O Brasil é um dos 10 países do mundo que mais sofre com a obesidade infantil, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Isso demonstra que há algo de equivocado na alimentação e, na prática, de atividade física, sobretudo uma criança obesa não é algo naturalmente normal. Não é tanto o aspecto estético que incomoda, mas sim a possibilidade de doenças que isso traz.
A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto, no entanto, no Brasil, 13% dos meninos e 10% das meninas entre 5 e 19 anos sofrem com obesidade ou sobrepeso, e muitos continuam obesos na fase adulta. As crianças em geral, ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, por exemplo, os famosos, (hambúrguer, misto-quente, cheesburguer, batata-frita, etc.); a inclinação genética, estilo de vida sedentário, que com os avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, celulares, etc.), fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros…
No entanto, ter pais obesos influencia muito, se apenas o pai ou a mãe está acima do peso, a criança tem 50% de chances de ser gordinha. Mas se ambos são obesos, as chances da criança chegam a 80%. A criança que tem pais obesos corre o risco de se tornar obesa também porque a obesidade pode ser adquirida geneticamente. Os pais desempenham um papel importante em todo o processo de perder peso. É o estado nutricional deles que determina, muitas vezes, que o peso dos filhos seja em relação às questões genéticas ou ambiental/comportamental, as crianças e adolescentes seguem padrões e, se toda a família não mudar os hábitos em conjunto, sabe-se, porém, que esse excesso é apenas o início de uma variedade de problemas que, em conjunto, podem prejudicar ainda mais o indivíduo.
Portanto, a existência de uma refeição nada regular e uma necessidade de se tratar tal dificuldade, de modo que as suas sequelas sejam cada vez menores. Em um contexto de reeducação alimentar, a escola tem um papel fundamental, com palestras de nutricionistas e até aulas de gastronomia, a fim de começar a tratar o problema desde a base, com conscientização. A família e a mídia também podem trabalhar a valorização da comida saudável por meio de conversas, debates e campanhas. Só assim, tratando causas e minimizando efeitos, será possível enxergar a alimentação, de fato, como um ingrediente nas transformações de que a liquidez atual precisa.
Natalye Alvez
olá !!! no começo da frase você falou da equívoco da alimentação sim isto é bom sobre o assunto mas , novamente repetiu a frase mudando e acrescentando coisas tais como “As crianças em geral, ganham peso com facilidade devido a fatores tais como” falando novamente do equívoco na alimentação de crianças.
“No entanto, ter pais obesos influencia muito, se apenas o pai ou a mãe está acima do peso, ” está frase também eu acharia essencial fazer uma pequena mudança tal como ” a influência da família sobre a alimentação de uma criança pode gerar diversos problemas a saude e na vida adulta ” tais como ( motivos ).
Portanto, a (existência) de uma refeição nada regular
existência não tem muito sentido nesta frase agora leia assim : portanto , o habito de uma refeição desregulada , viu como ficou melhor ?kkk
MAS VOCÊ MERECE OS MEUS PARABÉNS !!!! POIS , vejo que se dedicou bastante a escrita de sua redação , esforço é algo admirável para uma melhora na escrita !! você está no caminho certo !!! continue assim viu !!!
daria a nota 580
juliaoliveiraa
Introdução: Na sua introdução, de início, é possível ver a disparidade de linhas em relação ao restante do texto. Tente harmonizar a quantidade de linhas para cada parágrafo.
Vale ressaltar também, o uso indevido das vírgulas no seguinte trecho: ” Isso demonstra que há algo de equivocado na alimentação e, na prática, de atividade física…”. Fique atentx a esse aspecto, pode tirar muitos pontos durante a correção do ENEM.
Desenvolvimento: Nesses dois parágrafos do seu texto, é possível notar a presença de diversos argumentos, isso é bom. Porém. tente ser mais direto e usar frases com em média duas linhas. Não exagere na pontuação, em especial não use reticências nesse tipo de texto.
Dica: Revise a utilização da pontuação.
Conclusão: Você articulou bem a sua proposta de intervenção, indicando o que fazer, quem fazer, como fazer e para que fazer.
Houve o detalhamento da proposta e isso é de extrema importância para o texto.