Obesidade infantil no Brasil

  • 1

Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo durante o período da ditadura no país, estava certo ao dizer: “O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós”. Nesse sentido, a obesidade infantil se apresenta como um dos nós a serem desatos. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise dos fatores que favorem esse quadro.

Em primeiro lugar, convém ressaltar o quanto o aumento dos produtos industrializados no país contribui para esse problema. Uma vez que, são produtos extremamentes acessíveis e práticos para toda a população, incluindo as crianças. De acordo com o filósofo Platão “O importante não é viver, mas viver bem”. Consoante a isso, é essencial que a classe infantil seja instruída devidamente sobre os riscos desses produtos.

Além disso, a ausência de educação alimentar nos lares também é um fator determinante para essa adversidade. Haja vista que, as crianças não tem um exemplo familiar de uma boa alimentação, dificultando assim, a execução de melhorias quando se trata do tema em pauta. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que em 2025 o número de crianças obesas passe de 70 milhões. Correspondentemente, pais e instrutores devem refletir sobre suas atitudes.

Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, é imperioso que o Ministério da Saúde desenvolva por meio de verbas, campanhas e palestras nas escolas de todo o Brasil. Investindo também em profissionais capacitados a oferecer orientação e apoio as crianças. Nesse sentido, a finalidade dessa ação é influenciar não só os filhos, como também os pais a terem uma alimentação saudável. Somente assim, esse problema será gradativamente extinto.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Isabelly022,

    Primeiramente, o tema é fortíssimo para os debates atuais, e com isso, redigir sobre esse tema é super necessário e você fez um ótimo trabalho!
    Além disso, irei pontuar algumas observações que acredito que irão te auxiliar rumo à uma nota excelente que condiz com a suas expectativas :D

    + Um detalhe que a banca considera na hora de pontuar a competência 3 são as referências, porém não quaisquer alusões ou citações, isto é, quanto mais a ver com o tema a sua citação tiver, maior a sua nota. Por isso, a citação inicial ficou deslocada dentro do que seria abordado adiante. Ela é uma citação muito abrangente e que você não contextualizou muito bem dentro do tema “Obesidade Infantil”. Assim sendo, sempre que for referenciar algo, deixe o mais claro possível para o leitor poder associar aquela referência com o tema que está sendo argumentado.
    + Além disso, a sua tese, que está logo na introdução, também foi prejudicada com a escolha dessa citação, já que a tese defendida, sendo ela: , “A obesidade infantil se apresenta como um dos nós a serem desatados”, não é tão pontual quanto um texto dissertativo argumentativo requereria.
    + Também, para dar uma alavancada e para você arrasar na competência 1, sugiro que dê uma revisada nas regras de pontuação, como o uso do ponto e vírgula. Em alguns momentos, o uso inadequado do ponto continuativo e da vírgula foram feitos. Ex: produtos industrializados no país contribui para esse problema. Uma vez que, são produtos extremamentes acessíveis e práticos para toda a população, incluindo as crianças. -> produtos industrializados no país contribui para esse problema, uma vez que são produtos extremamente acessíveis e práticos para toda a população, incluindo as crianças.

    + Outra dica simples, mas que faz a diferença, a palavra “Extremamente” não precisa de concordância verbal, isto é, você não precisa flexionar ela para número, verbo, nem nada do tipo. Extremamente não tem plural.

    + Além do mais, generalizações devem ser evitadas quando você não tem fatos para sustentar a sua afirmação. Ex: as crianças não tem um exemplo familiar de uma boa alimentação. Primeiramente, têm seria a flexão correta para o verbo aqui :D Além disso, com base em que você afirma que TODAS as crianças não têm exemplo de uma boa alimentação por parte dos familiares? Se você tivesse alguma pesquisa ou artigo que comprovasse isso, então seria uma boa pontuação a ser feita, caso contrário, fuja do senso comum.
    + Por último, mas tão importante quanto, evite palavras indefinidas, como algo, algum, todos, alguém, etc. Essas palavras não reforçam a seriedade das suas argumentações por elas terem um teor vazio, que não contribui para acrescentar no sentido e poder daquela argumentação. Ex: Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão.

    Para finalizar, adorei a escolha do tema e os pontos que você trouxe para a sua dissertação! Você apresentado uma posição mais crítica através de expressões como “Nota-se que; Percebe-se que; É essencial que; Faz-se necessário que…”, entre outras. Contudo, você seguiu a estrutura dissertativa-argumentativa e redigiu os quatro parágrafos seguindo a proposta do ENEM. Continue praticando porque assim você irá ao infinito e além com a sua escrita criativa!

    Espero ter ajudado.
    Bons estudos!

    • 1
  2. Olá, a sua redação esta muito boa!! Parabéns!! No entanto eu fiquei perdido na introdução, Tente se posicionar mais de forma sutil e clara, quando for começar a escrever já apresente um ou mais problemas dando um parecer daquilo que está provocando esse problema e que serão discutidos no desenvolvimento (que você irá falar mais a fundo do problema ) e que serão solucionados na Conclusão (Tendo em vista 5 perguntas: Quem vai fazer?
    O que vai fazer?
    Como vai fazer e
    Para que vai fazer?
    você tem tudo para ir além e tirar 1000.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.