O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

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Avaliem como o Enem!

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto , tal prerrogativa não tem se reverberando com ênfase na prática quando se observa o vício em games como distúrbio mental no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Visto que, esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência familiar, quanto do Bullying sofrido por esse jogadores de games.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a ausência de medidas dos familiares para impedir o vício em games. Como pode se ver, no livro “Cidadãos de Papel” de Gilberto Diemenstein, é retratada a -manobra social- “Política do Pão e Circo”, onde a sociedade desvia sua atenção de um problema muito sério, para, qualquer outro espetáculo. Paralelamente, estes familiares desviam a atenção de problemas como: ansiedade, depressão e dependência química, para boas notas escolares ou  para entrada em uma faculdade em cursos muito corridos. À medida que, esses espetáculos são cobrados a estes indivíduos  eles tendem a ter os games como válvula de escape, com objetivo de ter liberdade de escolhas e acolhimento. Por conseguinte, criam esses hábitos viciosos em games.

Ademais, é fulcral apontar o Bullying como implicação do vício em games no Brasil. Segundo , George Shaw, dramaturgo e jornalista irlandês “O progresso é impossível sem mudanças; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada”. Diante de tal exposto, o praticante do Bullying não provoca o progresso e sim o retrocesso, pois, não muda sua forma de pensar, e o indivíduo continuará a sofrer o Bullying. Logo, irá precisar de acolhimento e irá buscar nos games.

Portanto, cabe ao Ministério da Educação que possui a função de regular as atividades educacionais em âmbito Nacional, promover a ideia de acolhimento social a estes jovens vítimas de Bullying por meio de palestras, a serem saraus e rodas de conversas desenvolvidos pelos alunos, afim de atenuar o número de pessoas vítimas do vício em games. Só assim, o Brasil irá conseguir atingir o progresso.

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3 Correções

  1. Olá, tudo bem? Como você pediu, corrigirei de acordo com as competências do ENEM!!

    C1: 160
    Percebi alguns erros de pontuação como vírgula e também algumas frases incompletas ou sem sentido, procure melhorar isso!!
    C2: 160
    Relacione os repertórios com o tema. Na introdução, ele está muito abrangente(falando da saúde em sentido universal) e no D1 eu não consegui identificar a relação do repertório com o tema.
    C3: 160
    O primeiro parágrafo está bem confuso na argumentação, absorvi pouca coisa, mas o D2 está muito bom, continue assim!! Apenas melhore nos repertórios e argumente mais(demonstre mais sua opinião, em terceira pessoa, é claro)
    C4: 160
    Variedade de conectivos bacana! Só sugiro que no D1 coloque conectivos melhores.
    C5: 200
    Proposta de intervenção completa!!

    Nota final: 840
    A redação está muito boa, atente-se na argumentação e especifique mais os repertórios. Você vai longe!!

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  2. eei, tudo bem?? então, gostei muito da sua introdução mas senti que a sua tese poderia ter sido melhor desenvolvida, observei também que alguns de seus conectivos foram utilizados inadequadamente, como o “visto que” no último período do 1º parágrafo e o “à medida que” no penúltimo período do segundo parágrafo. Procure substituí-los por conectores mais coerentes com o seu texto. Além disso, observei alguns erros no uso da vírgula que afetariam sua pontuação na C1. Seus argumentos são válidos porém você poderia ter estabelecido uma relação mais nítida entre seus argumentos e suas citações/alusões. No mais, meus parabéns pelo texto!! espero ter ajudado!

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  3. C1 (Domínio da norma culta) = 180
    C2 (Compreensão da proposta de redação) = 180
    C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
    C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 160
    C5 (Proposta de intervenção) = 160
    Nota final = 840

    Sua introdução, em estrutura, está muito boa, mas não há muita articulação entre os dois primeiros períodos, o que contribuiu para você perder pontos na C4. Tente relacionar melhor o que a ideia da saúde com a ideia do vício em games, considerando que a segunda não é por negligência governamental. Geralmente é citado a constituição quando não há cumprimento devido de leis.
    O seu d1 está muito bom mas também há pouca articulação e seu argumento está muito superficial, usou o repertório de uma maneira não 100% satisfatório, o que fez você perder pontos na C3 e na C4. Também tente finalizar o parágrafo melhor e fazer com que o d1 e o d2 tenham o mesmo número de linhas.
    No seu d2, você falou pouco sobre o seu ponto, não o expandiu muito, o que também fez você perder pontos na C3.
    Sua introdução esta muito boa, porém você não desenvolveu bem sua projeção de futuro e não finalizou bem o parágrafo, o que fez você perder pontos na C5.

    Salientando que não sou profissional e que minhas considerações tem como objetivo apenas te ajudar a melhorar.

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