[Deleted User]
  • 0

Obesidade e má alimentação

  • 0

A Constituição Federal de 1988 garante o direto à saúde. Todavia, nem sempre essa garantia é posta em prática no Brasil, onde tanto a falta de consciência alimentar saudável quanto a permissividade publicitária do setor de alimentos são causas da obesidade e alimentação irregular. Logo, é válido discutir a problemática.

Diante desse cenário, cabe destacar a falta de consciência alimentar no país como fator do problema. Nesse sentido, Arthur Schopenhauer afirma que os limites do conhecimento de um homem determinam sua visão de mundo. Seguindo a lógica do filósofo, ao não fornecer educação alimentar nas escolas brasileiras, o Brasil contribui para uma visão nutricional limitada. Consequentemente, essa limitação pode fortalecer hábitos alimentares prejudiciais à saúde de um público que, desinformado, não saiba dos riscos que corre ao consumir determinado produto. Assim, é necessário conscientizar a sociedade sobre tal questão.

Ademais, a permissividade publicitária do ramo alimentício é outro agravante. Sob essa ótica, Durkheim argumenta ser dever do Estado garantir o funcionamento correto da sociedade. Contudo, o Estado brasileiro vai contra o pensamento do sociólogo ao não proibir, assim como proibira vinhetas de cigarro, o marketing de alimentos prejudiciais à saúde. Em decorrência disso, a população, desde crianças até adultos, é incentivada a consumir produtos hipercalóricos, ricos em sais e açúcares. Em decorrência disso, há uma forte tendência de aumento das doenças cardiovasculares no país, as quais podem gerar prejuízos aos cofres públicos, devido a potenciais gastos hospitalares. Desse modo, é evidente a necessidade de proibir esse tipo de propaganda. 

Portanto, é imprescindível superar as causas da obesidade no Brasil. Nesse viés, cabe ao Ministério da Saúde promover a educação alimentícia no país, por meio da inserção de nutricionistas nas escolas de nível fundamental e médio, os quais devem propôr, de maneira personalizada e semanal, uma dieta para cada aluno, com o fito de conscientizar os discentes e suas famílias sobre a alimentação correta. Paralelamente, o Poder Legislativo deve proibir a publicidade de alimentos que prejudicam a saúde da população, a fim de reforçar a educação nutricional recebida nas escolas. Assim, o país facilitará o direito à saúde previsto em sua Carta Magna.

Compartilhar

1 Correção

  1. olá, bom dia!

    Avaliação da intro: Sua introdução está boa, mas creio que como você citou a CF88, você deveria ter usado a negligência governamental como uma das teses impulsionadoras do problema, pois compete à ele garantir os direitos dos cidadãos descritos na constituição. Se vc usasse, sua redação seria perfeita.

    avaliação D1 e D2: ótimos desenvolvimentos, mas evite repetições, vc colocou ” em decorrência disso” duas vezes, tenta achar sinônimos pra esses conectivos. Além disso, sempre que for citar um filósofo ou qualquer outra pessoa pública, dê autoridade à essa pessoa. EX: Durkhein, filósofo francês, afirma que é dever do estado…”

    avaliação da Conclusão: boa conclusão, vc detalhou muito bem! MAs como eu disse lá em cima, vc deveria ter usado o GOV como agente responsável. Tirando isso, muito bom! Vc retomou a citação no final, parabéns.

    C1: 160
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 160
    C5: 180

    tá no caminho certo, vou torcer pela sua aprovação! :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.