboram para o surgimento de futuras doenças cardiovasculares.

Primeiramente, vale ressaltar o impacto que os maus hábitos por parte das gestantes causam na saúde dos bebês. Segundo o doutor Dráuzio Varella, mães que engordam demais durante a gravidez, tendem a ter um risco 80% maior de gerarem filhos obesos. Nesse viés, constata-se, a importância dos cuidados com a alimentação durante a gestação. Dado que, a falta de acompanhamento e instrução adequado nesse período, proporciona que a criança tenha tendência ao sobrepeso e prejudica a sua qualidade de vida.

Ademais, outro fator preocupante, é a falta de fiscalização aos comportamentos nos primeiros anos da infância. Sabe-se, que com a globalização, os meios de entretenimento, como a TV, e os alimentos calóricos e “fast-foods”, ficaram muito populares mundialmente. Por conseguinte, esses elementos tornaram-se presentes no modo de vida de muitas famílias. Dessa forma, em busca de alegrar os filhos e mantê-los ocupados durante a realização de tarefas, muitos pais acabam por não se atentarem com a má alimentação e a rotina sedentária das crianças, possibilitando o surgimento precoce de doenças como o diabetes e a hipertensão.  

Portanto, infere-se que é essencial que o Ministério da Saúde crie medidas eficazes de acompanhamento à alimentação e rotina das crianças, mediante a disponibilização e exigência de pré-natal e consultas pediátricas com instruções de boa alimentação e hábitos saudáveis. A fim de reduzir a taxa de crianças com obesidade, prevenindo o desenvolvimento de doenças futuramente e, consequentemente, melhorando sua qualidade de vida.  

 

*Essa redação eu fiz seguindo um modelo que meu professor passou, não gostei muito, mas gostaria que corrigissem de acordo com o ENEM. Caso seja possível deixar nota. Grata desde já!

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5 Correções

  1. 309 palavras. Introdução clássica. Excesso de promessas dissertativas. Respaldo argumentativo suspeito. Necessidade de reorganizar a proposta. Problemas com pontuação.

    As redações nota mil costumam ter pelo menos 330 palavras, e eu acho completamente razoável uma quantidade de 12 palavras por linha – sua letra não fica tão necessariamente pequena e você também não precisará escrever tanto. De toda forma, como aventaram aqui, o número de palavras está até razoável para a quantidade de linhas que o Enem oferece.

    Não há necessidade de demonstrar conhecimento no primeiro parágrafo. É necessário você conhecer a introdução clássica, para, na hora de um branco na prova, você ter essa saída de emergência. Lembre-se que você está ainda no começo dos seus estudos e o seu professor quer lhe oferecer alternativas.

    Sobre usar a introdução por referência cultural, a ideia é garantir um texto-circuito, criando a imagem no começo e encerrando a mesma imagem no final. Nesses casos, eu acho até mais interessante usar um título. Se o professor insistir que faça a clássica, apresente-lhe um título e veja o que ele acha. Você não tem nada a perder testando possibilidades.

    Ainda sobre a introdução, ela é uma promessa de texto, e a ideia dos 2 parágrafos argumentativos é oferecer mais espaço para você trabalhar as ideias que prometeu desenvolver. Eu anotei três ideias que você prometeu abordar, e uma delas acabou sendo pouco desenvolvida, o que te traz o risco de não ter os 200 na Competência 3, que fala do projeto de texto estratégico. O “estratégico” aqui é não deixar informações desenvolvidas pela metade.

    Como em duas frases você pretende abordar de forma completa as ideias que tentou trabalhar no segundo parágrafo? Eu vou querer saber que “maus hábitos” são esses; quem são essas mulheres que não têm acompanhamento; por que não têm acompanhamento; e assim vai. Se você quer ser convincente, você tem que reduzir as promessas feitas no primeiro parágrafo, porque se fosse para desenvolver três ideias, seu professor recomendaria 3 parágrafos de desenvolvimento, e eu tenho certeza de que ele não recomenda.

    A questão argumentativa é complicada de avaliar na sua fase de estudos, porque em tese o treino deve ser à semelhança da prova, com direito a cronômetro, folhinha-Enem e, claro, zero consultas. Então o natural é ter mais dificuldade na hora de mobilizar os argumentos, coisa que você pode não ter tido enquanto pesquisava sobre o tema.

