O documentário nacional “Muito Além do Peso” relata o quanto os hábitos sedentários e a má alimentação prejudica a vida das crianças, bem como enfatiza a importância delas possuírem uma vida ativa. Atualmente, essa realidade transcorre no Brasil, visto que a obesidade infantil ainda é uma questão a ser superada, dado que 15% dos infantes sofrem com esse problema, de acordo com a FIOCRUZ. Dessa forma, é necessário analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a má alimentação e da inatividade física.
Primordialmente, segundo a Organização Mundial da Saúde uma criança acima do peso pode ser considerada desnutrida. Isso acontece por causa da falta de legumes, verduras e frutas em seu cardápio, bem como a má alimentação e do consumo desmoderado de alimentos gordurosos, como batatas fritas e hamburgueres que os pais compram para seus filhos. Nesse sentido, essas frituras inflamam o organismo dos infantes, estimulando o acúmulo de gordura abdominal, assim, leva eles a falta de energia, cansaço e mal estar. Logo, essa falta nutricional permite que as crianças percam os nutrientes básicos para seu progresso, cendendo lugar a açucares e sódio desde cedo.
Por conseguinte, o apoio para praticar exercícios físicos, tendo em vista a melhoria da saúde, ainda é muito ausente na vida das crianças. Visto que elas só tem relação com essas atividades na escola e, é muito comum observá-las passando horas no conforto de casa, se divertindo com jogos online, TV ou navegando pela internet, ao invés de praticar esportes como natação e futebol. Segundo a OMS, no Brasil, 1,3 milhões de crianças de 11 a 17 anos não fazem atividade física. Geralmente isso ocorre porque o contato precoce e vicioso com aparelhos tecnológicos causam desânimo e comodidade, mantendo-se, assim, menos movimentado e quando não tem uma vida ativa, o indivíduo torna-se sedentário.
Diante dos fatos supracitados, urge que o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social, atuem incentivando aos pais para uma vida mais sadia às crianças. Com o fito de convencê-los a proporcionarem hábitos mais saudáveis dentro de casa. Mediante a palestras educativas nas instituições de todo país, com presença de especialistas e também dos infantes, mostrando os malefícios que estão por trás da obesidade e os benefícios dos bons alimentos. Além disso, esse órgão deve exortar as crianças a prática de atividades físicas, por meio de oficinas de educação física após o horário de estudos, do primário até o ensino médio, com brincadeiras recreativas ao ar livre. Com isso, espera-se que hajam crianças com desenvolvimento e crescimento favorável.
REDAÇÃO ENEM! CORRIJAM DETALHADAMENTE POR FAVOR! OBS: SOU PÉSSIMA EM VÍRGULA, SE PUDEREM ME AJUDAR NISSO OU ALGUMA DICA, EU AGRADEÇO!
Mih
Primeiramente gostei muito da citação usada na introdução!
-Faça mas uso de conectivos, isso irá aumentar significadamente sua nota!
-vale se atentar também a ortográfica.
– não esqueça da pontuação!
– senti falta de algumas vírgulas entre frases!
-lembre-se que a conclusão precisa de um meio, modo e uma finalidade!
Lailas
Olá, aqui está alguns pontos que notei:
– Tente iniciar todos os parágrafos com conectivos e use dentro dos parágrafos também, faltou em algumas partes e usou “segundo” duas vezes, troque por “de acordo”.
– Gostei da maneira com que organizou a introdução, ficou claro o repertório, o projeto de texto e a contextualização.
– Faltou o uso da vírgula em algumas partes, tente ir lendo com breves pausas e olhando se essas pausas fazem sentido para a construção do que você quer falar, se a vírgula interrompe um pensamento não deve ser usava ali.
– Evite a utilização de gerúndios,isso tira nota nas competências.
– Percebi algumas erros e inequações na conclusão.
– Faça apenas uma proposta, bem feita, se colocar muitas informações fica complicado pro corretor notar cada elemento.
=NOTA: 800
—ESPERO TER AJUDADO. SE GOSTOU DA MINHA CORREÇÃO, VÁ NO MEU PERFIL E CORRIJA TAMBÉM, ME AJUDE COM O SEU CONHECIMENTO. GRATA!