Obesidade infantil no Brasil

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O que vale mais: tratar uma doença já adquirida ou prevenir-se constantemente para nunca chegar a tê-la? Sem dúvida a prevenção é a melhor forma de vida longa, embora tal prática esteja cada vez mais distante da vida do homem moderno. Embriagados pelos capitalismo nefasto, a sociedade hodierna negligência a sua saúde, o que revela um quadro preocupante devido às irreversíveis consequências que pode ocasionar. Logo, é necessário que subterfúgios sejam encontrados a fim de resolver essa inercial problemática.
Primordialmente, se na década de 1970 o principal entrave ao desenvolvimento das crianças brasileiras era a desnutrição, hodiernamente, quase 50 anos depois, a preocupação pende para o extremo oposto da balança. De acordo com pesquisas realizadas em 2019, pelo Ministério da Saúde (OMS), indicam que 12,9% crianças de 5 a 9 anos são obesas e 18,9% dos adultos estão acima do peso. Nessa perspectiva, é de suma importância a alteração desse quadro, uma vez que torna-se fulcral elucidar mecanismo de ação que inibam suposto contexto.
Ademais, segunda Pitágoras, filósofo e matemático grego, “eduquem as crianças e não será preciso castigar o homem”. Dessa forma, há diversos pilares que contribuem para a obesidade infantil, por exemplo, a prática de alimentar-se inadequadamente, sendo que os alimentos industrializados estão sendo consumidos com grande abundância, como também hábitos sedentários recorrentes, é comum observarmos crianças passando horas assistindo à televisão, jogando videogames ou simplesmente navegando na internet pelo smartphone. Assim, fica evidente que existem obstáculos para erradicar uma doença crônica no Brasil.
É necessário, por tanto, que medidas sejam tomadas a fim de reduzir a obesidade infantil no país. Já que os atuais índices da doença e seus agravos são extremamente preocupantes para a saúde. Nesse viés, devem ser aderidas medidas que ofereçam uma educação nutricional para um melhor bem-estar da população. Isto posto, é cabível ao Ministério da Saúde criar campanhas que estimulem a prática de atividades físicas bem como o acompanhamento com profissionais da área de saúde. Ademais, cabe ao Governo, por intermédio dos órgãos responsáveis, regulamentar as propagandas alimentícias que circulam no país, obrigando as indústrias notificarem os riscos ao consumo excessivo de seus produtos.

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5 Correções

  1. a sua redação esta boa mas vc tem que diminuir os espaços, e algumas palavras.
    Bom mas tirando isso vc esta de parabéns, mas tenta dar finalidade também na redação, deixar ela com mais sentido.
    Pra essa redação te darei nota 8.
    não desista continue tentando sempre, você tem um ótimo dom para redação.

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  2. Olá, IBELLAFR,
    Em primeiro lugar, o tema é super pautado hoje em dia e você fez uma boa delimitação do que ia apresentar na sua redação! A prática é a chave para o sucesso, e por isso, vou tentar ressaltar alguns pontos que acredito que virão a ser úteis para você :)
    Inicialmente, você optou por fazer uma pergunta seguida por uma resposta óbvia, que ao meu ver, inciou o seu texto de uma maneira bem interessante, já que todos iriam optar pela prevenção, claro haha então, foi um ponto positivo do seu texto.
    Ainda na intro, sinto que você fez o uso de alguns termos e palavras atrelados ao nível culto da língua, mas a minha dica é: Caso use alguma palavra de jargão mais formal e pouco popular, tenha certeza de que está fazendo o uso correto dela. Digo isso pela forma que você encerra a intro, no contexto utilizado a frase “é necessário que subterfúgios sejam encontrados a fim de resolver essa inercial problemática.” não faz muito sentido, uma vez que algumas dúvidas poderiam ficar implícitas, como o porquê você estaria querendo encontrar uma desculpa para resolver a problemática.
    Link 1. https://www.dicio.com.br/subterfugio/
    Já na argumentação, você menciona exemplificações e contextualizações relevantes. Ainda, no segundo parágrafo, gostaria de apontar que não é necessário que você coloque ‘OMS’ entre parêntese, já que é uma sigla, portanto, informação bem conhecida. Nessa caso, não precisa enfatizar ela porque se assimila a repetição, sendo assim, torna’se um fato desnecessário do seu texto.
    Ademais, a citação de Pitágoras no terceiro parágrafo é uma jogada excelente! Contudo, tente revisar os sinais de pontuação, como ponto, vírgula e menção de citação diretamente ou indiretamente. Além de alguns errinhos de grafia, como “segunda Pitágoras”, o terceiro parágrafo não está organizado da melhor forma, o que dificulta a compreensão do leitor. Aliás, tente não escrever períodos muito longos como: “Dessa forma, há diversos pilares que contribuem para a obesidade infantil, por exemplo, a prática de alimentar-se inadequadamente, sendo que os alimentos industrializados estão sendo consumidos com grande abundância, como também hábitos sedentários recorrentes, é comum observarmos crianças passando horas assistindo à televisão, jogando videogames ou simplesmente navegando na internet pelo smartphone.”
    Ainda em menção aos períodos, na conclusão eu sinto que você fez o oposto, ou seja, houve muito o uso desnecessário do ponto final. Por isso sugiro que dê uma revisada nessa parte da pontuação.
    Por fim, a Banca espera que você apresente uma proposta razoável aos problemas em questão. Razoável, num sentido “menos extremista”, já que devemos respeitar os direitos humanos e tudo mais, é preferível que ideias muito radicais não sejam incluídas (apesar de que sabemos que às vezes elas são as mais necessárias hahaha). Ainda sim, o concurso é promovido pelo Governo, então menções aversas ou consideradas exageradas, podem não ser tão úteis nesse sentido. O digo por conta da parte em que você sugere que o governo OBRIGUE as indústrias a seguirem certas normas.
    Espero ter ajudado,
    Bons estudos!

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  3. domínio da norma culta padrão
    Competência 2: 160 – compreender a proposta e aplicar conceitos de outras áreas do conhecimento.
    Competência 3: 200 – relacionar e organizar argumentos
    Competência 4: 200 – conhecimento de mecanismos para argumentação
    Competência 5: 200 – elaborar uma proposta de intervenção
    NOTA: 940
    Parabéns, gostei muito.

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  4. Competência 1: 200 – domínio da norma culta padrão
    Competência 2: 160 – compreender a proposta e aplicar conceitos de outras áreas do conhecimento.
    Competência 3: 200 – relacionar e organizar argumentos
    Competência 4: 200 – conhecimento de mecanismos para argumentação
    Competência 5: 200 – elaborar uma proposta de intervenção
    NOTA: 940
    Parabéns, gostei muito.

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  5. achei a redação muito bem estruturada, introdução excelente adorei muito,. Abordou todos os requezitos praticamente, no desenvolvimento poderia ter se atentado um pouco mas.
    Na questão da ortografia foi excelente.
    Na conclusão, você pode melhorar sua proposta de intervenção
    Fez um ótimo uso dos elementos articuladores, os famosos conectivos. demonstrou domínio do assunto, Pra essa redação te darei nota 8,5

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