    Por ser mulher, talvez tenha alguma facilidade em falar sobre obesidade infantil, não sei, mas é muito difícil imaginar que vocês terão dados memorizados para o tema Enem. Pega os temas anteriores ao das doenças mentais e se imagine com um dado sobre educação para surdos, cinema, controle de dados… Foram temas difíceis de imaginar que os candidatos teriam dados, e ano passado ainda rolou uma pegadinha interpretativa: colocaram dados de depressão num tema sobre o preconceito e uma leva, no nervoso, ignorou a palavra estigma e foi vidrado nos milhões de depressivos como argumento. Ou seja, além de o repertório baseado em texto de apoio não ultrapassar os 120 pontos, agora parece que há a chance de tangenciar o tema se focar no dado do texto de apoio.

    Apesar de tudo isso, a maneira como apresentou o terceiro parágrafo está irretocável, e ele sozinho já garantiria os 200 na competência 2, mesmo que o argumento 1 tivesse feito uso dos textos de apoio. O que a C2 quer é UM repertório com respaldo e com produtividade; o outro é construção de coerência. De preferência, o argumento mais forte vem no terceiro parágrafo, pela questão da progressão textual, algo que aparentemente foi feito.

    Um último comentário estrutural vai para a sua conclusão, que não tem muitas pausas e você terá que arranjar uma maneira de separar os elementos da proposta sem se complicar com a pontuação. Isso significa lembrar que a conclusão tem um propósito de retomada da tese, de contextualizar a sua estratégia conclusiva por meio de proposta de intervenção, que é a tal da necessidade de um tópico frasal conclusivo. Além disso, avisar ao corretor de que está apresentando apenas um caminho das causas que explorou, estabelecendo aí uma justificativa para ter abandonado completamente o seu argumento mais forte na hora de propor.

    Não estou aqui falando que você deve produzir duas propostas, mas arranjar uma maneira de tratar das duas na conclusão, pelo menos nessa etapa de transição para o parágrafo final, senão o terceiro parágrafo fica à deriva. Em outras palavras, você não quer ter pressa na conclusão. Vai fazendo pausas, apresentando, então, o tópico frasal, agente+ação+detalhamento, depois dá outra pausa, aí vem com o meio; mais uma pausa, efeito… Algo nesse sentido. Se você puder escrever em três frases, mais organizado ficará.

    Abaixo, todos os erros de norma culta, e aqui peço a ênfase dos seus estudos na parte da pontuação, que realmente vão tirar os 200 de ti na C1 se não forem remediados.

    Diante do constante aumento do índice de crianças e adolescentes com obesidade no Brasil e em outros países, torna-se necessária uma reflexão referente à obesidade infantil. Nessa perspectiva, é fundamental abordar os maus hábitos durante o período gestacional e a falta de fiscalização à alimentação e (1)a rotina das crianças nos primeiros anos de vida, visto que,(2) esses fatores agravam o problema e colaboram para o surgimento de futuras doenças cardiovasculares.

    1 – Faltou paralelismo nessa ausência de crase;
    2 – Vírgula depois de um “que” eu conto nos dedos, essa aqui não existe e é falta grave.

    Primeiramente(1), vale ressaltar o impacto que os maus hábitos por parte das gestantes causam(2) na saúde dos bebês. Segundo o doutor Dráuzio Varella, mães que engordam demais durante a gravidez,(3) tendem a ter um risco 80% maior de gerarem filhos obesos. Nesse viés, constata-se,(4) a importância dos cuidados com a alimentação durante a gestação.(5) Dado que,(6) a falta de acompanhamento e instrução adequado nesse período,(7) proporciona que a criança tenha tendência ao sobrepeso e prejudica a sua qualidade de vida.

    1 – A palavra “primeiramente” não existe – se é tolerada pelo Enem, não sei, já vi até em redação nota mil, mas segue não existindo;
    2 – Problema de concordância: qual é o sujeito deste verbo?
    3 – Não se recomenda usar vírgula separando o verbo do sujeito, mesmo quando este for gigante;
    4 – Mais uma vírgula que eu não consigo entender, nem falando você faz essa pausa. Há que se lembrar de que o uso da vírgula é excepcional e possui regras que você conhecer para saber se põe ou não uma vírgula;
    5 – Ponto final separando orações subordinadas é falta grave;
    6 – Mais uma vírgula depois do “que” – estude bem quando aparecer o tema “orações subordinadas” no colégio;
    7 – Outra vez um sujeito gigante sendo separado por vírgula do seu verbo.

