O vício em tecnologia presente na atualidade

  • 0

A internet é um fenômeno que explodiu na década passada modificando e facilitando as informações nos tempos atuais. Apesar dos benefícios o vício é algo crescente na sociedade podendo causar problemas psicossociais, nomofobia, além de agravar as pressões sociais.
Segundo a Unidade Federal do Espírito Santo 25% dos jovens, a maioria entre 13 e 25 anos, possuem uma dependência virtual.Isolamento social, baixo rendimento escolar,ansiedade e irritabilidade são problemas causados pelo vício.
Gastamos em torno de 2 horas e 45 minutos na internet, a nomofobia é o medo de não ter acesso a tecnologia dando origem a ansiedade.
O vício tecnológico assemelha-se ao de álcool e drogas, é liberado dopamina fazendo o cérebro criar uma substância química de satisfação. As empresas ligadas as tecnologias procuram fazer os jovens se conectarem cada vez mais, enviam a maior quantidade de notificações aumentando as visualizações e consequentemente o lucro.
A desigualdade cultural leva os jovens a procurarem no mundo tecnológico espaços e círculos culturais que geralmente não teriam acesso,se desconectando do mundo real e das relações interpessoais, vivendo baseado em um filtro da vida real.
Logo, conclui-se que o Ministério da Saúde deveria desenvolver iniciativas para o tratamento do vício e a família deve auxiliar com diálogo, lazer e entendimento da doença.

Compartilhar

2 Correções

  1. Achei dotada de muitos dados estatísticos, embora ao tenha muitos raciocínios lógicos nem argumentação por constatação de fatos. é necessário também que você apresente um conhecimento de mundo na redação que você estiver fazendo, por exemplo, utilizar-se de uma comparação com um filme, livro, série, etc. que você tenha assistido para que o seu texto se enriqueça e para que você possa aumentar as sua chances de sair-se bem no resultado

    • 0
  2. Sua redação está ótima, mas, uma dica, quando for fazer a introdução, escreva um pouco sobre quais são os benefícios da tecnologia e após, inicie a sua tese.
    Jamais escreva em 1ª pessoa, no desenvolvimento você escreveu: ” Gastamos em torno de …”. O ideal é escrever quem lhe deu essa informação porque quando os corretores do ENEM estão corrigindo, e você disponibiliza dados estatísticos, é necessário que haja quem cedeu essa informação e nunca coloque a siga, EX: IBGE, sempre escreva Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dado mais corpo na sua redação e não irá parecer que é uma estima sua. Então, o correto seria: “Segundo o (ex: IBGE), gasta-se em média 2 horas …
    Na conclusão você fez certinho, colocou o agente que vai solucionar o problema, porém, ao invés de colocar somente que o Ministério da Saúde” deveria desenvolver iniciativas para o tratamento”, dê exemplos de iniciativas que essa vai ser a sua conclusão de como resolver o problema. Outra coisa, nunca coloque que “deve” porque você não tem poder de fazer uma ordem desse tamanho, disserte como um apelo. ” É necessário que o Ministério da Saúde desenvolva inciativas como (ex.. palestras) afim de contribuir com o tratamento..”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.