o voto como ferramenta de transformação da sociedade

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O voto é como um rifle, sua utilidade depende do caráter de quem usa. Esta frase do ex presidente dos Estados Unidos, Theodore Rooservelt, diz a respeito do poder da população de eleger um líder e o compara com uma “arma” um instrumento poderoso que deveria ser usada para escolher lideres de boa índole, porém o mesmo é desvalorizado pela população. Ainda existem aqueles que não sabem sobre o poder de transformação que um voto tem e acabam optando por não votar, fora a idolatria política que é crescente.

Neste contexto, é valido citar que no segundo turno das eleições brasileiras para presidente de 2022 houveram aproximadamente 35 milhões votos em branco ou nulos e abstenções. Historicamente o Brasil tem a maior taxa de abstenção do segundo turno. Isto só evidencia que, grande parte do povo, apesar de terem o direito de votar preferem se abster de seu direito, seja por não compactuarem com a visão de nenhum candidato ou por pura falta de interesse no âmbito politico.

Nos últimos anos a crescente idolatria de candidatos no setor politico é visível para todos. Eleitores que partilham desta ideia, tendem por não perceberem os erros que seu político cometem por mais grave que seja ele, e também por não aceitarem a visão de outros. Ainda ha àqueles que acabam usando religião ou violência para justificar sua idolatria.

Portanto, faz-se necessário que os sistemas educacionais salientem a importância do voto e também o desenvolvimento de senso critico dos estudantes, para que os mesmo saibam se responsabilizar e não se tornem cegos para as mentiras junto de erros cometidos por determinado candidato. Cabe também que os próprios candidatos tenham o bom senso de repudiar a idolatria de seus eleitores e os incentivem a adentrar mais profundamente nas pautas politicas. Tais fatores podem, não só gerar uma população com mais conhecimento como também tornar possível a existência de uma sociedade responsável e que realmente exerça sua cidadania.

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4 Correções

  1. Bom dia! Vou corrigir essa redação tendo como base o modelo ENEM. Então, vamos lá:

    “O voto é como um rifle, sua utilidade depende do caráter de quem usa. [a frase deveria vir entre aspas] Esta frase do ex presidente [ex-presidente] dos Estados Unidos, Theodore Rooservelt, diz a respeito do poder da população de eleger um líder e o compara com uma “arma” [vírgula] um instrumento poderoso que deveria ser usada para escolher lideres [líderes]de boa índole, porém o mesmo [o mesmo não funciona como pronome pessoal; ao invés disso, é melhor usar este/esse] é desvalorizado pela população. Ainda existem aqueles que não sabem sobre o poder de transformação que um voto tem e acabam optando por não votar, fora a idolatria política [vírgula] que é crescente.”

    Introdução: Sua redação não tem uma tese clara. A tese, nesse caso, é sobre como os votos podem transformar a sociedade (uma estrutura mais ou menos com essas palavras precisa estar na introdução) e se isso acontece/não acontece; já os argumentos, sobre o porquê disso acontecer/não acontecer. Perceba que a frase “porém o mesmo é desvalorizado pela população” tende muito mais a ser um argumento do que uma tese. Além disso, seu parágrafo fala mais da contextualização do que do próprio tema da redação, o que não é o objetivo da dissertação-argumentação.

    “Neste contexto, é valido citar que no segundo turno das eleições brasileiras para presidente de 2022 houveram aproximadamente 35 milhões votos em branco ou nulos[votos inválidos] e abstenções. Historicamente [vírgula] o Brasil tem a maior taxa de abstenção do segundo turno [de todos os segundos turnos, ou entre os primeiro e segundo turno dessa eleição? A informação está confusa]. Isto só evidencia que, grande parte do povo, apesar de terem o direito de votar [vírgula] preferem se abster de seu direito, seja por não compactuarem com a visão de nenhum candidato ou por pura falta de interesse no âmbito politico.”

    D1: ausência de tópico frasal explicando qual argumento será usado. Além disso, o parágrafo não se conecta ao tema; como todas essas abstenções e falta de interesse do povo contribuem para a problemática?

    “Nos últimos anos a crescente idolatria de candidatos no setor politico é visível para todos. Eleitores que partilham desta ideia [que ideia?], tendem por não perceberem os erros que seu político cometem por mais grave que seja ele [aqui, o “ele” pode se tratar tanto do político quanto do erro], {e também por não aceitarem a visão de outros [vírgula] acabam usando religião ou violência para justificar sua idolatria.}”

    D2: Sem conectivo externo, nem tópico frasal retomando o argumento citado na introdução, nem alusões que corroborem seu argumento. Também não há retomada da tese. Além disso, o trecho entre chaves {} está muito confuso; você coloca que a religião e a violência são usadas como argumento pelos extremistas por eles não aceitarem a visão dos outros, mas como isso se relaciona diretemente à tese (o poder do voto para transformar a sociedade não está sendo usado)?

    Portanto, faz-se necessário que os sistemas educacionais salientem a importância do voto e também o desenvolvimento de senso critico dos estudantes, para que os mesmo saibam se responsabilizar e não se tornem cegos para as mentiras junto de erros cometidos por determinado candidato. Cabe também que os próprios candidatos tenham o bom senso de repudiar a idolatria de seus eleitores e os incentivem a adentrar mais profundamente nas pautas politicas. Tais fatores podem, não só gerar uma população com mais conhecimento como também tornar possível a existência de uma sociedade responsável e que realmente exerça sua cidadania.

    Intervenção: A primeira não possui nem o meio da ação, nem o detalhamento de um dos itens. A segunda não possui os dois citados, além da finalidade da ação.

    Dicas:
    – Estudar os usos da vírgula;
    – Brainstorm de sinônimos na hora de fazer a redação, para evitar repetições;
    – Fazer um planejamento de texto antes de escrever a redação;
    – Ler muitas redações nota 1000, prestando bastante atenção na estrutura;
    – Ler mais coisas, no geral (melhora tanto a gramática quanto o repertório);
    – Assistir vídeos no youtube sobre a redação (o canal da Débora Aladim é uma boa opção)

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  2. Você escreve bem, tem argumentos fortes, porém sinto que faltam palavras-chaves que irão direcionar melhor suas ideias. No começo, por exemplo, não fica claro quais são os seus argumentos. Sugiro, nessa proximidade da prova, que você utilize p modelos de redação prontos, muitas pessoas são contra, porém acredito que vai ajudar a te orientar e que você possa alcançar +800. O modelo irá ajudar, pois seus argumentos são fortes, mas sem direcionamento

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  3. Avaliando sua redação notei alguns erros de escrita e concordância. Na introdução, poderia ter substituído algumas palavras que acabaram por ficar informais e essa não é a proposta. Os dado utilizados foram muito bem colocados, mas faltou um ainda desenvolver um pouco mais a respeito deles. Conclusão muito boa também, só lhe falta um pouco mais de pratica!
    Nota: 750

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