    Ademais, outro fator preocupante,(1) é a falta de fiscalização aos comportamentos nos primeiros anos da infância. Sabe-se,(2) que com a globalização, os meios de entretenimento, como a TV, e os alimentos calóricos e “fast-foods”, ficaram muito populares mundialmente. Por conseguinte, esses elementos tornaram-se presentes no modo de vida de muitas famílias. Dessa forma, em busca de alegrar os filhos e mantê-los ocupados durante a realização de tarefas, muitos pais acabam por não se atentarem com(3) a má alimentação e a(4) rotina sedentária das crianças, possibilitando o surgimento precoce de doenças(5) como(6) o diabetes e a hipertensão.

    1 – Aqui não tem nem a desculpa do sujeito grande!!
    2 – Agora apareceu do “que”? kkk. Bahh, não pode ser aleatório não hein!
    3 – Atentar-se a algo;
    4 – Faltou paralelismo;
    5 – Faltou vírgula;
    6 – Repetiu o “como” no mesmo parágrafo, ora, ora.

    Portanto, infere-se que é essencial que o Ministério da Saúde crie medidas eficazes de acompanhamento à alimentação e(1) rotina das crianças, mediante a disponibilização e (2)exigência de pré-natal e(3) consultas pediátricas com instruções de boa alimentação e(4) hábitos saudáveis.(5) A fim de reduzir a taxa de crianças com obesidade, prevenindo o desenvolvimento de doenças futuramente e, consequentemente, melhorando sua qualidade de vida.

    1 – Faltou paralelismo;
    2 – Idem;
    3 – Ibidem;
    4 – Ibidem;
    5 – Aqui não era pausa de ponto final não hein, mais uma falta grave.

    Algumas questões deixei de abordar, apenas torcendo pra você ver nas suas aulas do colégio, bem como deixarei sem nota, mas já esclarecendo que não seria mil, como as colegas falaram, e, dependendo do critério, nem 900 seria, mas não que você esteja tão longe de uma nota boa. Claramente é uma boa aluna.

    Se precisar de algum esclarecimento que deixei incompleto, você sabe onde me chamar.

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  2. Olá!
    Sua redação possui uma ótima estruturação e coerência! Ao meu ver, te daria 1000 pois você conseguiu defender sua tese de forma objetiva. Não consegui identificar nenhum erro de gramática ou ortografia.
    Sua introdução ficou ótima e conseguiu abordar bem o tema proposto de acordo com seu ponto de vista e digo o mesmo em relação ao desenvolvimento e proposta de intervenção
    Parabéns e não deixe de treinar
    *Tenho pouquíssima experiência com redação, mas no meu ponto de vista ficou ótima

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  3. Oii Mirela, tudo bem ? espero que sim ʕ•́ᴥ•̀ʔっ♡

    bom Mi então li seu texto , ele ficou maravilhoso super interessante eu adorei seu texto poderia ser uma nota de 1000\1000 sem nenhuma exigência , mais só o básico mesmo cuidado com os acentos e parágrafos ou ate mesmo o numero de linhas que um texto pode ter
    bom tchau e boa sorte 👋 ≧ ◉ᴥ◉ ≦ bjs

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  4. Adorei a sua redação, Mirela!
    Se há algum erro grave, é quase imperceptível. Os parágrafos estão super coerentes, o texto flui de forma maravilhosa. A sua redação seria corrigida como nota 1000 facilmente.
    Só fica atenta ao limite de linha, porque digitada foram usadas 27 linhas. Tenho quase certeza que se passada ao papel, a sua redação extrapolaria o limite de 30 linhas.
    Tirando isso, arrasou <3

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  5. Bom dia, muito boa a redação, a quantidade de linhas ficou um tanto apertada, porém com certeza nota 1000!!Não consegui identificar nenhum erro de gramática ou ortografia. O tema que você escolheu para criar a redação é muito interessante, gostei como pontuou isso em todo o texto.
    Abraços; espero ter ajudado!

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