O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

  • 0

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prorrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o vício em games como distúrbio mental e suas implicações, o que dificulta a universalização desse direito social tão importante. Tal perspectiva se dá pelo efeito dos jogos aos seus usuários, além da falta de afetividade proveniente dos pais.

Primeiramente, é importante salientar o impacto dos videogames a quem o pratica. Esses jogos eletrônicos têm o poder de fornecer ao jogador a liberação da dopamina, hormônio que promove a sensação de felicidade. Porém, esse efeito é efêmero, e conduz o indivíduo a repetir o processo diversas vezes. Tal atitude resulta em frequentes lesões no sistema musculoesquelético, oriundo da execução de movimentos repetitivos. Deste modo, nota-se a urgência de combater esse cenário.

Ademais, cabe acentuar a falta de relações interpessoais entre pais e filhos. Grande parte dos gamers não se sente à vontade dentro de casa e optam por se isolar nos jogos eletrônicos, o que facilita a agravação do problema. Além disso, este é um dos fatores que caracteriza a repetição. Logo o indivíduo começa a criar um hábito e evita sair com amigos, ter momentos de lazer e até mesmo frequentar a escola. À vista disso, o problema acaba por não ser solucionado pela falta de diálogo entre a família.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por intermédio de campanhas, promova atendimento psicológico gratuito para os viciados em vídeo games, a fim de preservar a sua saúde física e mental. Assim, se consolidará o que diz a constituição federal em seu artigo 6º.

 

PS: Por favor, corrijam a redação padrão ENEM, pondo a nota de cada competência. Grata.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oiii, tudo bem? Estou iniciando agora, estão eu irei te ajudar na proporção do meu conhecimento rsrsrs.

    C1: 160
    C2: 120
    C3: 100
    C4: 80
    C5: 120
    Total: 580

    Introdução: ok. Só não usaria frases tão longas.
    Desenvolvimento 1: você trouxe uma informação muito legal. Só faltou você explanar mais isso dentro da problematica.
    Desenvolvimento 2: achei legal esse parágrafo.
    Conclusão: faltou mais detalhamento.

    • 0
  2. senti falta de repertório sociocultural, o desenvolvimento da tese ficou muito fraco, erros gramaticais e na conclusão faltou detalhamento
    C1 100
    C2140
    C3100
    C480
    C5100
    recomendo utilizar dois argumentos sólidos, cada um discutido em cada parágrafo do desenvolvimento.
    O jeito para melhorar as redações é trinar e treinar, nunca desista.

    • 0
  3. Olá Vitória! Segue abaixo minhas sugestões e correção sobre sua redação:
    – No 1° parágrafo você apresentou sua tese, perfeito! porém, ainda nesse mesmo parágrafo você colocou trechos muitos longos, o que dificulta para o leitor compreender seus argumentos. Além disso, faltou detalhar qual é esse efeito que os jogos causam nos usuários?
    – Já no 2° parágrafo você usou uma informação muito interesante no seu texto. Porém, poderia ter detalhado um pouco mais sobre os impactos dos games aos jogadores, assim não havendo apenas um impacto, que você menciona. Além disso, poderia descrever as consequências dessas causas que afeta esses indivíduos;
    – No 3° parágrafo você não mencionou porque esses jovens não se sente a vontade quando estão em suas residências? Concordo com você que a “repetição” é um fator prejudicial para essas pessoas, mas não é o único. Poderia colocar outros fatores também. A situação da família é uma questão que deve ser abordada mesmo, porém poderia descrever melhor porque a família afeta a situação dos vícios dos jogos.
    – No último parágrafo, você colocou o agente, e o que poderia ser feito? Mas não mencionou a finalidade desta ação, e como poderia ser realizado tal ação;
    Sugestão: Já que você descreveu a família no 3°parágrafo, poderia colocar como agente.
    C1: 180
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 80
    C5: 120
    Total: 580
    Olha. Gostei da sua redação. O que falta são só alguns detalhes a mais. Esse é o caminho! Bons estudos!!!

    • 0
  4. C1: 120
    C2:120
    C3:80
    C4:80
    C5: 120
    Total: 520

    Algumas dicas:
    – Invista em repertório sociocultural: Seu texto não apresentou nenhum repertório construtivo ( eu recomendo você colocar repertório na introdução e nos desenvolvimentos 1 e 2).
    – Desenvolva suas teses: Nos dois parágrafos de desenvolvimento não houve a explanação adequada das suas ideias, então as argumentações ficaram meio que “jogadas” no texto.
    -Faltou detalhamento na intervenção: Não houve o detalhamento satisfatório da proposta de intervenção. Procure responder aos seguintes questionamentos durante esse parágrafo: O que deve ser feito? / Quem deve fazer? / Como deve ser feito? / Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?
    Além disso não esqueça do detalhamento da proposta.

    Você sabe trabalhar com as palavras. Continue florescendo. ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.